TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Por Objetivos

Por:   •  7/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: ADMINISTRAÇÃO GERAL– UA 06

Aluno: Andréa

Pólo: São Bernardo do Campo        Turma: ADM002                                                                

Apresente sua reposta neste mesmo arquivo

Drucker se preocupava, contudo, para não perder as rédeas do crescimento, do planejamento e do controle administrativo, que devem estar em sincronismo para se chegar aos objetivos traçados. A APO nasce na necessidade desta integração, evitando o isolamento tanto de um como de outro, e também, uma forma de divisão da responsabilidade e comprometimento de cada função, participação e conjunto para o cumprimento de metas e objetivos.

Como deve ser e o que engloba este sincronismo, segundo preocupação de Peter Drucker.

Administração por objetivos

A APO é uma técnica administrativa que enfatiza os objetivos e resultados invés do processo. Enfatiza o porquê ou o pra que administrar.

Gestores e colaboradores, em conjunto, definem as metas, realizam o planejamento, definem as prioridades e mantém o controle contínuo da operação realizando ajustes ao longo do processo.

Os gestores se comprometem em apoiar e prover os recursos e os seus subordinados executam e cobram estes recursos, cada um com sua atividade e responsabilidade.

A avaliação é feita constantemente pelas duas partes, o que pode gerar redimensionamento do processo operacional, sempre com foco no resultado.

Nesse modelo de administração, os gestores não se isolam hierarquicamente dos seus subordinados, mas integram-se a eles na responsabilidade pelos resultados, o que cria uma cumplicidade e dá mais segurança na obtenção desses resultados.

A melhoria continua dos resultados e a responsabilidade atribuída a gestores e colaboradores possibilita a identificação da necessidade de treinamento propiciando um ambiente de crescimento pessoal e autodisciplina. Como pontos de melhoria para esta técnica, podemos enumerar as recompensas baseadas no desempenho que podem fazer com que o colaborador estabeleça um baixo padrão para si, a ênfase no individualismo, baixa comparação entre padrões de desempenho, síndrome do gargalo já que os objetivos são traçados por unidade de trabalho e a inutilidade de promoções.

O que garante o sucesso da administração por objetivos são a participação da alta direção, a fixação de objetivos numéricos e a simplificação dos procedimentos, gerando assim a clareza dos objetivos gerais da empresa, a motivação dos colaboradores e uma avaliação mais objetiva.

Bibliografia

Portal Administração. Administração por objetivos de Peter Drucker. Disponível em: http://www.portal-administracao.com/2014/01/apo-administracao-por-objetivos.html. Acessado em 26 mar 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (124 Kb)   docx (41.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com