TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Noturno Teoria da administração

Por:   •  16/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 4

Lucas de Souza Torrezão        
RA : 218439
Administração Noturno
Teoria da administração - Rogério
4 PP / 06-09-2018


- Existem 4 pilares para a organização ;

Organizar é definida em determinar recursos necessários para atingir os objetivos definidos, estruturar os recursos em grupos, fazer as atribuições de tarefas, designar responsabilidade e delegar autoridade .
A função ´´ organizar ´´ define a estrutura formal da empresa .

Estrutura formal da empresa é definido em uma representação gráfica da instituição, quando você fala organograma formal você tá falando de um gráfico onde vai mostrar os aspectos chaves da empresa, a divisão do trabalho, a via de comando, a unidade de comando e os níveis de administração .

Unidade de comando é definido em uma teoria que diz que o ideal é um subordinado ter um chefe .

Níveis de administração é definido como um nível de cada grupo de ´´caixinhas´´ como está no slide .

Via de comando é definido como um fluxo de autoridade segue nessa estrutura ( Slide ) .

- Áreas funcionais existem 2 tipos para esse título ;

Áreas - fim, determinadas empresas podem ter marketing como área fim ou não, um exemplo é se você tem um telemarketing na venda e necessita desse telemarketing se não você não vai ter vendas e produção, esse telemarketing passa a ser FIM, caso essa área não seja muito importante ele não é área FIM . Outro exemplo bem interessante é que se você for na Área e retirar todos os funcionários daquela área e a empresa continuar funcionando significa área meio . Se você for na área e tirar todos os funcionários dessa área e ela parar de funcionar é uma área FIM .
Ou seja, área fim é aquela voltada na finalidade e área meio é o meio de se atingir finalidades .

- Dentro das áreas nós temos várias áreas ;

Função de produção e área de administração de operações,  que são tarefas envolvidas com a produção da empresa, na realidade diz que é a administração de qualquer atividade na qual insumos são transformados em produtos, e ela busca elevação de produtividade .

Na função da produção temos a engenharia de produto que é o projeto do produto, especificação do produto e do processo, nós temos planejamento e controle da produção que é a localização a capacidade e construção da fábrica.Programação da produção através de técnicas como gráfico de Gantt, Pert e outros, e o próprio controle da produção .
Também temos a área da engenharia do processo que se define em um layout e desenvolvimento do processo através de atividades inerentes a produção e atividades auxiliares .
Além do departamento da área de operações nós temos as funções de marketing que são : pensar no consumidor, orientar as organizações a desenvolver ofertas inovadoras ao cliente e ela é aplicável a organizações com ou sem fins lucrativos .
Nós temos também outra área que é a administração Financeira que o objetivo dela é obter maior rentabilidade sobre o investimento sem comprometer a liquidez da empresa .

Liquidez se define como a capacidade de converter ativos em dinheiro, para atender as obrigações de curto prazo nas datas de vencimento .

Rentabilidade é capacidade da empresa de obter lucro com regularidade durante um grande período de tempo .

- Organograma simplificado da área financeira que se divide em 3 setores ;

Diretor Financeiro, que tem dois subordinados, que é o tesoureiro e o controller .
Tesoureiro pode ter alguém responsável por caixa e banco , alguém responsável por contas a receber, relações bancárias e orçamento .

Controller é definido em contabilidade gerencial, planejamento e orçamento, controle tributário fiscal e relatórios financeiros, ou ele pode também ter departamento responsável por isso .

Outra área que nós temos é a de RH, que lida com informações formais para a administração de pessoas dentro da organização , é estratégica e vital porque as organizações estão sempre tentando recursos humanos em fonte de vantagem competitiva .

- Transformações na área de RH ;
Hoje atuar nas organizações sem limites ou sem fronteiras é importante, hoje temos que atuar em quatro,cinco filiais ao mesmo tempo e as vezes até em outros países .
A competitividade está na informação e no conhecimento . A integração vertical cede espaço para organização virtual .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (36.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com