TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de Recursos Humanos

Por:   •  22/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.139 Palavras (9 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 9

FEAD – FACULDADE DE ESTUDOS ADMINISTRATIVOS

Jorge T. Brandão Júnior (556721)

A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA NA GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES

Belo Horizonte - MG

2015

FEAD – FACULDADE DE ESTUDOS ADMINISTRATIVOS

Jorge T. Brandão Júnior (556721)

A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA NA GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES

Trabalho Apresentado à disciplina Administração de Recursos Humanos II, para obtenção de créditos de aprovação no curso de Administração da FEAD – Faculdade de Estudos Administrativos.

Tutora: Juliana Pennafirme Luz Wilke

Belo Horizonte - MG

2015

A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA NA GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES

RESUMO: Este trabalho vem para demonstrar as formas de Liderança e sua participação atual no mercado, com o auxilio assistido da Gestão de Pessoas para o desenvolvimento do individuo e das organizações. A crescente necessidade de lideres envolvidos e compromissados com o grupo, tem trago cada vez mais para as empresas os resultados efetivos que tanto buscam no mercado.

Palavras-chaves: Gestão Organizacional, Liderança, Relações humanas, Tipos de Líder.


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        CONCEITO DE LIDERANÇA        

2.1.        TEORIA CLASSICA X TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS        

2.2.        MODELOS DE LIDERANÇA        

3.        TEORIAS SOBRE LIDERANÇA        

4.        LIDERANÇA EM GESTÃO ORGANIZACIONAL        

5.        O PAPEL DO LIDER        

6.        CONCLUSÃO        

7.        REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

Com a crescente vontade de atender as necessidades dos trabalhadores, as organizações têm praticado cada vez mais políticas de benefícios, melhorias e relacionamentos mais humanizados. Quebrando antigos paradigmas onde as atividades entre as empresas e os trabalhadores eram maçantes e funcionavam de forma mecânica. As organizações perceberam, ao longo do tempo, que umas das estratégias encontradas na Administração de Recursos Humanos, é justamente trabalhar o capital humano. A diferença está nas pessoas, e este recurso, não pertence às organizações e sim a cada indivíduo. Atualmente tem se visto cada vez mais que as organizações têm se, preocupado cada vez mais em dinamizar este relacionamento. Toda empresa de pequeno, médio ou de grande porte têm em sua lista de colaboradores pelo menos um líder, uma pessoa que serve como referência para os demais daquele grupo. Contribui de forma significativa e muitas das vezes sistêmica também.


  1. CONCEITO DE LIDERANÇA

O conceito de liderança é visto como uma forma de influenciar um grupo ou equipe de pessoas, com a responsabilidade de movê-las para um objetivo comum de uma organização. Liderança é a influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos (Tannenbaum e Weschler 1970).

A liderança vem sendo estudada por especialistas no assunto há bastante tempo, porém nos últimos tempos, até por uma questão de sobrevivência organizacional em um mundo cada vez mais globalizado, é que este tema vem sendo mais utilizado e aperfeiçoado. Para Fiedler (1967),

“A preocupação com a liderança é tão antiga quanto a história escrita: A república de Platão constitui um bom exemplo dessas preocupações iniciais ao falar da adequada educação e treinamento dos líderes políticos, assim como da grande parte dos filósofos políticos que desde essa época procuraram lidar com esse problema”

Para HOLLANDER (1978) A liderança envolve um relacionamento de influencia que visa o atendimento de mútuos objetivos, sendo assim a liderança não é apenas o cargo de líder, mas também o esforço e cooperação de todas as partes envolvidas.

O efeito de liderar requer uma importância muito grande dentro das organizações, que são movidas por propósitos, e tem metas e objetivos a serem alcançados. Para que se alcancem com eficiência e eficácia os objetivos organizacionais, os lideres devem saber lidar com as mais diversas situações, pois as organizações são compostas de pessoas, com características diferentes e que agem diferentemente em determinadas situações.

O trabalho da liderança nas organizações deve ser impulsionado através de um trabalho sério feito com pessoas, onde o líder aponta para uma direção, e os liderados devem entender a importância de se estar tomando determinado rumo.  

  1. TEORIA CLASSICA X TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

A Teoria Clássica teve uma postura mais centrada com relação à liderança, e sua importância para o desenvolvimento das organizações. Por ser um tema de pouco interesse para a época, os autores enfatizam somente como tema liderança o papel da autoridade formal. O líder do grupo seria somente aquele chefe imediato dentro da hierarquia da empresa.

A Teoria das Relações Humanas vem para demonstrar a importância do individuo no grupo, sua participação em melhorias, sugestões, desenvolvimento e até mesmo influenciando os demais de forma positiva aos olhos da organização ou negativo vendo do ponto de vista que ele pode incentivar um ambiente sem motivação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (127.6 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com