TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Administração Estratégica

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.076 Palavras (17 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 17

Wa1 - Administração - Administração Estratégica

Visão geral

[pic 1]

Apresentação da disciplina:

Olá prezados alunos, eu, professor Ivan Ferreira de Campos e a professora Karen Hiramatsu Manganotti, estaremos juntos de vocês ao longo das duas unidades de estudo presentes na disciplina de Administração Estratégica, que compõe a matriz curricular de vocês neste semestre do Curso de Bacharelado em Administração.

Em nossa primeira unidade de estudos, apresentarei a vocês e juntos trabalharemos os conceitos e marcos evolutivos da estratégia empresarial, sua evolução e a consolidação da teoria e dos modelos que conduziram as empresas à Administração Estratégica.

Neste processo serão abordados os aspectos pertinentes às fases da Administração Estratégica, o processo de análise ambiental e as variáveis que interferem na tomada de decisões, assim como as condições para a formalização do planejamento estratégico, conduzindo nossa perspectiva ao entendimento das forças de mercado e das estratégias possíveis.

Na segunda unidade de estudos, a professora Karen Hiramatsu Manganotti, apresentará e trabalhará com vocês as influências da estratégia no campo da gestão e os modelos emergentes de tomada de decisões, assim como a utilização do Balanced Scorecard (BSC), no campo das escolhas estratégicas, adentrando por fim na simulação empresarial, que se embasa no modelo de equilíbrio de Nash.

A grande questão que fica é o que nos leva a estudar isso tudo?

Digo com total certeza que, pela existência de um mercado cada vez mais competitivo, empresas que não dominam a percepção acerca do ambiente e de suas variáveis, são incapazes de tomar decisões adequadas para o enfrentamento das mudanças ambientais.

Nesse sentido, empresas amadoras estarão propensas não apenas a equívocos, outrossim a crises que podem resultar em falência. Este panorama é reforçado pelas estatísticas que apontam para uma série de problemas enfrentados pelas mais diferentes empresas ao longo de sua jornada, assim como pelo grande número de empresas que deixa de existir antes mesmo de seus primeiros dois anos de vida.

Procuraremos abordar estes aspectos de maneira didática que compreenda a teoria e exemplos, bem como indicaremos links com conteúdos adicionais, vídeos e outras fontes que servirão para uma plena assimilação dos conteúdos.

Nossa expectativa é de que vocês tirem total proveito destas unidades de estudos, não deixando de seguir nossas orientações quanto ao aprofundamento do conhecimento de vocês. Não esqueçam que a dedicação no estudo de cada uma das web aulas tornará possível a realização com êxito das avaliações virtuais.

Um forte abraço e bons estudos!

Prof. Ivan Ferreira de Campos

[pic 2]

 

Objetivos:

• Possibilitar, por meio da disciplina e dos materiais que a compõe, a identificação e a compreensão dos conceitos inerentes à Administração Estratégica;

• Proporcionar o desenvolvimento da visão crítica que guiará ao relacionamento da estratégia com a inovação e a tomada de decisões nas empresas;

• Oportunizar atividades, onde o aluno desenvolva habilidades específicas trabalhadas de acordo com o conteúdo ministrado, aprofundando suas habilidades no desenvolvimento de competências inerentes à estratégia que leve à sustentabilidade econômica das empresas.

[pic 3]

Conteúdo Programático:

UNIDADE 1 – Desenvolvimento da Administração Estratégica

• Introdução e Evolução da Estratégia
• A Análise Ambiental, o Planejamento Estratégico e as Estratégias de Mercado
UNIDADE 2 – A Gestão Estratégica e a Tomada de Decisões

• A Influência da Estratégia nos Modelos de Gestão e o BSC

• Inteligência Estratégica e Simulação

[pic 4]

Metodologia:

Os conteúdos programáticos ofertados nessa disciplina serão desenvolvidos por meio das Teleaulas de forma expositiva e interativa (chat – tira dúvidas em tempo real), Aula Atividade por Chat para aprofundamento e reflexão e Web Aulas que estarão disponíveis no Ambiente Colaborar, compostas de conteúdos de aprofundamento, reflexão e atividades de aplicação dos conteúdos e avaliação. Serão também realizadas atividades de acompanhamento tutorial, participação em Fórum, atividades práticas e estudos independentes (autoestudo) além do Material didático da disciplina.

[pic 5]

 

Avaliação Prevista:

O sistema de avaliação da disciplina compreende em assistir a teleaula, participação no fórum, produções textuais interdisciplinares (Portfólio), realização de duas avaliações virtuais e avaliação presencial embasada no material didático, teleaulas, web aula e material complementar.

ADMINISTRAÇÃO

WEB AULA 1 - Introdução e Evolução da Estratégia

Unidade 1 – Desenvolvimento da Administração Estratégica

Nosso mercado cresce de maneira vertiginosa, ao mesmo tempo em que o espaço para novas empresas em determinados segmentos é cada vez menor. Esse paradoxo é natural considerando o desenvolvimento econômico e as condições ambientais presentes em nossa sociedade. Quando se fala em condições ambientais, pode-se associar este termo com o desenvolvimento social que nos conduziu a um modelo de consumo sem limites.

Justamente por essa condição de consumo, nossas empresas travam batalhas diárias por clientes, por maior amplitude de influência, valorização de suas marcas e, obviamente, por maiores resultados econômicos.

Estas condições remetem ao sucesso empresarial, no entanto, o sucesso aferido apenas pela noção de lucro é equivocado, uma vez que uma empresa pode ter sucesso se atingir objetivos como a consolidação, a sustentação financeira, ou mesmo pelo fato de estar no mercado e não ter ido à falência.

O lucro torna-se então um objetivo de longo prazo, precedido por muitos outros objetivos que podem ser quantitativos ou qualitativos, e que apenas após terem sido conquistados levarão a empresa ao tão esperado lucro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (258.5 Kb)   docx (78.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com