TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração No Brasil: Potencialidades, Problemas E Perspectivas

Por:   •  24/3/2024  •  Resenha  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA PROGRAMA DE FORMAÇÃO SUPERIOR DO ESTADO DO PARÁ CAMPUS ORIXIMINÁ “PROFESSOR DOMINGO DINIZ”[pic 1][pic 2]

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

INGRID SOUZA TEIXEIRA

ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: POTENCIALIDADES, PROBLEMAS E PERSPECTIVAS

ORIXIMINÁ, PÁ 2024

INGRID SOUZA TEIXEIRA

ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: POTENCIALIDADES, PROBLEMAS E PERSPECTIVAS

Trabalho apresentado como requisito de avaliação parcial na disciplina de Comunicação e Técnica Oficial de Redação, no curso de Bacharelado em Administração, Programa Forma Pará, UFOPA – Oriximiná. Docente: Profa. Dra. Eldra Carvalho da Silva.

ORIXIMINÁ, PÁ 2024

RESENHA CRÍTICA

Ingrid Souza Teixeira

Acadêmica do Curso de Administração - UFOPA

GIROLLETTI, Domingos. Administração no Brasil: Potencialidades, Problemas e Perspectivas. Vol.45.Belo Horizonte: Rae,2005.

CREDENCIAIS DO AUTOR

Domingos Girolletti

Professor do MPA/FCHPL e ex-professor da UFMG. Pós-doutorado pela London School of Economics and Political Science (LSE)

A pensata "Administração no Brasil: Potencialidades, Problemas e Perspectivas" escrita por Domingos Girolletti oferece uma análise profunda sobre a gestão administrativa no contexto brasileiro. Girolletti destaca tanto os pontos fortes quanto os desafios enfrentados nesse campo, proporcionando uma visão abrangente e crítica.

Uma das grandes contribuições é sua abordagem balanceada, que reconhece as potencialidades da administração no Brasil. Girolletti destaca a criatividade e adaptabilidade dos profissionais brasileiros, bem como o crescimento do empreendedorismo e da inovação no país. Esses aspectos positivos são fundamentais para entender o potencial de desenvolvimento do Brasil no campo da administração.

O texto fala sobre como a Administração no Brasil tem crescido e se profissionalizado ao longo do tempo, destaca que mais pessoas estão estudando Administração e que há mais pesquisa acadêmica nessa área. No entanto, diz que o ensino precisa melhorar em qualidade, pois muitos cursos estão muito focados em uma só área, sugere que é importante que os estudantes aprendam habilidades de diferentes áreas para lidar com as mudanças no mercado de trabalho.

O texto defende que é importante usar referências internacionais na pesquisa acadêmica para estar atualizado. Além disso, destaca a importância de as universidades formarem pessoas completas, que saibam lidar com desafios globais, fala sobre a necessidade de mudanças nos programas de pós-graduação para beneficiar o país. Por fim, questiona alguns princípios tradicionais na Administração e sugere uma abordagem mais ampla e multidimensional na análise dos fenômenos. Em suma, o texto discute o crescimento e os desafios da Administração no Brasil, enfatizando a importância da qualidade da educação e da adaptação às mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com