TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Empreendedorismo e Comportamento Organizacional

Por:   •  11/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.664 Palavras (7 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Administração

Empreendedorismo e Comportamento Organizacional

Elenice Marinho Machado – RA: 2808893467

Desafio Profissional

Prof.: Uvanderson Silva Saboia

        Grajaú – MA

Abril/2015

[pic 2]

Elenice Marinho Machado

Desafio Profissional

Desafio Profissional, Empreendedorismo e Comportamento Organizacional, apresentado à Universidade Anhanguera – UNIDERP – Centro de Educação a Distância, do curso de administração para obtenção de nota.

Grajaú – MA

Abril/2015

SUMARIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 OS PRINCIPAIS MOTIVOS DE INSUCESSO DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS        4

3 A FERRAMENTA SWOT        5

4 ANALISE SWOT DO RESTAURANTE SMARK        6

5 DIAGNOSTICO DO RESTAURANTE SMARK        6

6 CONSIDERAÇOES FINAIS        8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        9


1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade auxiliar a proprietária do restaurante Smark a Senhora Irene Partala que residi no município vale da felicidade um povoado descendentes de imigrantes poloneses onde sua economia é sustentada pela agricultura familiar e a atividade turística que explora os passeios semanais com a tradicional Maria fumaça (trem de ferro) para aqueles que gostam de apreciar as paisagens naturais.

        Pontualmente no horário do almoço os passageiros desembarcam no centro da cidade, para fotografar as casas de arquitetura típica e almoçar em um dos quatros restaurantes da cidade sendo que um deles é o restaurante Smark.

        Infelizmente nos últimos anos o restaurante não tem se destacado com o surgimento de novos restaurantes na cidade e para piorar a situação o esposo da senhora Irene faleceu sendo ele que ainda em vida assumia a cozinha e a administração do estabelecimento  e com esse fato ocorrido ela teve que conseguir urgentemente um cozinheiro para auxilia-la no atendimento.

        Através de ferramentas administrativas como a analise SWOT que serão apresentadas nesse trabalho detectaremos os principais problemas que afetam a gestão do restaurante Smark propondo soluções para que o mesmo venha ser o melhor restaurante da cidade

2 OS PRINCIPAIS MOTIVOS DE INSUCESSO DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

O brasileiro é conhecido por não desistir nunca diante das dificuldades que lhe aparecem no caminho, muitos deles sonham em serem donos do próprio negocio segundo uma pesquisa da Endeavor 76% dos entrevistados sonham em ser patrão e não funcionários. Mais sabemos o quanto é difícil manter uma empresa no mercado, muitas delas não chegam nem até seu terceiro ano de operação.

        Alguns motivos que levam ao fracasso das pequenas e medias empresas:

  • Não enxergar a longo prazo: planejamento é essencial para uma empresa. Saber administrar os movimentos naturais do negocio ajuda a manter a operação saudável. Para Kojima os empreendedores costumam ter problemas para lidar com projetos de curto e longo prazo.
  • Não ter controle financeiro: além de desconhecer boa parte dos conceitos de finanças indispensáveis para tocar um negocio, faltam controles financeiros. Gomes explica que as empresas costumam fazer só uma fatia deste controle “geralmente, tem planilhas de contas a pagar e a receber e o fluxo de caixa. As empresas acreditam que são controles financeiros mas são controles de tesouraria”. O controle financeiro deve incluir ainda indicadores de controladoria, que estuda o passado da empresa e mira os resultados que já foram produzidos, como o balanço patrimonial e planejamento, como o orçamento empresarial do ano.
  • Perder o senso da realidade: uma das principais características dos empreendedores é o otimismo. Acreditar que sua ideia vai dar certo e arriscar-se são atitudes que costumam levar a abertura de uma empresa, o problema é quando isso extrapola a realidade colocando em xeque a empresa.
  • Confundir CPF e CNPJ: uma razão clássica para o fracasso de uma empresa é misturar as contas da empresa e as despesas pessoais. Nas pequenas e medias empresas confunde-se o CPF o CNPJ e as despesas pessoais do proprietário são pagas com o dinheiro da empresa sendo que o correto é ter um pró-labore para pagar as contas pessoais.  

Esses são somente alguns motivos que levam as empresas ao fracasso e muitos outros fatores podem fechar as portas de uma empresa.

3 A FERRAMENTA SWOT

         A proprietária do restaurante Smark a senhora Irena teve muitas dificuldades em relação ao planejamento do seu negocio passando por sérios problemas administrativos será apresentada a ela a ferramenta de analise SWOT mostrando seus principais benefícios e contribuindo para uma melhor gestão da sua empresa.

        Nos dias de hoje uma palavra é fundamental em praticamente todo tipo de negócio: Planejamento. É justamente disso que a Análise SWOT trata. O termo "SWOT" é um acrônimo das palavras strengthsweaknessesopportunities e threats que significam respectivamente: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, mas é bastante comum aqui no Brasil algumas pessoas usarem a sigla FOFA, ao invés da tradicional. Conceitualmente falando trata de uma ferramenta estrutural da administração, que possui como principal finalidade avaliar os ambientes internos e externos, formulando estratégias de negócios para a empresa.

        Em seu desenvolvimento a Análise SWOT divide-se em dois ambientes: o interno e o externo. O primeiro ambiente se refere basicamente a própria organização e conta com as forças e fraquezas que a mesma possui. Já o segundo ambiente refere-se às questões externas, ou seja, questões de força maior, que estão fora do controle da empresa. As forças e fraquezas são avaliadas a partir do momento atual da organização. Elas serão seus pontos fracos, recursos, experiências, conhecimentos e habilidades. As oportunidades e ameaças serão as previsões de futuro que estão ligadas direto ou indiretamente aos fatores externos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (160.1 Kb)   docx (66.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com