TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Mercadológica

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.139 Palavras (13 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 13

Etapa 1

Passo 1

Mix de Marketing

O Mix de marketing é um conjunto de ferramentas que serve para criar estratégias que se relacionam com o mercado. Também conhecido como os 4 P’s do marketing, sendo eles: Preço, Praça, Produto, e Promoção.

1. Preço

É o que é dado em troca para adquirir um produto ou serviço. Expresso em unidades monetárias, ele representa o valor que é pago pelo consumidor para receber o conjunto de benefícios fornecidos pelo produto. (preço; descontos; prazos; condições de financiamento, planejamento financeiro, finanças em geral…).

O único componente do mix de marketing que gera receita e é um dos principais elementos na determinação da participação de mercado de uma empresa e de sua rentabilidade.

2. Praça 

Após um produto ser produzido, com o seu preço estabelecido, ele precisa ser distribuí­do no mercado até os pontos de vendas. É o local onde se realizam as trocas entre os produtores e consumidores. Envolve a logística e a distribuição, que tornam o produto acessível aos consumidores. (canais; cobertura; estoque; transporte…). A praça ou distribuição de um produto no mercado tem um importantíssimo papel no Mix de marketing. É a partir da distribuição que o consumidor terá acesso a oferta do produto.

3. Produto

Produto é qualquer coisa que possa ser oferecida e que satisfaça necessidades e desejos de um mercado. Produto inclui não só bens ou serviços, mas também marcas, embalagens, e serviços aos clientes, porém as empresas podem se utilizar de estratégias de produto como comercializar seus produtos com uma marca própria que diferencie seus bens ou serviços dos concorrentes.

4. Promoção

Os profissionais de marketing usam estas variáveis para estabelecer um plano de marketing. Para o plano ser bem sucedido, a estratégia traçada para os quatro P’s deve refletir a melhor proposta de valor para os consumidores de um mercado-alvo bem definido, refere-se às estratégias de divulgação utilizadas. Isso vai envolver tanto estratégias on-line como links patrocinados, quanto estratégias off-line como anúncios, rádio, entre outras possibilidades.

As estratégias são necessárias para se combinar métodos individuais, como publicidade, venda pessoal e promoção de vendas em uma campanha coordenada.

Sugestão de estratégia: Produto e promoção

[pic 1]

Passo 2

Produto

Variedade de Produtos - É considerado que nos dias de hoje um elemento como este ganhou sua devida importância, pois o consumidor esta cada dia mais exigente e assim tornando as empresas cada dia mais competitivas em busca de novas ideias, inovações e qualidade, em busca de melhor satisfazer seus clientes.

Sendo assim utilizar dessa estratégia dependendo do segmento da empresa pode-se conseguir melhores resultados. Desde que as empresas se mantenham focadas em sua área de especialidade, marcas que oferecem maior variedade são percebidas como de maior qualidade.

Qualidade - O consumidor tende a relacionar altos preços com alta qualidade, o que de fato é verídico, mas nem sempre é o que acontece, por isso é de extrema importância oferecer aos clientes produtos de qualidade e com um valor de acordo com sua confiabilidade e atingir seu público alvo.

No caso da empresa “Cacau Sabor”, observa-se a necessidade de implementar um produto novo deste segmento, que seria uma mistura em pó para chocolate quente e Cappuccino. Este produto poderá competir com o líder de vendas, que é o Ovo de Páscoa, e assim fazer um equilíbrio nas vendas, diminuindo um percentual sob um único produto.

Design - A Função principal do Design é agregar valor ao produto, gerar vendas e maior índice de satisfação aos clientes.

A apresentação do novo produto será de forma atraente aos olhos do consumidor, com característica visual que desperte a vontade de experimentar o produto.

Características – Tratando-se de um produto alimentício, será feito com ingredientes da mais alta qualidade, para assim conquistar um mercado e fidelizar clientes.

Nome da Marca – Nome escolhido marca será “Cacau Delícia”.

Embalagem e Tamanhos – O produto será apresentado em sachê (100g) e em recipientes plásticos (200g).

        Garantias – Seguindo as normas e o código do consumidor, tratando-se de uma fábrica a empresa deve assumir e garantir a qualidade do produto, sua aparência e sabor.

Sendo assim, qualquer troca é analisada dentro do prazo de validade.

        Devoluções – A empresa garante ao consumidor e cliente revendedor ( atacado, supermercado, loja...) devolução do dinheiro caso haja qualquer alteração do produto, validade e no caso de chocolates, a quebra do mesmo.

Promoção

Promoção de Vendas – Tem como papel principal alavancar vendas e fazer com que os consumidores sejam atraídos pelas promoções. Podem ser: Cupons, Concursos, Prêmios. Etc.

No caso da “Cacau Sabor”, será oferecido degustação de lançamentos, e também de produtos já consolidados, para que o consumidor conheça os novos produtos, e possa comparar com  a qualidade existente nos produtos que já estão no mercado.

Propaganda - É necessária porque tem a capacidade de informar um grande número de clientes ao mesmo tempo. É importante, também, pois ajuda o consumidor a criar ou aumentar a percepção dos atributos dos produtos e dos pontos fortes da empresa.

Será feito por meio de panfletos, elaborados por profissionais, juntamente com as promoções, dando ênfase aos produtos novos e adquirindo clientes.

        Força de Vendas – É a ferramenta mais eficaz em termos de custos nos estágios finais do processo de compra, particularmente, no desenvolvimento da preferência, convicção e ação do consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (327.8 Kb)   docx (96.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com