TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de Recursos Humanos e Seus Subsistemas

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.055 Palavras (9 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 9

Sumário

INTRODUÇÃO................................................................................................................................... 3

O ENFOQUE SISTÊMICO NO SETOR DE RECURSOS HUMANOS ........................................ 4

SISTEMA DA ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS .................................................. 6

SUPRIMENTOS ............................................................................................................................ 7

APLICAÇÕES ................................................................................................................................ 8

MANUTENÇÕES ........................................................................................................................... 9

CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ................................................................................ 10

AVALIAÇÃO E CONTROLE ....................................................................................................... 11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .............................................................................................. 12

3

INTRODUÇÃO

É imprescindível dizer que a maneira de gerenciar uma companhia muda constantemente. Isso ocorre por diversos fatores que, a cada dia, se manifesta fazendo com que o líder saiba contornar essas situações, como exemplo podem ser citados o esgotamento de recursos naturais, educação, transportes, personalidades de seus colaboradores e outros aspectos que fazem com que os administradores analisem cada situação por si mesma, e saiba tomar as melhores decisões para elas.

Para que os administradores possam tomar as melhores decisões eles levam em consideração a complexidade da situação e para enfrentar tais complexidades usam uma ferramenta da qual é chamada de “enfoque sistêmico”. Segundo LORENZO (2011), o enfoque sistêmico possui como principal objetivo entender a diversidade das causas dos problemas e organizar soluções para tais adversidades.

Na área de Recursos Humanos esse enfoque sistêmico tem a principal meta seguir um sistema de adequação aos colaboradores que ali trabalham, isso traz uma modernidade à empresa e as atividades ali executadas ficam mais restritas à rotinas trabalhistas e disciplinares.

A ideia foi sendo aprimorada e, ao notar que apenas uma ramificação não seria suficiente para suprir todas as soluções foram criados cinco subsistemas, desenvolvidos por Antonio Carlos Gil (1994), determinados como: Suprimento, Aplicação, Manutenção, Capacitação e Desenvolvimento, e Avaliação e Controle.

Cada subsistema possui um enfoque principal, porém todos eles trabalham por um mesmo princípio: A integração do colaborador e o aumento de sua produtividade.

4

O ENFOQUE SISTÊMICO NO SETOR DE RECURSOS HUMANOS

A administração de Recursos Humanos (ARH) é um ramo da Administração que tem por principal enfoque o envolvimento de toda e qualquer ação de integralização do colaborador e seu aumento de produtividade.

Segundo LORENZO (2011), alguns aspectos fazem com que determinadas situações se elevem e fiquem com uma complexidade muito maior, isso faz com que seja necessário que o administrador possua uma maior flexibilidade para solucionar o problema.

Pode-se dizer que a Administração de Recursos Humanos, possui uma característica acentuada: “O apadrinhamento de um Enfoque Sistêmico” (ferramenta introduzida neste meio por quebrar os paradigmas que existiam sobre este setor), essa ferramenta traz a definição de que as empresas, ao possuir o setor de Recursos Humanos devem manter uma gestão sistêmica de seu pessoal, ao invés da concepção de que as atividades desse setor deveriam ser privativas somente a rotina disciplinar e trabalhista (paradigma existente até aquele momento).

Ao incorporar ao setor o enfoque sistêmico, a empresa começa a possuir algumas características específicas, das quais pode-se destacar:

1) Interdependência das Partes: Esta característica proporciona o reconhecimento de cada subsistema como sendo único, porém para que eles funcionem perfeitamente eles necessitam de um feedback (avaliação de resultados) de todos os outros subsistemas.

2) Ênfase no Processo: Característica que possibilita a compreensão da empresa como imóvel, porém algo que está em constantes alterações em seu processo.

3) Probabilismo: Apesar de ele não ser visto com uma certeza absoluta na companhia, ele possibilita uma perfeita coerência com o enfoque utilizado nas ciências humanas.

Figura 1 – Enfoque Sistêmico na Administração.

5

4) Multidisciplinaridade: Mostra a importância de contribuições como por exemplo da Psicologia, Sociologia e Economia para o setor. Quando a equipe dos Recursos Humanos é formada por um número grande de pessoas, possui a tendência uma formação diferenciada, visando sempre o melhor de cada colaborador e também um bem comum: o melhoramento do setor.

5) Concepção Multicausal: Os fatos que ocorrem com os indivíduos e aos grupos tendem a ser observados a partir dos princípios de variados fatores, o que pode facilitar ou ocasionar uma interferência na compreensão de tais ocorrências, pois os princípios possuem uma oposição direta com as posturas tradicionais, onde o episódio era observado a partir de um ponto único.

6) Caráter Descritivo: Procura a compreensão, primeiramente, dos fatos ocorridos, porém não interfere, mas sim deixa que as partes envolvidas escolham os objetivos e procedimentos, enquanto a companhia tradicional se preocupa com o que deve ser feito.

7) Caráter Multimotivacional: O colaborador poderá ser motivado não apenas por motivos financeiros, mas sim da relação profissional ou da busca de status. Isto mostra que o ser humano não busca somente um aspecto motivacional.

8) Participação: Possui um foco naqueles que operam nos subsistemas. As decisões referentes a uma determinada situação de código de pessoal só será possível quando forem ouvidos os feedbacks dos subsistemas: “Seleção”, “Treinamento” e “Cargos e Salários”.

9) Abertura: Possibilidade de saber se adequar às mudanças decorrentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com