TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de Recursos Humanos

Por:   •  3/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

Danielle Messias de Barros

Curso Administração de Recursos Humanos

  1. INTRODUÇÃO

Administração Recursos Humanos ou gestão de pessoas, trata da administração de pessoal, ou seja, funcionários que serão admitidos ou demitidos de uma empresa, processo de recrutamento e seleção, composição salarial como salário base, comissões, salário, descontos e férias, capacitação e treinamento, avaliação de desempenho, rescisão de contrato de trabalho.


2.DESENVOLVIMENTO

A administração de Recursos Humanos talvez seja uma das áreas que mais tem sofrido mudanças no ambiente de administração de empresas. Alterações decorrentes dos novos tempos, quando as exigências profissionais não são estáticas, mais estão em constante mutação. Profissionais que param no tempo perdem valor para empresas, e a educação continuada ganha enorme importância. Os profissionais que hoje atuam nas empresas têm, portanto, um perfil muito diferente daqueles de vinte anos.

A administração de Recursos Humanos trata exatamente da gestão de pessoas, desde a contratação até a saída da empresa seja por aposentadoria ou qualquer outro motivo. De todos os recursos de uma empresa percebe-se claramente que os Recursos Humanos são os mais importantes e decisivos para o sucesso da organização são as pessoas que executam as atividades de uma empresa. Uma empresa jamais será forte e competitiva simplesmente porque possui muitos recursos materiais. A administração de RH é tipicamente uma área de suporte ou apoio. Isso significa que e a área responsável pelo provimento de recursos humanos aos diversos departamentos da empresa, atendendo as necessidades especificas de cada departamento.

Sucesso na administração da empresa depende totalmente de uma organização com qualidade, um bom planejamento dentro de cada setor e indispensável.
A parte financeira de uma organização é preciso ser bem administrada, pois a empresa sem um financeiro organizado irá a falência. Os funcionários deveram ser qualificados de acordo com cada função que exercerá, analisar o perfil de cada um para saber qual interesse ele tem, pois investimento em qualificação de funcionários além de qualifica-los e lucro para a empresa e crescimento para ambos.

A estrutura organizacional da área de recursos humanos depende do porte e do tipo de empresa, entre outros fatores. Em empresas de pequeno porte, as áreas que normalmente compõem a administração de Recursos Humanos são quase integralmente terceirizadas. Nas grandes empresas algumas diferenças também podem existir.

3.CONCLUSÃO

Administração de Recursos Humanos cabe, portanto, prover a empresa de pessoas qualificadas e preparadas para suas necessidades. Possui uma grande responsabilidade na formação dos profissionais, e tem o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição e do próprio profissional. Esta é a sua principal missão.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com