TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração da produção

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.942 Palavras (20 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 20

SUMÁRIO

1.0 INTRODUÇÃO.....................................................................................................03

2.0 DESENVOLVIMENTO.........................................................................................04

2.1 Diagnósticos da Estrutura Organizacional.................................................04

2.2 Administração da Produção.......................................................................05

2.3 Simulação Empresarial..............................................................................13

2.4 Logística....................................................................................................14

2.5 Análise Fundamentada..............................................................................16

3.0 CONCLUSÃO......................................................................................................19

REFERENCIAS..........................................................................................................20

1.0 INTRODUÇÃO

Esta produção textual tem por objetivo pesquisar e analisar uma empresa do setor gráfico a fim de fixar e apreender o conhecimento adquirido no curso de Processos Gerenciais, desenvolvendo o estudo dos conteúdos ministrados de forma interdisciplinar durante o 3º e 4º semestre através de pesquisa de campo e bibliográfica. Além disso, define oportunidade de contato e aprimoramento do relacionamento profissional a partir do conhecimento tácito bastante desenvolvido e experiência das pessoas e do ambiente empresarial pesquisado.

A oportunidade de utilização do conhecimento e observar os resultados dentro da realidade empresarial. São aspectos importantes oportunizados pela pesquisa de campo. Nesse contexto desenvolveremos uma entrevista aberta exploratória- baseada em roteiro pré-definido - com a diretora da empresa familiar GS Gráfica e editora, analisando as principais características dos gestores e das atividades que compõe a vivência organizacional através de coleta de dados e proposta de intervenção relativa às disciplinas de Administração da Produção, logística, Simulação Empresarial e Seminário IV desenvolvidos pelos parâmetros da metodologia de pesquisa científica.

2.0 DESENVOLVIMENTO

2.1 Diagnósticos da Estrutura Organizacional

Para melhor compreensão dos conceitos a serem analisados faremos uma pesquisa de campo, levantando informações entrevistando a empresária Eliete Arruda, diretora executiva e sócia da empresa:

A partir das informações obtidas constatamos que a gráfica é uma empresa familiar que teve seu início após uma tragédia, onde um acidente ceifou a vida brutalmente de dois filhos da matriarca da família Arruda. Esta se apegou ainda mais a fé e aos valores religiosos para não se deixar esmorecer pelo quadro triste e depressivo que se instalara em sua vida solicitou a sua outra filha que divulgasse uma mensagem de fé e esperança entre os jovens da cidade. A partir desse pedido de mãe, Eliete deu início à divulgação de mensagens impressas com imagens de Santos da Igreja Católica (Santinhos).

Com visão empreendedora e filantrópica após alguns meses, Eliete vislumbrou nesse ato uma oportunidade de negócio e começou a fabricar de forma terceirizada os “Santinhos” e a comercializá-los destinando parte da renda para entidades de cunho beneficentes da cidade. Nesses santinhos onde está impresso a imagem dos santos e suas respectivas orações, foi inserida uma sugestão apelativa, onde se propõe uma ação que, ao receber a imagem (santinho) o fiel deverá levar adiante a mensagem, ou seja, “para obter uma graça deverá fazer o pedido de 100 a 1000 unidades e distribuir para outras pessoas” tornando- se uma “corrente” onde os pedidos e produção dos santinhos chegaram à casa dos milhões de unidades mensalmente.

Constituiu-se assim no ano de 2000 a Gráfica de Santinhos Nossa Senhora do Carmo. Em função de mudanças na forma jurídica e razão social, em 2006 passou a ter nome fantasia de GS gráfica e Razão social M. Lima e Souza-me, ficando dessa forma a empresa registrada no nome de seu marido Marcelo Lima e Souza.

Em apenas seis meses de atividade a empresa GS Gráfica adquiriu sua primeira máquina impressora e teve inicio a fabricação própria, mas não só de “santinhos” como também de todo tipo de impressos gráficos. No ano de 2004, dado à inexistência de uma gráfica no estado de Mato Grosso especializado em convites, a diretora investiu em novos equipamentos, qualificação de mão de obra e muita criatividade para se firmar em um novo segmento: convites personalizados de formatura.

Hoje se destaca como uma empresa de excelência no setor e recentemente inovou mais ainda através dos convites digitais. Pela criatividade e espírito inovador a empresa conseguiu um posicionamento competitivo importante e o reconhecimento tanto dos clientes quanto da concorrência.

Administração Geral juntamente com os demais responsáveis por captar informações para tomadas de decisões como o departamento financeiro, recursos humanos, operações e de informática são compostos por pessoas encarregadas de definir as diretrizes gerais da empresa com conhecimentos, habilidades e competências necessárias para o desempenho das funções além de atitudes proativas em busca da excelência nos resultados. Decidem sobre o ambiente no qual à organização opera; mantêm contato com fornecedores; decidem quais marcas e quais produtos irão trabalhar; definem metas e objetivos para a empresa; desenvolvem meios para o sucesso do processo de elaboração de projetos e execução; possibilitam estratégias de estruturação física e de recursos humanos conforme os objetivos traçados, Recolhidas as informações, definidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com