TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração: Cluster

Por:   •  21/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

Cluster

Cluster, também conhecido como aglomerado de empresas, é a promoção e desenvolvimento da região em que está inserido esse arranjo         corporativo. Com a globalização, o fator localidade pareceu passar para segundo plano na escala de importância dos estudos econômicos, porém, esta preocupação volitar a ocupar espaço importante tanto no meio acadêmico quanto no não acadêmico.

A procura pela competitividade faz com que, mesmo que as empresas tenham um comportamento ora parceiro  ora concorrente, sejam incutidas em um cluster, por ser confirmada as vantagens efetivas e promoção da economia regional. Os cluster não são o único mecanismo de desenvolvimento de uma economia regional, mas desempenham papel fundamental nesse objetivo.

Os indicadores mais utilizados para representar o nível de desenvolvimento de um região é a renda per capita, mas esse procedimento pode apresentar alguma deficiência, principalmente  quando não atrelado a distribuição de renda.

A produtividade é a bandeira primordial para o sucesso de um cluster, pois a localização de uma empresa no bojo de um aglomerado favorece o acesso barato aos insumos especializados, sendo por conta do custo mais baixo, de mão de obra, matéria-prima, etc. Apesar de possuir um perfil mais contemporâneo, não são novidades para estudos acadêmicos. O cluster significa uma cadeia de união existente entre empresas de um determinada localidade ou região cujo propósito é obter alguma vantagem competitividade frente ao seu mercado. Entretanto, o desenvolvimento de um cluster depende muito da maturidade econômica e educacional da região na qual está inserido, porque se a empresa estiver inserida em uma região de alto IDH, a possibilidade de êxito é muito grande. Por isso, nem sempre o surgimento de um cluster vai garantir o desenvolvimento regional, caso tal região não oferecer o mínimo de suporte a estas empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (149.6 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com