TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de Recursos Humanos

Por:   •  28/8/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.217 Palavras (5 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 5

 

[pic 1] 

  

[pic 2]

ATIVIDADE 01

[pic 3]

  1. O que é Administração de Recursos Humanos? Exemplifique sua resposta.  

É uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. São a área da administração que cuida do suprimento, da manutenção e do desenvolvimento de todo os recursos humanos da empresa. Ela envolve atividades de atrair, manter e desenvolver pessoas nas empresas. Exemplo: A qualidade de vida, a satisfação das necessidades individuais e aos direitos dos empregados a boas condições do trabalho é mais abrangente do que o conceito de clima social, por envolver dimensões institucionais, como assistência à saúde. Se antes os negócios eram negócios e vida pessoal era pessoal, hoje isto mudou, tornando estas dimensões interligadas, sendo necessário conciliar o trabalho e a vida pessoal na filosofia da empresa. Este fato altera as políticas de benefícios, os programas de saúde, os conteúdos de formação dos recursos humanos, passando a incluir temas sobre saúde física e mental, atitudes e valores pessoais, envolvimento e compromisso com o trabalho.

  1. A Administração de Recursos Humanos pode ser vista como uma Função administrativa e como função de assessoria. Qual a justificativa para essa afirmação?  Justifique sua resposta.

Administração de recursos de humanos e uma função administrativa, pois compete a  ele saber selecionar as pessoas para os departamentos corretos ,para que toda a empresa tenha um bom rendimento com o contratado ,caso contrário essa nova aquisição pode não ter o rendimento esperado. Exemplo: A qualidade de vida, a satisfação das necessidades individuais e aos direitos dos empregados a boas condições do trabalho é mais abrangente do que o conceito de clima social, por envolver dimensões institucionais, como assistência à saúde. Se antes os negócios eram negócios e vida pessoal era pessoal, hoje isto mudou, tornando estas dimensões interligadas, sendo necessário conciliar o trabalho e a vida pessoal na filosofia da empresa.

  1. Caracterize as Políticas que formam a VISÃO TRADICIONAL da Administração de Recursos Humanos – (ARH).

A visão tradicional de RH é: Contratar pessoas, valorizar a experiência anterior, zelar pela obediência, elaborar folha de pagamento, representar a organização em órgãos públicos, fiscalizar o comportamento do empregado, fazer cumprir a lei e a ordem desafios, participar de reuniões de negócios e cumprir os papéis designados. E ainda existe essa visão do RH tradicional porque os investidores precisam realmente acreditar que essas mudanças podem dar certo e trazer resultados financeiros favoráveis, os gestores que não se deixem levar por modismo, pois as mudanças devem agregar valor à organização, desta forma, o RH será, além de um agente de mudança, e será muito mais fácil de convencer os investidores que o novo modelo de gestão pode trazer novos e melhores resultados.

  1. Quanto à prática da Administração de recursos Humanos, há uma diferença entre os tipos de organizações: pequena, média e grande empresa. Caracterize essa diferença.

 

Pequena empresa: as práticas e as políticas são desenvolvidas pelo dono, pelo empresário, que tem atitudes paternalistas em relação à gestão de pessoas.

Média empresa: as práticas e as políticas de recursos humanos, em alguns casos, são desenvolvidas por um departamento específico ou por um profissional de recursos humanos. Existe um médio distanciamento entre o dono e as pessoas na empresa.

Grande empresa: as práticas e as políticas de recursos humanos são altamente especializadas. São desenvolvidas por profissionais especializados, ou seja, uma assessoria. A empresa já possui um grande número de empregados e a distância entre o dono é muito grande.

  1. Caracterize a Visão TRADICIONAL, INOVADORA e ESTRATÉGICA da ARH.  

 Visão tradicional da ARH: Administração de Recursos Humanos como um setor, uma estrutura de controle e intra-orientada para os interesses organizacionais e responsável pela execução de atividades tradicionais.

Visão inovadora da ARH: Administração de Recursos Humanos como uma função de orientação aos gerentes, pelo planejamento, pela aplicação, pelo desenvolvimento e pela efetivação das políticas de recursos humanos.

Visão estratégica de ARH: Administração de Recursos Humanos é uma unidade de negócio na empresa considerada como um centro de lucro que deve buscar satisfazer as necessidades internas, para que a organização seja capaz de alcançar os seus objetivos por meio de seu contingente recursos humanos.

[pic 4]

ATIVIDADE 02

[pic 5]

 

[pic 6] 

  1. O que é uma organização empresarial? caracterize sua resposta;  

Organização empresarial é um sistema administrado projetado e operado para atingir determinado conjunto de objetivos pré-determinado com eficácia, utilizando diversos meios e recursos disponíveis, liderados ou não por alguém com funções de planejar, organizar, liderar e controlar. É caracterizado por um sistema de partes interdependentes, que processa insumos, tais como matérias-primas e produtos, denominados de recursos. As organizações que executam quase todas as atividades na sociedade moderna são exemplos de organização empresarial. As organizações complexas representam um dos elementos mais importantes da sociedade atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (236.9 Kb)   docx (91.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com