TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de mercado

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.114 Palavras (9 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 9

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Administração

Unidade de Ensino: Universidade Anhanguera Uniderp

Nome

Kleicymara Chamorro de Oliveira

RA

5995334092

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Nome da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Administração

Unidade de Ensino: Universidade Anhanguera Uniderp

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 5]

INTRODUÇÃO

A ética é um dos valores mais importantes e necessários, tanto no cenário pessoal quanto no profissional, é um valor moral que obrigatoriamente precisa estar presente em todas as ações do dia a dia de qualquer pessoa demonstrando honestidade. O assunto que vamos tratar neste trabalho é delicado, pois toca exatamente neste quesito honestidade na política da estatal Petrobras.

Pelo o que se tem observado no cenário político na atualidade, é nítido que esse pilar tão importante da sociedade está extremamente abalado. Com toda essa corrupção vindo á tona, se torna do conhecimento dos brasileiros pelas investigações da operação Lava Jato da Polícia Federal que isso não é de hoje e que nos últimos anos isso se agravou.

A fim de expor uma ideia de comparação entre os valores do Petróleo Brasil S/A com as de um profissional que não se encaixa ao perfil da empresa, o objetivo é mostrar o impacto negativo que esse profissional contrário pode causar na empresa como um todo, e os impactos no desempenho do colaborador e nos resultados da organização.

        

ANÁLISE DA EMPRESA PETROBRAS S.A

A Petrobras é uma empresa de capital aberto onde a maior parte das ações pertence à União (Tesouro Nacional). Suas atividades são ligadas em vários setores como: bicombustível, gás natural, exploração e produção, petroquímica, refino, transporte, energia elétrica, distribuição de derivados, transporte. A Petrobras está presente em 18 países sendo líder no ramo petrolífero.

Seus valores são: Desenvolvimento sustentável, Integração, resultados, prontidão para mudanças, empreendedorismo, inovação, ética, transparência, respeito á vida, diversidade humana e cultural, pessoas. São com essas diretrizes que a Petrobras é administrada.

Com todos os acontecimentos na política brasileira, nem a principal estatal brasileira escapou dos esquemas para desvios de dinheiro. Na mão de pessoas totalmente despreparadas ou neste caso, preparadas até demais, e sem nenhum valor ético e moral, a situação chegou aonde chegou. Rombo de bilhões de reais foi detectado durante a operação Lava Jato da Polícia Federal iniciada em 2014. Apesar de todo o escândalo causado pelo envolvimento de diretores da Petrobras na corrupção, isso não atingiu os jovens brasileiros deixando a empresa entre as três empresas mais cobiçada para se trabalhar.

Com a descoberta dos esquemas dentro da organização, e com bilhões a menos no caixa em 2015, foi anunciado o fechamento de diversas refinarias pelo país e o cancelamento de algumas obras causou a demissão em massa de trabalhadores de vários setores.

Apesar de tudo a Petrobras é um orgulho do povo brasileiro, e possui uma trajetória de 63 anos, com altos investimentos em pesquisas e desenvolvimento, descobertas de camadas de petróleo em vários lugares do país, incluindo o pré-sal e o patrocínio em várias ações sociais de diversos segmentos pelo Brasil.

PERFIL DESTOANTE DO FUNCIONÁRIO

        Mapeamento de um perfil destoante de um funcionário em relação ás crenças e valores da empresa. Segue abaixo a tabela.

TABELA COM PERFIL DESTOANTE DE PROFISSIONAL

Crenças e valores da empresa

Crenças e valores do profissional que sejam destoantes das crenças e dos valores da empresa

Desenvolvimento sustentável: contribuir com o resultado econômico e social para um ambiente saudável onde atua.

Liberdade: agir pela própria vontade, utiliza o livre arbítrio com maestria.

Integração: Estar integrado como um todo, para melhorar as ações e tomada de decisões.

Sofismo: Procura induzir ao erro, demonstrando certa verdade no que foi apresentado, mas com o objetivo de enganar.

Resultados: Busca criação de valor, tem disciplina e controle de custos, valorização da equipe.

Oportunismo: Se aproveita de uma situação para tirar algum proveito

Prontidão para mudanças: Sempre prontos para mudanças desde que seja para um âmbito positivo.

Egoísmo: Olha apenas para suas opiniões, necessidades e despreza as necessidades dos demais.

Empreendedorismo e inovação: Supera desafios, busca soluções inovadoras e tecnológicas para alcançar os objetivos estratégicos.

Falsidade: Tudo o que é contrário a verdade.

Na atualidade são nítidos os valores e os ideais de cada pessoa, isso se torna mais nítido ainda no ambiente profissional onde você é observado a todo o momento e como é a sua atitude á frente de determinadas situações, é aí onde se torna evidente os valores.

        Os profissionais hoje pesquisam tudo sobre uma organização antes de tentar concorrer alguma vaga, exatamente no intuito de se identificar com a empresa, seu ramo e seus valores e crenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (165 Kb)   docx (346 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com