TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Pública

Por:   •  17/10/2015  •  Abstract  •  2.532 Palavras (11 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

NOME DO PROJETO: PROJETO DE CONSTRUÇÃO DA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA E SITUAÇÃO GERADORA:

Um município da zona da mata mineira possui um prédio tombado subutilizado, o que está causando sua deterioração. Por outro lado, já faz tempo que as escolas da cidade demandam uma biblioteca pública para que os alunos e demais moradores possam freqüentá-la. A prefeitura, pensando em resolver estas duas situações, pretende transformar tal prédio público tombado em uma biblioteca municipal. Futuramente, a idéia é que o prédio se torne um centro cultural para o município, que além da biblioteca contenha um café, um cinema / anfiteatro, uma  sala de exposição e um mini-museu do município. Desta forma, progressivamente, espera-se contribuir para o bem-estar da população ao construir e animar um espaço de encontro e de cultura.

OBJETIVO:

Disponibilizar para o município uma biblioteca pública, ao mesmo tempo em que se pensa na salvaguarda do prédio histórico que a abrigará.

 ESCOPO:

Restaurar o prédio histórico e disponibilizar uma biblioteca pública, a ser inaugurada no dia da Festa da Cidade (30 de março). A biblioteca deve ter, no mínimo, 5 mil títulos com 02 cópias (o que totaliza 10.000 livros); e o prédio deve ter acesso inclusivo para pessoas com dificuldades locomotoras.

ESCOPO NÃO INCLUIDO:

  • O projeto não se preocupará com a formatação de um calendário anual de eventos para a biblioteca.
  • O projeto não tem função de instaurar o complexo cultural, com o café, cinema / anfiteatro, sala de exposição e mini-museu do município.
  • Não faz parte do escopo do projeto a contratação dos funcionários de limpeza e de apoio que trabalharão na biblioteca.
  • O projeto contrata os bibliotecários, mas não se responsabiliza pelo pagamento do salário.

RESULTADOS ESPERADOS / METAS:

  • A biblioteca deve ter, no mínimo, 5 mil títulos de livro, com 02 cópias de cada, o que totaliza 10.000 livros no ato de inauguração da biblioteca.
  • A sala de leitura deve ter, pelo menos, 10 meses de leitura / consulta que comportem 5 pessoas em cada uma.
  • Deve-se ter 01 mini-sala de reunião para pesquisas.
  • Além dos 03 computadores de uso administrativo, a biblioteca deve possuir 15 computadores para uso do público.
  • Na festa de inauguração, deve-se ter entre 50 e 100 convidados, dentre os quais formadores de opinião, autoridades locais e regionais, representantes da sociedade civil, etc.

VIABILIZAÇÃO DO PROCESSO IMPLANTADO NO TÉRMINO DO PROJETO

Após o término do “PROJETO DE CONSTRUÇÃO DA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL”, sugerimos que a receita para a manutenção do funcionamento da biblioteca venha a partir de quatro instâncias:

  1. Paralelamente à execução do projeto, os vereadores deverão votar uma emenda que preveja uma política constante de repasse de verba para a referida biblioteca. Tal custo público deverá ser tornado um projeto de lei, sancionado pelo prefeito, e será incorporado ao orçamento anual do município.
  2. Prefeitura e gestores da biblioteca devem incentivar doações voluntárias, tanto aquelas advindas do setor privado (através de leis municipais, estaduais e federais de incentivo à cultura) como aquelas que partem dos membros da comunidade (campanhas de doação de livros, ações criativas de cotização da biblioteca, etc.).
  3. No processo de contratação dos(das) bibliotecários(as), tais profissionais devem ter ciência que a descrição das funções de seus cargos apresenta um item que lhes obriga a buscar, selecionar e participar constantemente de editais públicos, disponibilizados pelo Governo Estadual e  Federal bem como por algumas fundações privadas e do terceiro setor, que tenham foco no apoio ao desenvolvimento de ações culturais e de outras instâncias que dialoguem com os interesses da biblioteca. Assim, os futuros gestores da biblioteca devem ter condições de escrever projetos a serem submetidos a tais editais, como forma de captar recursos para ações inovadores que possam ser viabilizados pelo espaço da biblioteca.
  4. Tais gestores da biblioteca, também devem ter na descrição de seus cargos um outro item que lhes impulsionem a desenvolver ações independentes para captação de recursos extras. Por exemplo, realização de concursos culturais que solicitem pagamento de inscrição, exibição de filmes e palestras pagas, etc. Ainda com preços populares, tais atitudes são capazes de ampliar a receita da biblioteca.

ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO (EAP)

[pic 2]

- Outras formas de construção da EAP são possíveis. Caso desejem, construam outras estruturas.

GRÁFICO DE GANTT

  1. Estruture o Gráfico de Gantt.

[pic 3]

           CAMINHO CRÍTICO DO PROJETO                                                                                 [pic 4]

  1. Qual o tempo de duração do projeto?

TEMPO DE DURAÇÃO DO PROJETO: 16 meses


  1. Quando o projeto deve iniciar para que a biblioteca seja inaugurada na data de aniversário da cidade (30 de março)?

Para fazer esta atividade, primeiramente devemos ter certeza do caminho crítico do projeto, pois é a partir dele que calculamos os meses de trabalho.

Como vimos, o projeto demora 16 meses, mas o último mês dedicado a realizar o relatório final é posterior às festividades. Consequentemente, a biblioteca deve estar pronta até o 15º mês, e a festa de inauguração deve ocorrer no mesmo mês da atividade 12 (“enviar convites para cerimônia de inauguração”). Se tal atividade ocorre no mês de março, podemos retroceder no calendário e veremos que o projeto deve se iniciar no mês de janeiro do ano anterior.

Por exemplo: se a prefeitura pretende inaugurar a biblioteca pública em março de 2014, as atividades do projeto devem se iniciar em janeiro de 2013. Todavia, devemos prestar atenção porque o projeto só termina, de fato, em maio de 2014 (abril deste ano é dedicado ao “realizar relatório final”).

[pic 5]

             DATA DE ANIVERSÁRIO DA CIDADE E DE INAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA                     +             CAMINHO CRÍTICO DO PROJETO[pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]

PROGRAM EVALUATION AND REVIEW TECHNIQUE (PERT / TEMPO E PERT / CUSTO) E CRITICAL PATH METHOD (CPM)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (339.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com