TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Mercadológica

Por:   •  20/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

A EVOLUÇÃO DO MARKETING

        ERA DA PRODUÇÃO (período de 1600 a 1899): O foco era a produção em escala e a redução de custos. Para Boone e Kurtz (2009), as atividades na era da produção até então consideradas como “vendas” eram praticamente neutras, pois as empresas estavam voltadas para a produção e não para a venda. Todos os esforços eram voltados para melhoras às técnicas de produção, em primeiro lugar estava a matéria prima, depois concorrentes e em terceiro lugar os clientes, isso porque a procura era maior que a oferta e os consumidores estavam ávidos por produtos e serviços.

         ERA DO PRODUTO: As empresa começaram a preocupar-se com as vendas e começaram investir na satisfação do cliente através do aperfeiçoamento das características técnicas, funções e desempenho dos produtos, ou oferecendo maior número de acessórios, mais controles, mais velocidade, materiais mais nobres e maior sofisticação. Acreditáva-se que era isso que os consumidores desejam e que é essa a posição que prevalece na decisão de compra.

ERA DE VENDAS (iniciou em 1930): nesta época surgiram os primeiros sinais de que havia um excessos de oferta em relação a demanda, os produtos estavam acumulados nos estoques. Surgem então técnicas de vendas agressivas com ênfase da comercialização.

ERA DO MERCADO: O foco deixou de ser produzir e vender, e passou a ser satisfazer à clientela, consultando-a antes de produzir qualquer coisa. Começou os estudos de mercado e a oferta de produtos/serviços/idéias de qualidade e valor, para que os consumidores voltem a comprar e a falar bem da empresa e de seus produtos.

ERA DO MARKTING (A partir de 1950): Nesta fase o domínio deixa de ser da empresa e passa para o consumidor. As vendas reagindo á concorrência, começaram a estudar ainda mais sobre como atrair e lidar com seus consumidores. Na década de 1970 surgiram departamentos e diretorias de marketing em todas as grandes empresas americanas. Não se tratava mais de uma boa ideia, mas de uma necessidade de sobrevivência diante de um mercado competitivo.

CONCLUSÃO

        Analisando toda a evolução do marketing nota-se que desde a era da produção, onde a necessidade era em produzir em escala, o mercado evoluiu de acordo com as necessidades do momento. A evolução mercadológica andou sempre lado a lado com a evolução tecnológica, social e econômica, uma adaptando-se a outra e complementando-se.

        A era das vendas surgiu devido à necessidade de eliminar os altos estoques que haviam acumulado devido á produção descontrolada da era do produto, e que culminaram na crise da bolsa de 29. A necessidade do momento criou a oportunidade de novas técnicas de vendas aparecerem e começarem a desenvolver-se.

        Nota-se então que foi um processo natural de acordo com a demanda do mercado, e hoje estamos na era do marketing onde há a necessidade do consumidor ser tratado como único, onde cada um é um. E que cada um tem seus gostos, estilos, preferências. O foco hoje está muito nesta personalização do produto de acordo com o perfil e características do consumidor. A ênfase está na individualidade das massas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com