TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Pública

Por:   •  18/10/2017  •  Abstract  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

Por que o gestor público deve utilizar o Planejamento Estratégico Governamental como instrumento que contribui para transição do “Estado Herdado” em “Estado Necessário”?

·  O contexto sociopolítico brasileiro onde está inserido o Planejamento Estratégico Governamental- PEG;

O contexto brasileiro atual é adverso à adoção do Planejamento Estratégico Governamental como um instrumento de gestão pública. Isso porque as atividades a ele correspondentes se desenvolveram no interior de um aparelho de “Estado Herdado”, onde o planejamento teve frequentemente um caráter demagógico e manipulador (no período militar) ou foi praticamente “desativado” (no período do neoliberalismo) por não estar preparado para atender às demandas que nossa sociedade cada vez mais complexa hoje lhe coloca. As atividades correspondentes ao PEG deverão, inclusive, buscar sua transformação no sentido do “Estado Necessário”, entendido como um Estado capaz não apenas de atender àquelas demandas, mas de fazer emergir e satisfazer as demandas da maioria da população hoje marginalizada. Um Estado que possa alavancar o atendimento das demandas da maioria da população e projetar o País numa rota que leve a estágios civilizatórios superiores.

·  Estado Herdado” versus “Estado Necessário”;

O Estado Herdado se dá através de interesses corporativos, mal entendendo os conceitos de Estado, nação e autonomia nacional. Estado Necessário acontece através do fortalecimento de uma alternativa democrática e popular ao neoliberalismo sem privilégios; e defendem o controle da sociedade sobre o processo de privatização.

. O papel do Gestor no processo de mudança,

O papel do Gestor no processo de mudança acontece quando o mesmo direciona o processo para alcançar objetivos reais quanto a execução, obtendo confiança e passando seriedade. Busca alternativas, melhor forma de trabalho. É também papel do Gestor a apresentação de projetos, mudanças e melhorias, em prol da sociedade.

·  a importância e contribuição do PEG para a transição de um estado para o outro.

Apesar de não ter tido uma adoção da ferramenta de Gestão semelhante e de não existir um ambiente receptivo para esse tipo de instrumento, suas característica são fundamentais para para agregar o a transformação do Estado Herdado no Estado Necessário capaz de atender a maioria da população e poder atender a classe política, social, econômica e ambiental. Podemos perceber que o instrumento também vem sendo utilizado pelo meio acadêmico para buscar comparar as policitas dessa transição de Estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com