TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Administração de Recursos Humanos

Por:   •  12/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.707 Palavras (15 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

Polo de Apoio Presencial de Catalão

Administração

Administração de Recursos Humanos

Eduardo Antônio de Matos – RA 357433

Irislene Aparecida Alves Pereira – RA 357435

Iza Márcia Alves Pereira – RA 357436

Jonathan da Costa Borges – RA 353443

Júlio Pereira Félix – RA 360478

Gestão de pessoas

Tutora Presencial Patrícia

        

Catalão – GO

Novembro de 2014.

Sumário

Introdução        

Tempos Modernos e a Moderna Gestão de Pessoas        

Revendedoras – O Boticário        

Plano de Ação        

INICIATIVA 1 – Treinamento de colaboradores        

INICIATIVA 2 – Motivação de revendedores.        

INICIATIVA 3 - Desenvolver pessoas.        

INICIATIVA 4 – Manter pessoas.        

Considerações finais        

Referências bibliográficas        

Introdução

Gerir Pessoas é hoje um dos maiores desafios para os administradores das empresas, é uma qualidade de liderança indispensável para o sucesso das organizações.

As diversas mudanças pelas quais o mundo se transforma, torna cada vez mais difícil a ciência do comportamento humano e sua aplicabilidade na rotina diária das Empresas. Nesse contexto, o avanço tecnológico exige alinhamento da qualidade e produtividade como metas na Gestão de Pessoas, forma de resguardar-se frente à crescente competitividade do mercado e garantir uma boa relação com seus empregados.

Faz-se necessário analisar o que está por traz do ambiente organizacional, como é a vida, a cultura, as expectativas particulares de cada um de seus funcionários, para desenvolver fatores motivacionais para cada colaborador, que antes de tudo é um ser único.

O entendimento de fatores da vida pessoal do indivíduo possibilita uma análise mais profunda do perfil do candidato, alinhando-o ao perfil da vaga na organização.

As empresas promissoras alinham suas metas aos seus planejamentos, buscando, mantendo e desenvolvendo talentos. Eis aí o segredo da Gestão de Pessoas.

Tempos Modernos e a Moderna Gestão de Pessoas

Em análise à Moderna Gestão de Pessoas, é notável a mudança de conceitos e práticas gerenciais que as organizações têm adotado com o intuito de usufruir melhor das pessoas em suas atividades laborais.

Podemos definir Gestão de Pessoas como o “Conjunto de pessoas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho” de acordo com Fisher e Fleury (1998).

As parcerias entre pessoas e organizações são os pilares que sustentam nossa economia, pois tanto as pessoas dependem das organizações que oferecem o trabalho, que é a fonte de suas subsistências; como também as organizações dependem das pessoas para desenvolverem seus negócios.

Segundo Chiavenato (2004), a gestão de pessoas é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos como a cultura que existe em cada organização, a estrutura organizacional, as características do contexto ambiental, o negócio da organização, a tecnologia utilizada e demais processos internos que são variáveis importantes. Para Chiavenato (200 p.447) mudança significa ruptura, transformação. A mudança organizacional é um processo de modificar a ordem existente, com intuito de melhorar a eficiência da empresa e o nível de alcance de seus objetivos.

Analisando a Moderna Gestão de Pessoas sob um ponto de vista comparativo com o contexto do filme Tempos Modernos de Charles Chaplin, identificamos que A moderna gestão de pessoas enfatiza a importância do ser humano muito além do seu papel funcional dentro da organização; já no filme, as pessoas são como peças de engrenagem da empresa, como se fizessem parte daquelas máquinas que operavam. Não havia a busca por melhorias que visassem o trabalhador, nem os incentivasse.

A nova gestão de pessoas trabalha com processos ao invés de focar somente nas tarefas, sem sedimentar as operações, mas interagindo a equipe para que juntos cheguem ao resultado desejado como equipe. Entre os processos utilizados estão agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas; de forma que elas se sintam parte da organização, motivadas e satisfeitas.

No filme, Chaplin mostra que a mão de obra braçal perdeu lugar para as máquinas em virtude da revolução industrial e a crise econômica dos Estados Unidos. A maioria dos americanos perderam os empregos e as máquinas substituíram os homens. Os protestos traduziam a depressão da população, e os que continuavam empregados se sujeitavam as mais variadas situações, em condições precárias para se manter no trabalho. Na época não existiam as leis que regulamentavam o trabalho, o que possibilitou exploração da mão de obra e carga horária excessiva.

Os movimentos em busca de melhorias, também retratados no filme, que promovem greves e protestos por melhores salários, e melhores condições de trabalho e que resultam em melhores condições de vida, como exemplo o desejo de Chaplin e a namorada, pela casa própria, é um desejo compartilhado por trabalhadores de várias épocas, até os dias de hoje.

Há muito a ser feito, mas vemos que as organizações tem dado um passo para se adequar as demandas da sociedade moderna, investindo na Gestão de Pessoas.

Revendedoras – O Boticário

NOME DA EMPRESA: O Boticário – Venda Direta.

LOCALIZAÇÃO: Avenida José Marcelino, 1563 – B. Nossa Senhor de Fátima

SEGMENTO: Distribuição de Catálogos e Produtos para revendedoras.

PORTE: Pequeno

MISSÃO: Distribuir o maior número de catálogos com o intuito de despertar o interesse das pessoas pelos produtos apresentados, fazendo assim com que se tornem revendedores em potencial gerando renda extra ou até mesmo principal com o propósito de ganharem a liberdade financeira almejada.

VALORES: Responsabilidades com os dados pessoais dos envolvidos, praticidade e agilidade no atendimento, comprometimento e ética no dia a dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (155.7 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com