TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de Micro e Pequenas Empresas

Por:   •  12/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Administração de Micro e Pequenas Empresas

NOME

REGIANE DA PURIFICAÇÃO OLIVEIRA

RA

5220104934

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Administração de Micro e Pequenas Empresas

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido na disciplina Administração de Micro e Pequenas Empresas apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professor-tutor João Luiz Von Holleben

Anhanguera Educacional

2015

Introdução

Antes de abrir uma empresa, seja ela de grande, médio ou pequeno porte, o empreendedor necessita de um Plano de Negócios que o ajudará a fazer uma análise de sua empresa e dos desafios que ela enfrentará após sua abertura como a concorrência, os custos e responsabilidades diversas.

O Plano de Negócios é uma ferramenta de planejamento que seve como um “mapa” ou até mesmo um “roteiro” que será seguido no decorrer da abertura de um novo negócio.

Nesse trabalho irei demonstrar um Plano de Negócios de uma empresa no ramo madeireiro com base nos estudos realizados nessa disciplina.

Sumário Executivo

O negócio refere-se a uma empresa no ramo madeireiro que se chama Amazonas Madeiras. Sua loja se localiza num bairro da Periferia da Cidade de São Paulo em uma avenida de fácil acesso onde contem vários comércios de diferentes ramos. É uma micro empresa, que possui produtos de qualidade e trabalha com placas e pranchados de madeiras para marcenaria, carpintaria, construção, embalagens, etc.

A empresa possui ótima localização para seus clientes e faz entregas. Suas vendas são efetuadas não apenas no balcão de atendimento, mas também pelo telefone e a entrega dos pedidos se dá assim que a compra é finalizada gerando mais comodidade aos clientes que muitas vezes não tem disponibilidade de ir até a loja ou até mesmo não possui meios de levar os materiais por se tratar de placas de madeiras que são grandes e muitas vezes pesadas.

Identificação da empresa

Razão Social: Brasil Comércio de Compensados LTDA ME.

Nome Fantasia: Brasil Madeiras.

Segmento de mercado: Madeira

Endereço: Av. Carlos Lacerda, 1155 JD. Rosana – São Paulo – SP.

Missão: Desenvolver ofertas de produtos de alta qualidade e assim atender com excelência a demanda dos clientes.

Visão: Ser referência como melhor opção para seus clientes.

Valores: Responsabilidade social, sustentabilidade, compromisso e inovação.

Análise de Mercado

Clientes (público-alvo): Marceneiros, indústrias de móveis, construtoras, empresas no ramo de embalagens de madeiras e empresas de construção de barcos.

Negociação dos prazos de recebimento: Os pagamentos serão negociados de acordo com o valor da compra e poderão ser feitos da seguinte forma: Dinheiro, Cartão de débito, cartão de crédito (em até 3x) e cheques (para 30 dias) após análise de viabilidade do cheque.

Fornecedores: Duratex, Fibraplac, Masisa, Bonardi, Pinheirão, Pinhal e Berneck, Madepar, Formiline, Renner Sayerlack, São Lucas e Gerdau.

Negociação com fornecedores: Os pagamentos serão feitos em boletos bancários de acordo com negociação com os fornecedores nos prazos aproximados de 30/45/60/75. Assim a empresa terá mais comodidade para trabalhar com seu capital e saldar seus débitos para com seus fornecedores nas datas certas sem atrasos e transtornos, fazendo com que a empresa tenha um bom relacionamento com seus fornecedores.

Análise de ambiente

Concorrentes: há dois concorrentes diretos num raio de 500 metros da empresa. Já se sabe que esses concorrentes trabalham com materiais diversificados do ramo madeireiro e faz muitas promoções de seus produtos, porém perde no atendimento por não ter profissionais bem treinados no atendimento ao cliente e como sabemos hoje as empresas necessitam de um bom atendimento para agregar valores aos seus clientes/consumidores para esses possam sempre preferir seus produtos.

Oportunidades: A empresa possui ótima localização de muito fácil acesso para seus clientes e faz seu atendimento direto com o consumidor e isso facilita na construção de um bom relacionamento empresa-cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (150.4 Kb)   docx (64.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com