TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração da produção: a motivação como um instrumento de se obter eficiência e eficácia

Por:   •  16/5/2019  •  Artigo  •  5.781 Palavras (24 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 24

Administração da produção: a motivação como um instrumento de se obter eficiência e eficácia*

Eduardo Rocha Martins**

Emanuel de Almeida Januário***

Resumo: O presente artigo tratará de algumas variáveis inerentes à empresa de cerâmica PORTINARI onde sua matriz fica localizada no bairro Vila São Domingos, em Criciúma- SC, sendo esta especialista em revestimentos cerâmicos, produz e comercializa revestimentos cerâmicos e porcelanatos da marca Cecrisa. O objetivo central desta pesquisa foi apontar o quão importante é para uma organização seus funcionários estarem motivados e felizes com seu trabalho. O método utilizado foi através de um questionário elaborado para dez colaboradores do setor de produção, com perguntas simples. E logo após, foi feita para as mesmas pessoas uma entrevista semiestruturada com questões mais aprofundadas em determinado assunto. Ao fim da pesquisa, chegou-se à conclusão que os principais resultados alcançados foram que a motivação está interligada com à eficiência e eficácia. Desta forma, toda organização que almeja resultados positivos deve fazer o mesmo que a empresa citada neste artigo, implantar planos de melhorias para auferir a felicidade de seus funcionários, gerando grande satisfação entre eles em trabalhar nela e consequentemente o aumento da produtividade irá se fazer com eficiência e eficácia.

Palavras-chave: Produção. Satisfação. Resultados.

Abstract: This article will deal with some variables inherent to the PORTINARI ceramic company where its headquarters is located in the Vila São Domingos neighborhood, in Criciúma-SC, which specializes in ceramic coatings, produces and sells ceramic and porcelain tiles of the brand Cecrisa. The central objective of this research was to point out how important it is for an organization to have its employees motivated and happy with their work. The method used was a questionnaire developed for ten employees of the production sector, with simple questions. And soon after, a semi-structured interview with more in-depth questions on a particular subject was made for the same people. At the end of the research, it was concluded that the main results achieved were that motivation is intertwined with efficiency and effectiveness. In this way, any organization that wants positive results should do the same as the company mentioned in this article, implement improvement plans to obtain the happiness of its employees, generating great satisfaction among them in working on it and consequently the increase of productivity will be done with efficiency and efficacy.

Keywords: Production. Satisfaction. Results.


1 INTRODUÇÃO

A complexidade do trabalho nas organizações, as suas múltiplas e variadas demandas, os novos ambientes de produção e a competitividade crescente no mundo dos negócios têm como resultado a necessidade de valorizar os empregados e de criar condições favoráveis para maximizar o seu desempenho e a sua satisfação no trabalho. Atualmente, observam-se na pesquisa e na prática organizacionais, mudanças importantes nas estratégias motivacionais utilizadas nas organizações. A tendência é substituir as estratégias centradas na recompensa associada ao desempenho esperado  por um estilo de vida organizacional que promova o bem-estar e a felicidade do empregado no trabalho.

A motivação laboral é uma das áreas em pesquisa e gestão de recursos humanos, que tem sido sempre orientada por uma abordagem positiva e humanizada do ambiente de trabalho, procurando encontrar caminhos para ajudar o trabalhador a satisfazer as suas necessidades no trabalho e a se realizar profissionalmente nele. As teorias motivacionais podem ser entendidas como uma tentativa incessante e progressiva para identificar fontes de prazer que o trabalhador encontra ou pode encontrar no seu ambiente de trabalho. Essas fontes parecem encontrar-se no próprio trabalhador, no ambiente de trabalho e na interação entre os dois.

Este artigo tratará de algumas variáveis inerentes à motivação dos indivíduos em seus ambientes de trabalho e do incentivo à gestão de inovação de processo e produto. Mediante pesquisa realizada em uma empresa do ramo industrial na região de Criciúma-SC, pretende-se mostrar a importância da criação de um ambiente propício à motivação que gere consequentemente, uma produção mais eficiente e eficaz nas organizações. E com relação à apresentação dos resultados da pesquisa, optou-se por dar maior ênfase à importância da motivação dos trabalhadores dentro da empresa, como fonte de inovação. Contudo, os fatos aqui relatados mostram efetivamente a existência de um processo motivacional que incentive a inovação nas organizações. E demonstra a importância da adoção deste, pois apenas como ele que acontecerá a efetiva participação das organizações neste ambiente de competitividade mundial.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

A administração de empresas nasceu, como doutrina organizada, há cerca de um século, com o método da Escola Científica de F. W. Taylor, que enfatizava a procura da eficiência fabril, através da análise do trabalho, do estudo de tempos e movimentos, da cronometragem para obtenção do tempo padrão e, em geral, do corpo de métodos que se denomina Engenharia Industrial, posteriormente, com o nome de Engenharia de Produção (ROBERTO, 2007).

A motivação do trabalhador seria obtida pôr meio de incentivos monetários. A divisão do trabalho, que segundo Adam Smith, aumenta substancialmente a produtividade do operário, encontrou o seu coroamento na criação da linha de montagem móvel, que Henry Ford implantou em sua fábrica de automóveis, em Detroit, em 1913, reduzindo consideravelmente o custo do produto, através da produção em massa de um veículo padronizado (ROBERTO, 2007).

Em 1930, surgiu a Escola de Relações Humanas, que adotou posição contrária às escolas anteriores a respeito da forma de dirigir as atividades. Em vez de hierarquia, surgia liderança, utilização de grupos, uso de incentivos não monetários e obtenção de melhoria de resultados através, primordialmente, do maior interesse pelo Ser Humano. Uma profusão de pesquisas e publicações, nas décadas seguintes, procurou evidenciar a superioridade da maneira humana de administrar (Teoria Y) sobre a maneira tayloriana-fayoliana (Teria X). Nasceram, em consequência, muitas óticas e escolas de pensamento, tais como, por exemplo, as teorias de liderança situacional, do uso de pequenos grupos, de administração pôr objetivos e de desenvolvimento organizacional (ROBERTO, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.6 Kb)   pdf (294.9 Kb)   docx (125.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com