TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Experiência de Hawthorne

Por:   •  21/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 6

DISCIPLINA DE GESTÃO DE PESSOAS 1 - Matutino

Título da Atividade:  Experiência de Hawthorne

Professora: Rita Camila

Acadêmico(a)s: Cristiane Aparecida Carvalho Duarte

Breve histórico sobre a Semco S/A

            A Semco S/A é uma empresa brasileira com sete subsidiárias nos setores de serviços, maquinários e softwares. Tem como diretor desde 1980 o advogado e administrador Ricardo Semler, atualmente um dos consultores mais requisitados por grandes empresas como GM, Discovery Channel e NASA.           

            Escritor do best-seller Virando a Própria Mesa, Semler já tornou conhecido mundialmente pela forma inovadora como conduz seu empreendimento. Sua principal ênfase é nas pessoas, peça principal de um negócio de sucesso, e com certeza uma das principais habilidades que deve ter um grande empreendedor. 

            A Semco era uma empresa do tipo de administração familiar que caminhava para falência por persistir em dar continuidade em método e processos obsoletos e ultrapassados. Seu pai, Antoni Curt Semler, um engenheiro austríaco, fundou a Semco em 1953 com atividade principal na construção de centrífugas para indústrias de óleos vegetais. 

            A partir da década de 60, com a expansão da indústria naval brasileira, passou a produzir bombas hidráulicas, bombas de carga, eixos e outros componentes. Manteve o monopólio desse mercado até 1980, quando na ocasião chegou a equipar 70% da frota naval produzida no Brasil.   

            Com o falecimento do pai, Ricardo, por falta de interesse por parte de seus irmãos assume a direção da Semco, cujo panorama era caótico e caminhava para a falência. A empresa só atuava no ramo industrial naval com um número muito restrito de clientes, os estaleiros. O administrador passou a diversificar sua atuação, adquirindo licenças para fabricação de produtos de empresas conhecidas internacionalmente como a Philadelphia Mixer e a Littleford Day. Com essa iniciativa, passou a produzir misturadores para as indústrias química, farmacêutica, alimentícia e de mineração. 

            Em uma segunda fase, a Semco ampliou seu leque de diversificações adquirindo subsidiárias de empresas estrangeiras em vias de abandonar o mercado brasileiro: Baltimore AirCoil, Hobart e Flakt. Com isso, já em  1984, a Semco passou a fabricar também equipamentos de refrigeração industrial, sistemas de ar condicionado, processadores de alimentos e higienizadores para cozinha industrial. 

            Ainda em meados da década de 80, Ricardo Semler desenvolveu uma administração centralizada e funcional que era executada por quatro unidades de negócio: Unidade Naval, Unidade de Equipamentos Industriais, Unidade de Refrigeração e Unidade de Bens Duráveis. Aplicando o conceito de unidades de negócios, trouxe mais liberdade e responsabilidade para todos os gestores e colaboradores. 

            No início dos anos 90, diante dos efeitos da globalização, a Semco passa por um novo processo de reestruturação, dessa vez concentrando-se em áreas nas quais se destaca, dando também início a empreendimento inovadores, através de parcerias internacionais: Semco ERM Brasil – engenharia ambiental; Cushman & Wakefield Semco – gerenciamento de patrimônio e consulta imobiliária; Semco Johnson Controls – gerenciamento de plantas industriais, supermercados e lojas de departamentos e Semco RGIS – serviços de inventários informatizados, voltados para as grandes redes de varejo.

            Na entrada do novo milênio, Ricardo Semler volta a inovar criando novos empreendimentos:  Semco Ventures – especializada em prospectar e desenvolver novos negócios; Semco Mobius – arquivos de documentação integrados e sistemas de recuperação; Semco Manutenção Volante – manutenção, cujo diferencial é atuar de forma não fixa, em todo o território nacional; Semco Exult ( a Exul que faz a parceria com a Semco é a líder e pioneira mundial no mercado de terceirização de serviços integrados de Recursos Humanos. Atualmente o grupo conta com mais de 2.200 funcionários, administrados por um colegiado formado por alguns diretores corporativos e o titular de cada unidade de negócio.

O modelo de gestão da Semco

            De forma inovadora, o modelo de gestão adotado por Ricardo vem chamando bastante atenção por ser completamente fora dos padrões convencionais que o mundo corporativo vem adotando ao longo de anos, mesmo que com inovações. Atualmente a Semco é uma das empresas mais cobiçadas no mercado de trabalho pela sua filosofia moderna:

            1. ORGANOGRAMA – a empresa não usa organogramas formais, lá só pode liderar quem tiver o respeito dos seus liderados. Quando se é necessário, ele é feito a lápis, de forma temporária;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (107.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com