TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de Recursos Humanos I

Por:   •  29/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

Governo do Estado do Rio Grande do Norte

Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PROEG

UNIDADE:  Faculdade de Ciências Econômicas - FACEM 

CURSO: Administração

Administração de Recursos Humanos I

Exercício

Responda as questões que seguem com base no filme Escritores da Liberdade:

1 – Que atividades relativas à gestão de pessoas vocês conseguiram identificar no filme? Cite-as mencionando trechos do filme:

Gestão de Pessoas está associada à área da organização que administra um conjunto de indivíduos que participam no decurso do processo econômico, o fato de toda a organização estar baseada em pessoas mostra a importância da área de recursos humanos, pois são as pessoas que definem metas, o desafio das empresas de hoje é administrar bem seus recursos humanos, porque são as pessoas que obtêm e mantêm vantagens competitivas, por isso é preciso saber selecionar e desenvolver seus lideres.

Algumas atividades observadas são o processo de provisão este Significa munir e agregar a organização de pessoas na quantidade e com habilidade necessária para atender à demanda de trabalho exigida. O filme nos mostra que na área da educação é necessária que os profissionais passem por um processo seletivo que os mostrem que eles sejam munidos de muita inteligência para que possam passar bastantes informações para os demais alunos e que se torna necessário um numero de professores capazes de suprir a necessidade de profissionais para a demanda e quantidade de alunos que aquela escola tinha.

O processo de desenvolvimento, este define que as pessoas devem estar preparadas e treinadas para as mudanças no ambiente que podem ocorrer como a escola passou a lecionar aulas para diferentes tipos de alunos, de diferentes raças, culturas, ouve a necessidade dos diretores e professores mudarem a forma de ministrar as aulas.

2 – Mencione o que você conseguiu observar durante a história retratada no filme referente aos elementos da cultura organizacional:

A - O cotidiano do comportamento observável:

O filme abordou uma relação social, na qual uma escola era um ponto de encontro de diferentes tipos de pessoas das mais variadas culturas e raças onde teriam que conviver juntos mesmo que por um pouco tempo. Como a escola mantinha uma integração de diferentes tipos de pessoas deu para notar que a forma de falar, os gestos iriam mudando conforme o grupo, por exemplo, os negros que frequentava a escola eles utilizavam uma forma de falar usando gírias que vinham do gueto, já alguns asiáticos já eram mais tímidos, eles não se comunicavam muito. Sempre na hora do intervalo é possível notar que os alunos se reuniam no pátio da escola sempre mantendo o limite das “fronteiras” no qual se alguém desobedecesse poderia ocorrer uma confusão.

B - As normas:

Cada aluno tinha o seu determinado grupo no qual participavam, e esses grupos criavam politicas e normas no qual os demais alunos em que os cercavam deveriam respeitar, alguns desses grupos eram compostos por patricinhas, outros eram até mesmo gangues. Sempre na hora do intervalo é possível notar que os alunos se reuniam no pátio da escola sempre mantendo o limite das “fronteiras” no qual se alguém desobedecesse poderia ocorrer uma confusão.

C - Os valores dominantes:

Cada organização define as suas normas, a sua ética, a forma de como vai tratar cada pessoa que compõem a instituição. Só que se pode observar é que a escola ela tinha certo preconceito com relação a alguns alunos como mostra a cena em que a professora percebe que a própria escola excluiu os alunos e que algumas salas continham recursos modernos, menos a que ela iria lecionar devido às dificuldades de seus alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (136.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com