TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de Micro e Pequena Empresa

Por:   •  22/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.575 Palavras (7 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 7

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Administração de Micro e Pequenas Empresas

Aula-tema 03: Fundamentos do Micro empreendedorismo

e Estrutura Patrimonial

NOME

Tiago da Costa Lopes

RA

5660119869

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

Jacareí – 2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Administração de Micro e Pequenas Empresas

Aula-tema 03: Fundamentos do Micro empreendedorismo

e Estrutura Patrimonial

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Administração de Micro e Pequenas Empresas apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Marcio Eduardo da Silva.

Anhanguera Educacional

2015

SUMARIO

1 - INTRODUÇÃO        

1.1        – Justificativa        

2 – FORMALIZANDO O NEGÓCIO        

2.1 – Empresa Individual ( E.I )        

2.2 – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (E.I.R.E.L.I)        

2.3 – Sociedade por Quotas de Responsabilidade Limitada        

2.4 – Sociedade em Nomes Coletivos        

3 – FORMATO JURIDICO ESCOLHIDO        

4 – REFERÊNCIAS        

1 - INTRODUÇÃO

Atualmente com o fenômeno da globalização cada dia mais presente e impactando vida das pessoas, surgem novas necessidades e oportunidades de empreender com novas ideias e soluções que tragam algum tipo de vantagem à sociedade como todo, ou mesmo uma parcela desse agrupamento de indivíduos.

Essas oportunidades por muitas vezes são percebidas por pessoas que geralmente possuem uma habilidade diferente das demais, elas pensam diferente entre as outras. São pessoas com espirito empreendedor que gostam e por natureza própria gostam de correr riscos em busca de uma grande ideia de negocio, um sonho que possa mudar ou até mesmo melhorar significativamente sua vida.

Nesse contexto muitas pessoas ansiosas em implementar sua grande ideia e transforma-la em um negócio lucrativo, acabam em alguma parte do processo de desenvolvimento da ideia atropelando etapas importantes para o sucesso da empresa e que certamente ocasionará uma certa dificuldade ou prejuízo, no momento em que o negócio já esteja em pleno vapor.

Para evitar que o empresário seja pego de surpresa, existem órgãos que prestam auxilio oferecendo cursos gratuitos, palestras com outros empresários, workshop entre outras ferramentas que podem contribuir muito para o desenvolvimento do negócio. Podemos citar o SEBRAE como órgão que atualmente é referência no assunto e ao longo dos anos presta um grande serviço aos empreendedores que tem uma grande ideia, mais, porém não sabem como formaliza-la em uma junta comercial por exemplo.

No SEBRAE estão disponíveis diversas ferramentas de caráter informativo seja online no site onde são disponibilizados cursos gratuitos online que podem ser acessados pelo link https://ead.sebrae.com.br/cursos/microempreendedor-individual apostilas e artigos, orientações de como elaborar um plano de negocio com cada etapa descrita detalhadamente no site do órgão que pode ser acessado em http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/.

Além de oferecer suporte em sua estrutura física distribuídas em diversas cidades, com atendimento especializado e treinado em orientar, interpretar e direcionar o modelo de planejamento estratégico mais adequado para aquela ideia, evitando assim interpretações errôneas que podem ao longo do tempo, quando forem percebidas ocasionarem muitos transtornos aos empresários.

Sendo assim nosso trabalho procurou de uma maneira simples e objetiva evidenciar a importância de órgão como o SEBRAE na elaboração e na gestão da micro e pequena empresa, auxiliando a tomada de decisão desde o inicio do negocio, com ênfase no formato jurídico que a empresa assumira.

  1. – Justificativa

No Brasil atualmente as micro e pequenas empresas formam juntas uma grande parcela do PIB brasileiro, sendo responsável por movimentar milhões na economia do pais por meio de suas atividades. Com uma simples pesquisa já é possível notar o quanto é importante para nossa economia o sucesso de empreendimento dessa natureza, pois assim muitos empregos são gerados, impostos pagos entre outras vantagens provindas desse conceito sendo assim, esse trabalho foi elaborado para mostrar ao caro leitor à importância de se estruturar, planejar estrategicamente o plano de negócio com ênfase no formato jurídico cuja escolha é fundamental para proteger os interesses do micro empresário.

2 – FORMALIZANDO O NEGÓCIO

Uma etapa importante na formulação do negócio é formalizar a ideia do empreendimento junto aos órgãos responsáveis, esse momento é definido informações sobre a natureza da empresa, ramo de atividade entre outros fatores inerentes dessa atividade.

Segundo o boletim do empreendedor site mantido pelo SEBRAE e que pode ser consultado diretamente pelo link http://www.boletimdoempreendedor.com.br/boletim.aspx?codBoletim=103 são nove passos que o empresário deve realizar para formalizar seu empreendimento.

O primeiro passo seria uma consulta sobre a situação fiscal, ou seja, os impostos que serão pagos com o início das atividades, essas informações podem ser obtidas na secretaria da fazenda do estado ou município levando os documentos pessoais juntamente com os dos sócios para chegar se não há nenhuma pendencia fiscal que impeça outras etapas de serem realizadas.

O segundo passo seria realizar uma consulta prévia do alvará de funcionamento junto a prefeitura da cidade a fim de checar se á algum empecilho na constituição da empresa no local mais adequado, fazer esse procedimento é importante para não ser pego de surpresa no ato de deslocar e montar as estruturas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (147.2 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com