TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de Micro e Pequenas Empresas

Por:   •  22/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.395 Palavras (18 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 18

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Atividade Avaliativa – ATPS

Administração de Micro e Pequenas Empresas

Prof.ª EAD: Monica Satola

RIBEIRÃO PRETO - SP

Maio/15 

ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS

Prof.ª EAD: Monica Satola

Professor tutor presencial: Carlos Rodrigo Cherri.

Professora tutora a distância: Roberta M. C. Chaves

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso de Administração da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Administração de Micro e Pequenas Empresas para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

RIBEIRÃO PRETO - SP

Maio/15

Introdução

Atualmente, as micros e pequenas empresas, vem enfrentando grandes desafios no cenário econômico instável e que passa por diversas mudanças e adaptações junto ao capital humano. No presente estudo serão evidenciadas a importância da micro e pequena empresa para o mercado brasileiro, considerando o conceito e os desafios encontrados desde a criação da empresa até o dia-a-dia da administração da mesma. São relatados também alguns critérios importantes para o sucesso do negócio, tais como a administração do capital de giro e ainda sobre o custeio variável que influencia na tomada de decisões e constitui um ótimo aliado na maximização dos lucros.

Vemos também que em um ambiente altamente competitivo o mercado necessita de um administrador que tenha uma visão ampla e que conduza cada vez mais as micro e pequenas empresas a alcançarem êxitos.

Etapa 01

Passo 01 - Resenha do capitulo I – As relações com as Grandes Empresas e com o Estado.

Neste capitulo é possível dividi-lo em duas faces sendo a primeira assuntos discorridos sobre a micro e pequena empresa e seus desafios que será detalhado mais a diante e no segundo momento é exposto as dificuldades monetária e de tributos que essas empresas enfrentam perante o Estado.

O aprendizado das pequenas empresas para sua sobrevivência no mercado é exigente e muito disciplinar, pois o empreendedor terá que ter a consciência e o controle do seu dinheiro caso contrário seu negócio não será bem sucedido.

Um dos índices que comprovam tal importância é a falência por não controle do fluxo de caixa da empresa, pois o princípio fundamental deste processo é separar o dinheiro pessoal da empresa e ter um controle dos gastos e lucro para que o fluxo de caixa não seja integralmente utilizado e seja zerado indevidamente.

Além disso, o não planejamento sobre o investimento recebido ou aplicado faz com que o negócio perca sua direção.

O administrador além do controle financeiro precisa prever riscos, analisar mercado e seu concorrentes, apresentar diferencial, ver o público alvo e demais particularidades do seu negócio caso contrário poderá ser atingido para algum dos fatores e irão perder cliente e fornecedores.

Fornecedores e clientes também poderão ser aliados contudo para a pequena empresa em comparação com um empresa grande perde no poder da barganha e argumentação por este motivo em muitos caso não possui êxito nas negociações, assim como na conclusão de um preço para o varejo pois é necessário medir e pesar o preço que a empresa precisa atingir para suprimir seus custos e dar lucro verus o que o cliente espera para adquirir o produto e/ou serviço.

Com a necessidade as grandes empresas buscam em bancos e financiadoras renda para que possa dar continuidade as suas atividades e manter-se ativa, porém devido a taxas e tributos serem muito alto no país o empreendedor muito se paga e pouco possui de retorno sobre esse valor pago ao governo que pode ser através de taxas de empréstimos, compra de matéria prima, máquina de cartões, abertura de CPNJ e demais tributos.

Muitas empresas de pequeno porte acaba por não lucrar muito devido a esse pagamento ao Estado que consome grande parte de sua renda e torna-se mais um fator que contribui para o índice de inadimplência no mercado e falência de empresas menores, pois não estão estruturadas para “manter” os custos impostos pelo governo.

Portanto é necessário para o empresário de ambas situações de empresa pequena ou de grande porte que tenha uma reciclagem de política tributária aonde busque ações para reduzir esse mecanismo tributário, e o pais realizar um ação para reduzir os tributos fiscais.

Ainda no decorrer do capitulo foi apresentado algumas situações de exemplo de empreendedores e seus negócios reais abordando o tema para reflexão.

Resenha do capítulo V – A centralização do Modelo

Neste capitulo é apresentado a diferenciação entre o micro e pequeno empreendedorismo, micro e pequeno empreendedor, e micro e pequeno empresa de modo resumido segue abaixo algumas considerações de cada item que é desenvolvida no conteúdo como um todo:

- Micro e pequeno empreendedorismo e empreendedor: Uma área da ciência denominada de microempreendedoríssimo. Antigamente houvesse várias percepções, conceitos diversos sendo alguns de menosprezo e paradigmas de ser um empresário ou microempreendedor que com o tempo foi se alterando.

Ser um empreendedor passou-se a ser algo inovador e importante, aonde se tornou um grande atrativo para os jovens para seguir como carreira profissional e não mais uma opção para seguir em um momento de “aperto” financeiro.

- Micro e pequeno empresa: Embora haja exceções o conceito de micro empresa é de uma empresa pequena com poucos funcionários e com o espaço e físico delimitado, contudo hoje o que determina o porte da empresa não necessariamente seja esses itens mais sim seu faturamento, potencial no mercado, gestão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (158.7 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com