TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Mercadológica

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.309 Palavras (14 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

        Este trabalho visa desenvolver os conceitos e práticas quanto à implantação de um plano de marketing instruído para uma determinada empresa. No decorrer destas páginas estarão descritos todos os desafios assim como todas as leituras pré-determinadas para a confecção do mesmo.

        A situação da economia atual evidencia que ter, manter e fazer crescer uma empresa no mercado é um verdadeiro desafio a ser cumprido. É necessária a utilização de diversas ferramentas e, acima de tudo, manter-se com foco firme e convicto de todos os objetivos anteriormente planejados. Não basta mais simplesmente ter conhecimento do produto ou serviço, é preciso oferecê-lo com ousadia, buscando um diferencial competitivo, capaz de não apenas atrair, mas também reter e aumentar sua clientela.

        Este trabalho foi desenvolvido abordando todos os textos-base constantes na ATPS, bem como considerando uma visão holística e ao mesmo tempo prática instruída para dentro da empresa. O fato de envolver uma pesquisa e implementação de campo tornou-o ainda mais desafiador e contagiante, podendo ser reconhecido que os conhecimentos anteriormente abordados apenas na forma de conceito funcionam sim, e muito bem, quando aplicados e supervisionados, na prática.

ETAPA 1

O Marketing para o século XXI

        A idéia de marketing da atualidade é muito dinâmica e passa cotidianamente por grandes modificações. Os conceitos de marketing que foram sucesso há dois anos atrás, por exemplo, já podem estar ultrapassados nos dias de hoje; uma ação de marketing que fez muito sucesso no ano passado, hoje pode levar à ruína a mesma organização ou ainda, se outra organização procurar copiá-la, pode ser que não alcance o mesmo resultado. O contexto da economia atual tem exigido que o marketing se reinvente a cada dia, simplesmente porque uma simples iniciativa criada por ele pode levar ao sucesso ou ao fracasso qualquer organização.

        Marketing é muito mais que “propaganda”; a visão de que marketing só serve para tornar um produto conhecido ou para vendê-lo mais é retrógrada e ultrapassada, tendo em vista que ele funciona em diversas frentes: para aumentar ou diminuir a demanda, para conquistar ou se retirar de mercados, para firmar conceitos de missão e valores das empresas, para lançar novos produtos e serviços, enfim. O marketing aplica-se a um contexto muito amplo, pois dependendo do seu objetivo, exige uma total mudança de atitudes e todo um planejamento específico para lograr êxito.

        Ninguém é capaz de dominar completamente a área de marketing, principalmente porque o Marketing se subdivide em diversos outros objetivos e fundamentos, demonstrando o quanto este assunto é amplo e indispensável aos dias atuais.

        Uma empresa que não pensa em marketing, não deseja manter-se no mercado. Ele não serve apenas para estruturar toda a base da organização, mas também para perpetuá-la a fim de que tenha continuidade em meio a uma economia instável e de grandes modificações em um curto espaço de tempo.

        Através desta pequena extração da magnífica obra de Kotler, nossa visão, como gestores, é aberta de tal forma a analisarmos e, em algum momento, até nos questionarmos, a respeito daquilo que pensamos sobre marketing e, principalmente, sobre o que agimos e nos comprometemos a fazer a partir daquilo que o marketing nos direciona e ao mesmo tempo nos desafia.

        Enfim, percebemos que no contexto da “era em que vivemos”, o marketing já deixou de ser apenas uma ferramenta da qual apenas as grandes organizações necessitam, mas passou a tornar-se uma preocupação tanto das mais variadas organizações como de nós mesmos como indivíduos, pelo fato de também sermos como “produtos ao mercado de trabalho”. Marketing e sucesso caminham lado a lado, desde que sejam utilizadas as ferramentas adequadas, aplicadas da forma adequada e respeitando o tempo necessário a fim de que sejam alcançados os resultados esperados.

A empresa escolhida

Nome: Ki-Calhas

Localização: Avenida Sagrada Família (num ponto médio da cidade, nem tão ao centro, nem tão afastada das “vilas” da cidade), próximo à Secretaria Municipal de Educação e Coordenadoria Regional de Educação, em Santo Ângelo-RS

Segmento: Venda de materiais elétricos e hidráulicos de todos os tipos; prestação de serviço de fabricação e instalação de calhas e aluguel de betoneiras.

Porte: Pequeno Porte

Missão: Atualmente não possui

Valores: Atualmente não possui

Produtos comercializados: diversos tipos de materiais elétricos e hidráulicos, equipamentos, peças e materiais para construção e reformas, aluguel de betoneiras e fabricação e instalação de calhas em geral.

Público alvo: todos aqueles que necessitam de algum material elétrico, hidráulico e os mais variados tipos de equipamentos e peças para reparo e construções em geral, bem como oferece serviço especializado na colocação de calhas, cantoneiras e variados tipos de cortes em metal similar.

Nome e cargo do contato: João Carlos Ribeiro

ETAPAS 2 e 3

1 - Plano de Marketing desenvolvido para a empresa

  1. Sumário Executivo

A Ki-Calhas é uma empresa que atua há mais de 15 anos no ramo de venda de matérias elétricos, hidráulicos, bem como peças, equipamentos e utensílios para reformas e construções em geral, também oferecendo serviço de confecção de calhas, cantoneiras, algerosas, vários tipos de cortes em metal e aluguel de betoneiras.

Nos últimos anos vem se firmando no Mercado através de seu pioneirismo e qualidade na prestação de serviços, qualidade no atendimento, preços competitivos e compatíveis com a atualidade, oferecendo uma vasta linha de produtos e serviços com garantia de satisfação.

O contexto da economia atual exige que as empresas se reinventem dia após dia, se atualizando com sistemas gerenciais de informação, pagamento e cobrança, que busquem diferenciais capazes de atrair os olhares dos clientes para as mesmas; e é isso que a Ki-Calhas vem procurando conquistar: confiança na qualidade dos produtos, credibilidade na prestação de serviços e personalização de um atendimento especializado em sua área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (195.9 Kb)   docx (403.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com