TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 4

Administração Científica

É um sistema de organização e divisão de tarefas com o objetivo de obter o máximo de rendimento e eficiência com o menor tempo.

É um sistema dividido em três fases.

A primeira visa à eliminação dos movimentos inadequados, a identificação da melhor maneira de executar as tarefas e seleção e treinamento do trabalhador; O estudo do tempo de trabalho permitia quantificar o valor do salário do trabalhador e diminuindo os custos de produção.

Na segunda fase ocorre um aprimoramento dos métodos de trabalho, onde Taylor divide o trabalhador em dois tipos: o homem de primeira classe que corresponde ao trabalhador altamente motivado que faz suas atividades de forma objetiva e sem desperdício de tempo, e o homem médio tem características opostas ao primeiro. O homem de primeira classe deveria ser selecionado pra exercer atividades condizentes com suas habilidades e como consequência incentivado financeiramente como maiores salários. Nessa fase, também, foi determinada a padronização das ferramentas, equipamento e a fundamentação dos princípios da administração.

Na terceira fase Taylor uniu, de forma mais sucinta, as ideias desenvolvidas durante as duas fases anteriores em princípios que hoje conhecemos como o “princípio do movimento”. São eles:

Princípio de planejamento: tinha por objetivo estudar e analisar o melhor método de realizar cada atividade, bem como o melhor trabalhador para desenvolvê-la.

Principio de preparo dos trabalhadores: selecionar cientificamente- princípio de planejamento-, treinar, instruir e desenvolver o trabalhador.

Principio de controle: consiste no monitoramento das atividades, de modo a garantir que o trabalho seja executado de acordo com o planejado e com o treinamento recebido pelos trabalhadores.

Princípio de execução: consiste na distribuição das responsabilidades e trabalho para que haja disciplina na execução.

Teoria da administração clássica

Tem como ênfase a estrutura da organização em busca de uma maior qualidade de produção de trabalho, eficiência do trabalhador e da produção. Com uma visão global da empresa, ou seja, uma visão anatômica e estrutural.

Propõe que toda empresa pode ser dividida em seis grandes grupos de funções. São eles:

Operação técnica: está relacionada a produção de bens e serviços da organização.

Operação comercial: relacionada a compra, venda, câmbio de matéria-prima e produtos.

Operação financeira: capitação e gerencia de recursos financeiros.

Operação de segurança: visa à proteção das pessoas e bens relacionados à organização.

Operação contábil: visa revelar a situação econômica da empresa.

Operação administrativa: coordena e administra as outras operações da organização.

Para Fayol, competia a operação administrativa a função de formular o programa geral da organização. No entanto, a administração não cabia apenas no topo organizacional, mas se distribuía em todos os níveis hierárquicos. Desenvolveu o ato de administrar que é:

Planejar: estabelecer os objetivos e especificar como serão alcançados.

Organizar: coordenar, de acordo com o plano, todos os recursos da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com