TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de Micro e Pequenas Empresas

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

Aula-tema 03: Falta de Ética gera grandes prejuízos.

NOME

RA

Atividade de Auto desenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina:Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

Aula-tema 03: Falta de Ética gera grandes prejuízos.

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Auto desenvolvimento, sob orientação do

Anhanguera Educacional

2015

A falta de Ética gera prejuízo às empresas

        

Empresas de toda parte do mundo esta sujeita à ética. Ela é como uma lei universal da qual ser humano nenhum pode fugir.

A ética nas empresas deve estar em primeiro lugar, pois uma empresa deve ser transparente e ética o tempo todo. Para as grandes corporações como a Enron, a Parmalat e a Andersen, que achavam que a ética não tinha a menor importância e que agiram de maneira antiética, fraudulentas e corruptas, foi quando a queda dessas corporações mostraram que nada dura para sempre quando não se faz a coisa certa.

[pic 2]

        

Para que uma empresa possa ter uma falta de ética como as empresas citadas acima, ela tem por trás outras envolvidas como no caso da Enron que tinha como aliada a Andersen que era uma empresa de auditoria, que maquiava os seus lucros e prejuízos e faturava com isso. Porém como podemos ver, as estratégias deles não foram bem sucedidas, os seus princípios corriam apenas para o lucro para a minoria e não para aqueles que fizeram com que estas empresas se tornassem tão importantes e reconhecidas no mundo corporativo, que são os colaboradores e que sem eles elas nada seriam.

        

A ética é definida como um conjunto de valores, saber o que é certo e o que errado, é encarar o mundo de maneira a mostrar que o ser transparente e ser correto o melhor a se fazer, ser ético é valorizar, é buscar o melhor pra si e para o outro.

[pic 3]

        E quando a falta de ética gera prejuízos às empresas? Quando ela deixa os seus valores morais e éticos de lado e busca apenas o contentamento de poucos, se apoiam em um mundo vago onde o prazer em destruir é a melhor opção, onde a ganância pela conquista de mercado está em primeiro lugar, onde a conduta e a enganação prevalecem.

        

Bibliografia

Matos, Francisco Gomes de. Ética na Gestão Empresarial – Da Conscientização à Ação (PLT) Ed. Anhanguera – São Paulo, Saraiva: 2013.

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B7Ut1sEOUW3UMDg5NDAwNjAtOGM1Yi00ZTIxLTlhMWYtNDljZDZhNzc4OWI3&hl=en – acesso em 24 de jan. 2011.

Título Original: Enron: The Smartest Guys in the Room
Gênero: Documentário.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/economia/020128_esp_eronti.shtml

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (192.1 Kb)   docx (101.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com