TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de Recursos Humanos

Por:   •  28/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.380 Palavras (10 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 10

Sumário

1 - Introdução 3

2 - Os Novos Desafios da Gestão de Pessoas 4

2.1 - Tempos Modernos e a Moderna Gestão de Pessoas 5

3 - Agregando Pessoas. Aplicando Pessoas 7

3.1 - Empresa: Folhamatic Tecnologia em Sistemas S/c Ltda. 7

4 - Conclusão 11

5 - Bibliografia 12

6 - Anexo 13

6.1 - Questionário orientador 13

1 - Introdução

O tema que será abordado é o desafio da gestão de pessoas, mostrando como uma organização pode ajudar seus colaboradores a terem sucesso na vida profissional dentro da empresa, tendo competitividade no recrutamento e seleção de pessoas. Iremos distinguir também a maneira como as empresas agiam e recrutavam colaboradores antigamente e nos dias de hoje.

O objetivo é mostrar como a gestão de competências está se destacando cada vez mais nas organizações, ajudando as mesmas a se reerguerem, ou até mesmo, melhorar ou manter seu nível de confiabilidade, qualidade perante seus colaboradores, clientes e comunidade.

Será abordada também uma entrevista com o gestor da empresa Folhamatic Tecnologia em Sistemas S/c Ltda, para saber o que se espera de um colaborador nos dias atuais.

2 - Os Novos Desafios da Gestão de Pessoas

Gestão de pessoas pode ser vista de várias maneiras pelos autores, sendo assim o conceito geral de desafios de gestão de pessoas é visto de duas formas: no conjunto político onde são necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados às pessoas, tem como função treinamentos, avaliação e remuneração dos empregados. E a outra forma é o ARH, conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações, sua principal função está voltada a treinamentos, desenvolvimento, motivação e manutenção dos empregados.

Ultimamente, as empresas estão mudando seus conceitos, ao invés de investir direto nos clientes estão atendendo mais as necessidades dos seus colaboradores para que este atendimento seja mais satisfatório. Na maioria das vezes, passa-se mais tempo na empresa do que com os familiares e desse modo a gestão de pessoas começa a agir baseando se em três aspectos:

As pessoas como seres humanos observando seu lado pessoal;

As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais que se importam e se compromete com a empresa superando desafios e mantendo uma relação constante;

As pessoas como parceiras da organização também se dedicam a empresa oferecendo esforços e conhecimentos, porém neste momento com uma visão voltada para obtenção de retorno ''salário'', não deixando também de se comprometer e se responsabilizar suas tarefas na empresa;

O objetivo da gestão de pessoas é o crescimento da organização ajudando na competitividade, proporcionando aos empregados conhecimento, treinamentos para que os mesmos estejam sempre bem motivados, satisfeitos e atualizados. Se preocupando sempre com a qualidade de vida e políticas éticas, mantendo um comportamento sociável e responsável.

Nos processos básicos da gestão de pessoas envolvem se alguns:

• O processo de agregar pessoas onde inclui novos colaboradores dentro do empreendimento;

• O Processo de modelar as pessoas, determinando as atividades qual o colaborador irá exercer de acordo com sua função acompanhando seu desempenho;

• O processo de desenvolvimento onde capacita e desenvolve o colaborador com alguns exemplos práticos de treinamento e reciclagem.

• O processo de manter o colaborador onde induz o mesmo psicologicamente a manter em um ambiente agradável;

• Finalizando o processo de monitorar as pessoas, de acordo com os tópicos passados o complemento de monitorar e ter um feedback do seu trabalho;

Abaixo, há uma situação de como era o trabalho nas empresas de antigamente, baseado no filme “Tempos Modernos”, onde as pessoas eram contratadas por cargo, visando somente à mão de obra e produção.

2.1 - Tempos Modernos e a Moderna Gestão de Pessoas

Trata-se de um filme dos anos 30 que foi feito após a crise de 1929, que causou muitos desempregos, Carlitos (Chaplin), após ser contratado por uma grande empresa que acaba virando líder grevista. O filme foca na produção de linha de montagem e especialização do trabalho é uma crítica a modernidade e ao capitalismo representando a indústria. Assim o grupo percebeu que praticamente não há uma relação com a gestão de pessoas, pois no filme percebe-se que as organizações se atentavam a produção, independente se o funcionário podia produzir tal capacidade ou não, olhavam somente os resultados.

No filme, podemos ver que a única coisa que fazia diferença era produzir cada vez mais, sem até mesmo pensar se o funcionário estava cansado ou com fome, em uma parte se mostra uma máquina que da comida automaticamente para o funcionário para que não seja necessário o mesmo sair de seu posto para a hora do almoço. Não era pensado em contratar funcionário treinado, só era necessária uma indicação, pelo fato de pensar-se somente na produção.

O objetivo da gestão de competências é fazer com que a empresa cresça em sua produtividade, porém em uma visão bem diferenciada do que mostra no filme, a gestão de pessoas estuda várias maneiras para que a empresa não perca a competitividade, tenha sempre colaboradores bem instruídos e motivados, mostrando que não estão ali só para um bem financeiro de ambas as partes, mas também para um bem profissional e pessoal, pensando na qualidade de vida dos colaboradores, pois sem este critério qualquer funcionário perde a motivação para trabalhar. Deve-se lembrar que o ser humano possui personalidades e que em diversos momentos o lado emocional fala mais alto, lembrando sempre que há um equilíbrio entre técnica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com