TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Mercadológica

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

DISCIPLINA

CONTEÚDO ABORDADO

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

Unidade 1 e 2

  1. Philip Kotler diz “que a função de marketing é lidar com os clientes, além de administrar relacionamentos lucrativos com o cliente”. Como assim, lidar com os clientes? Como administrar relacionamentos lucrativos?

R: Lidar com clientes é buscar formas de entender como anda o mercado e as necessidades de seus clientes. Após isso, desenvolver uma estratégia que proporcione valor a eles. Com isto são construídos relacionamentos lucrativos. Nesse relacionamento a empresa busca satisfazer as necessidades dos clientes que em contrapartida fideliza-se aquela empresa ou aquele produto, criando uma via de mão dupla, fornecendo ao consumidor o que é de valor e conseqüentemente gerando lucro.

  1. Um dos fundamentos de marketing está o que diz que o cliente compra valor e não produtos.Explique como a miopia de marketing influencia este fator?

R: O marketing se sustenta no entendimento das necessidades do cliente e a forma de atendê-lo com eficiência e eficácia, sai grande função é criar relacionamentos duradouros com os clientes, gerando valor de longo prazo pela conseqüente fidelidade destes clientes. Já miopia de marketing se dá quando a empresa está focada em seus produtos e serviços e não na satisfação de seus clientes, ou seja, a empresa ou organização deve estar orientada para seu mercado, entendendo suas reais necessidades e desejos.

  1. Sistema de marketing é todo o processo de marketing e suas atividades relacionados com o meio ambiente interno e externo à organização. Por que o entendimento do macro ambiente é de extrema importância para a organização? Que fatores podem influenciar?

R: Porque a análise desse macro ambiente permite a empresa ter o conhecimento sobre os fluxos econômicos de forma que possa assim suprir as necessidades de demanda. E há diversos fatores que influenciam o mercado e conseqüentemente as ações empresariais e mercadológicas. São eles: geográfico, demográfico, econômico, social, cultural, tecnológico, competitivo, político/legal e ecológico.

  1. A segmentação reúne grupos de pessoas com características, preferências e gostos semelhantes, e trata-os como se fossem iguais, buscando atender de forma comum suas preferências, apesar das diferenças entre eles. Explique por que os pré-requisitos fundamentais definidos por Kotler podem definir a segmentação como eficaz.

R: Porque esses requisitos auxiliam na identificação dos alvos de mercado. A estratégia está em manter um referencial de atendimento semelhante em um público amplo, mas com perfil semelhante, levando em conta seu potencial de consumo e fatores de atratividade para estes públicos. O principal diferencial proposto pela segmentação é o conseqüente posicionamento adotado a partir do reconhecimento das necessidades do público-alvo, levando a uma vantagem competitiva superior em relação à concorrência. A segmentação de mercado trás para a organização uma melhor capacidade de conhecer melhor as necessidades e desejos dos consumidores, aprofundando-se à medida que novas variáveis de segmentação são combinadas entre si, proporcionando um maior conhecimento mais individualizado do consumidor e conseqüentemente trazendo algumas vantagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (209.5 Kb)   docx (159.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com