TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de Micro e Pequenas empresas

Por:   •  25/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

Empresa Individual (E.I)

A empresa escolhida pra abertura é uma empresa na área alimentícia, seu nome é Spetinho, é uma empresa pequena, que pode levar tanto o nome pessoal do empresário individual, quanto um nome fantasia, pois é uma Empresa Individual - E.I.

Em uma empresa individual, o empresário individual assume o risco de forma pessoal e ilimitada pelas obrigações da empresa, pois nesse tipo de empresa não existe sócios, o empresário comanda só, respondendo com o próprio patrimonial em caso de necessidade para arcar com qualquer risco, falência, que a empresa possa sofrer.

O Dono da empresa individual é chamado de empresário individual, ou como antes da vigência do novo código, que entrou em vigor em 2002, Firma Individual, pois é aquele que exerce em nome próprio uma atividade empresarial. É a pessoa física ou natural, titular da empresa. O patrimônio da pessoa natural e o do empresário individual são os mesmos, logo o titular responderá de forma ilimitada pelas dívidas. O empresário individual poderá optar em ser uma microempresa ou uma empresa de pequeno porte.

Uma vantagem de optar por esse modelo de empresa é que, na empresa individual o empresário atua só, ou seja, terá um controle único do negocio, sem interferência alguma, sem necessidade de está dividindo os lucros, e ainda tem baixos custos para a abertura. A desvantagem é que em caso de falência ou algo do tipo, o empresário não terá ajuda de nenhum sócio, terá que arcar com tudo sem ajuda, pois ele trabalha só.

Referêcias

PLT da disciplina

Sites:

. Acesso em 16 de Março de 2015 ás 10:51

http://www.produzindo.net/empresa-individual-o-que-e-e-como-funciona-para-obter-seu-cnpj/.  Acesso em 16 Março de 2015 ás 9:30

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com