TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de marketing no Brasil

Por:   •  14/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

Administração de Marketing no Brasil

Em 1925, as empresas tinham atenção apenas com a qualidade de seus produtos. O marketing não existia porque não havia preocupação com a venda.  Tudo o que era produzido era vendido, portanto, o marketing era desnecessário, más nos dias atuais, com o aumento da concorrência, as organizações devem fazer bom uso do marketing para conseguir se sustentar no mercado.

O marketing é uma ferramenta criada nos Estados Unidos na década de 1940 e até hoje os americanos são os melhores nesta área. Eles utilizam a teoria e prática, primeiro fazem acontecer, depois mostram como foi feito e os resultados obtidos. No Brasil os marketeiros ainda são teóricos.

Segundo Porter, é muito difícil conseguir obter simultaneamente vantagens de custo e de diferenciação. Um equívoco porque em algumas situações é possível a empresa alcançar o sucesso se diferenciando dos concorrentes e liderando os custos ao mesmo tempo ou as empresas adotarem mais de um foco mercadológico.

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em 2002, aponta que os brasileiros valorizam o que vem do exterior, pelo fato de os produtos nacionais, em uma época, terem sido considerados de qualidade duvidosa, no entanto,  passou-se a acreditar que os produtos de outros países são  melhores do que os nacionais, sendo que temos excelentes produtos de qualidade sendo ofertados no Brasil.

Contudo, atualmente o marketing é indispensável para que as organizações consigam se manter no mercado. É importante os marqueteiros brasileiros passarem a utilizar a teoria aliada a prática na área de marketing, ao invés de permanecer só na teoria. É possível as organizações conseguirem vantagem competitiva em relação aos concorrentes com baixo custo e diferenciação no mercado ao mesmo tempo. A desvalorização pelos produtos do Brasil acontece pelo fato de ter havido uma época em que se acreditava que os produtos de outros países eram melhores do que os mesmos do Brasil e isso vem se acontecendo até hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com