TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Mercadológica

Por:   •  1/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.233 Palavras (9 Páginas)  •  1.204 Visualizações

Página 1 de 9

Sugestão de estratégia para cada um dos 2Ps (Produto – Promoção) que a empresa possa utilizar para resolver o problema da variação nas vendas, e consequentemente reduzir o percentual de 45% do faturamento sobre um único produto.

Produto

        A marca é o que influencia a compra do cliente. Quando é um produto novo, o que pode- se usar varias formas de o cliente comprar o novo em vez do que já está acostumado.

        No caso da “ Cacau Sabor”, uma degustação em mercados grandes, irá fazer com que o produto seja aceito mais rápido.

        É muito importante também que a empresa se decida por uma logomarca, algo que ele fique com vontade de experimentar o desconhecido e que cause impacto no cliente. Também é necessário que o produto tenha o sabor próprio e diferenciado ao ser degustado.

Promoção

        Acredita-se que hoje quando o consumidor ler ou escutar a palavra PROMOÇÃO, será mais atrativo na hora de consumir o produto.

        Para a “Cacau Sabor” , uma promoção ideal , que iria aumentar suas vendas e trazer novos clientes. Um desconto adquirido através de indicação de 5 amigos para comprar o produto, o cliente irá ganhar 50% de desconto na próxima compra . E cada amigo indicado se comprar o valor superior de R$ 100,00 da linha “Cacau Sabor” , ira ganhar um desconto de 10% em cima da compra efetivada.

Elaborar uma proposta de mudança na logomarca atual para uma definitiva, bem como a diversificação nos atuais produtos da empresa com objetivo de fixar a marca na mente dos consumidores bem como de ajudar a empresa se estabelecer solidamente gerando lucro.

        Foram utilizadas as cores pelos seguintes motivos:

  • Vermelha para indicar energia, vitalidade e calor. Sua simbolização é fogo, paixão, guerra, conquista e combate.
  • Vermelho mais escuro chamado de escarlate é energizante e estimulante, transmite mensagem de raça e força.
  • Laranja é atrativo, representa cordialidade, tolerância, prosperidade, estimula o apetite e necessidade de aquisição. Simboliza instinto maternal.
  • Amarelo prende a atenção representa riquezas, criatividade e inovação.

        A cor vermelha, amarelo e laranja unidas estimulam a fome.

[pic 1]

Escolher um modelo de plano de Marketing para ser usado como guia no desenvolvimento dessa etapa. Entretanto, a análise de cada empresa exige modelos customizados. Por isso, não se limitar ao plano modelo.

PLANEJAMENTO

SUMÁRIO EXECUTIVO

        O negócio refere-se à Cacau Sabor, instalada há 5 anos na periferia da cidade de Ribeirão Pires. Ele fabrica Ovos de Páscoa, Barra de Chocolate de 195 gramas e de 90 gramas e trufas de vários sabores.

        Seu ponto forte é a venda de Ovos de Páscoa, que somam 45% do seu faturamento e isto faz com que no restante do ano a empresa encontre algumas dificuldades.

        A atual situação em que a Cacau Sabor se encontra fez com que os proprietários contratassem nossa Consultoria para uma detalhada análise da empresa e do mercado e realizasse um estudo de estratégia de vendas para o seu negócio, através da aplicação de uma pesquisa.

        Após o estudo realizado, a Cacau Sabor decidiu incluir Barras de 150 gramas com recheio de frutas cítricas, kits com barras e trufas sortidas e uma caneca de porcelana, Trufas Light e Diet, frutas secas (banana, maça e uva) coberta de chocolate, Trufas e Barras com recheios de frutas típicas do Brasil.

        Esses novos produtos serão produzidos em paralelo com os produtosjá presentes na empresa, usando somente uma pequena parte para produção a fim de testar as novidades.

        Com a diversificação do negócio, a Cacau Sabor pretende aumentar seu faturamento anual, ter uma receita melhor nos meses não sazonais, trazer ao mercado e conhecimento do público o sabor das frutas brasileiras com a combinação do chocolate e garantir a constante satisfação do cliente.

ANÁLISE DE AMBIENTE

        A Cacau Sabor, preocupada com os seus resultados, iniciou a análise do ambiente da sua empresa.

        Ela é uma empresa destinada à fabricação de produtos de chocolate, situada na periferia de Ribeirão Pires.

        Nos últimos meses, A Cacau Sabor vem percebendo que uma redução significativa no seu faturamento fora do período da Páscoa e precisa de uma forma para aumentar a renda nos outros períodos do ano.

        Diante dos problemas enfrentados, ela resolveu procurar uma consultoria que a orientou a realizar o Plano de Marketing de sua empresa.

        A partir da orientação recebida, a empresa concluiu que seriam necessários outros métodos para conquistar seus clientes e alavancar sua venda. Verificou que seria importante começar o seu plano analisando os principais fatores do planejamento de marketing citados no manual e que influenciam diretamente no seu negócio. Conclusões:

  • Fatores Econômicos: A partir de pesquisas em jornais, revistas e no IBGE, ela verificou que as pessoas não estão muito otimistas com relação à economia e que os gastos com produtos desse tipo podem ser repensados. Os consumidores, porém, estão menos sensíveis a preços e, por isso, ao verem novas opções e sabores se sentiram animados e experimentar.
  • Fatores Sócio-culturais: A pesquisa indica que os consumidores estão com tempo e dinheiros escassos, porém ainda gostam de fazer um agrado pessoal. Um segmento crescente é o de crianças. Muitas famílias da região possuem filhos e estes são os responsáveis por uma parte significativa das compras da região.

        A Cacau Sabor dispõe, atualmente, de um público variado, entre eles, 35% crianças, 30% adolescentes, 25% adultos e 10% idosos.

        Pois bem, a empresa lembrou-se que freqüentemente ouve os moradores da região falando de suas frutas preferidas e seu gosto por doces feitos com essas frutas. Apesar da procura, a empresa constatou que esse tipo de produto ainda era pouco explorado nesse mercado. Ela realizou uma pesquisa com os moradores próximos e verificou que estes novos sabores poderiam dar certo visto que a procura na região é considerável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (320.6 Kb)   docx (535.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com