TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de micro e pequena empresa

Por:   •  31/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.539 Palavras (11 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 11

Sumário

1- INTRODUÇÃO 4

2- APRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE ESCOLHIDA 5

3- APRESENTAÇÃO FISÍCA E TRIBUTARIAS 5

4- EXIGÊNCIAS LEGAIS E ESPECÍFICAS......................................................................................................6

5- MERCADO 8

6– LOCALIZAÇÃO 9

7- PLANEJAMENTO FINANCEIRO 10

7.1 APLICAÇÃO DO RECURSO............................................................................................................11

7.2 Retorno.......................................................................................................................................11

8- LUCRATIVIDADE E RENTABILIDADE 12

8.1 Lucratividade ........................................................................................................................12

8.2 Rentabilidade...............................................................................................................................13

9- CONCLUSÃO 14

10- REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 15

1- INTRODUÇÃO

O Desafio Profissional é um dos trabalhos realizados pelo curso de Administração da Universidade Anhanguera, que tem como objetivo colocar em prática os conteúdos das disciplinas estudadas no semestre do 7º período.

O tema abordado por esse desafio trata-se da possível abertura de uma empresa no ramo de consultoria empresarial.

Frente às rápidas mudanças no cenário econômico que nosso país tem enfrentado, as empresas e seus administradores se vêm obrigados a adotar ou desenvolver ferramentas que os ajudem a sobreviver e a se adaptar a esse novo contexto.

A aplicação desse projeto considera os dois lados interessados no assunto: de um lado a empresa que presta os serviços e, de outro, a empresa cliente que contrata os serviços de consultoria.

Consultoria empresarial é um serviço fornecido por empresas especializadas por profissionais capacitados para diagnosticar ou formular soluções acerca de um assunto ou especialidade.

Nesse estudo será abordada toda estrutura de um projeto, e seu possível fracasso.

As perspectivas do projeto é garantir que todos os envolvidos entendam claramente o objetivo do projeto e as suas responsabilidades; organizar as ações e mobilizar os recursos necessários para chegar ao objetivo final; gerenciar e executar as ações dentro do escopo, prazo, custos e qualidade definida e tratar barreiras e desvios com agilidade.

2- APRESENTAÇÃO DA IDEIA ESCOLHIDA

Com base nos conhecimentos adquiridos no curso de administração por está instituição, e a atual crise econômica que o país está enfrentando, vimos à oportunidade de um negócio na área de consultoria empresarial.

Muitas empresas, principalmente as de pequeno porte, por não terem em sua equipe, profissionais com habilidades especializadas no assunto, são as que mais necessitam do serviço de consultoria empresarial.

Levantaremos informações básicas sobre o assunto, buscando apresentar uma descrição clara de todo os processos de consultoria, a fim de ilustrar de forma mais simples os modelos geralmente propostos pelas bibliografias da área.

3- INFORMAÇÕES FISCAIS E TRIBUTÁRIAS

O segmento de Escritório de Consultoria Empresarial, não poderá optar pelo SIMPLES NACIONAL, instituído pela Lei Complementar nº 123/2006, por ser enquadrar como atividade vedada na Lei nº 123/2006, consolidada pela RCGSN 94/2011.

Por esta razão a empresa será enquadrada na opção tributária Lucro Presumindo.

Lucro Presumindo: É uma forma de tributação simplificada para determinação da base de cálculo do imposto de renda e da CSLL das pessoas jurídicas que não estiverem obrigadas, no ano- calendário, á apuração do lucro real. Nesse regime, a apuração do imposto de Renda e da Contribuição Social é feita trimestralmente.

A base de cálculo para determinação do valor presumindo do IRPJ e da CSLL é de 32% , sobre a receita bruta, para a atividade de escritório de consultoria. Sobre o resultado da base de calculo (Receita Bruta x 32%), aplicam-se as alíquotas de:

IRPJ – 15%, para determinação do IRPJ. Poderá haver um adicional de 10% para a parcela do lucro que exceder o valor de R$ 20.000,00, no mês, ou R$ 60.000,00 no trimestre, uma vez que o valor é apurado trimestralmente;

CSLL – 9%, para determinação da CSLL. Não a adicional de imposto;

PIS – 0,65% para a receita bruta total;

COFINS – 3% para a receita bruta total;

O pagamento será feito mediante a utilização do Documento de Arrecadação de Receitas Federais – DARF sob o código 2089.

4- EXIGÊNCIAS LEGAIS E ESPECÍFICAS

Para a abertura e legalização da empresa, é necessário cumprir algumas exigências, do registro nos seguintes órgãos:

• Junta Comercial: O registro legal de uma empresa é tirado na junta comercial do Estado. Esse passo é equivalente à obtenção de uma certidão de nascimento de uma pessoa física. A partir desse registro, a empresa existe oficialmente.

Para fazer o registro é preciso apresentar o contrato social da empresa; cópia autenticada do RG e CPF de cada sócio; Requerimento padrão; Ficha e cadastro nacional e pagamento de taxas através de DARF.

Contrato Social: documento que pactua as normas de constituição e funcionamento de uma sociedade com fins lucrativos, não anômina.

O contato social deverá indicar com precisão e clareza as atividades a serem desenvolvidas pela sociedade; objetivo da empresa e descrição do aspecto societário e a maneira de integralização das cotas.

De

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (118 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com