TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de produção

Por:   •  21/6/2016  •  Seminário  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  3.881 Visualizações

Página 1 de 2

         [pic 1][pic 2]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE

EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ – IFPI

DIRETORIA DE ENSINO

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

PROFESSOR: ALAN KILSON RIBEIRO ARAÚJO

ATIVIDADE PLATAFORMA

Unidade 04

  1. Como as empresas do tipo product-out e market-in tratam seus fornecedores de matéria-prima?
  2. Como as estratégias de marketing, de finanças e de recursos humanos influenciam na determinação da quantidade a ser produzida?
  3. A funcionalidade de um produto implica, necessariamente, que ele seja ergonômico?
  4. Aponte as relações existentes entre a duração do ciclo de vida dos produtos em geral e o grau de sofisticação do mercado consumidor.
  5. Quais os objetivos da análise de valor? Como se identifica a necessidade de sua aplicação em um determinado produto?

Discuta as soluções dessas questões com seus colegas.

Respostas

  1. As empresas product-out, como desejam vender o que puderem produzir, utilizam as matérias primas necessárias levando em consideração o fator preço, comprando o maior número possível pois o “problema” da venda não é o primordial, sendo esse a tecnologia existente. As empresas market-in procuram, com base no que os consumidores querem, obter as matérias-primas com melhor custo x benefício, pois entende que uma das necessidades atuais do consumidor é a qualidade. As empresas market-in também compram quantidades adequadas à demanda existente.
  2. As estratégias de marketing, finanças e recursos humanos influenciam na quantidade a ser produzida uma vez que englobam as técnicas de projeção de demanda, e a equalização das questões produção, custos, imagem da empresa e clientes.
  3. Não necessariamente. Um produto pode ser funcional sem ser ergonômico e vice-versa. Funcional tem a ver com utilidade, com eficácia, e ergonomia tem a ver com eficiência, com quão fácil de se utilizar o produto é. Exemplo de produtos: funcional e ergonômico – escova de cabelos, escova de dentes; funcional e não ergonômico: processador de alimentos, saca-rolhas; não funcional e ergonômico: caixa de pasta de dentes.
  4. Quanto mais sofisticado o mercado consumidor, mais o ciclo de vida dos produtos se modifica, o que pode ser explicado por alguns fatores: quanto mais sofisticado o mercado, mais qualidade e durabilidade são exigidas do produto, o que leva a um ciclo curto onde a demanda se esgota e não pretende uma recompra; quanto menos sofisticado o mercado, maior o ciclo, pois a necessidade de reposição torna-se maior uma vez que a qualidade não tem tanta relevância; para produtos de consumo ou perecíveis o ciclo de vida no mercado sofisticado é maior quanto maior for a fidelização. Os mercados menos sofisticados costumam ser fiéis à variável preço.

  1. Identificar materiais, tecnologias ou processos mais baratos e que exerçam a mesma função com a mesma ou melhor qualidade. O produto, para ser melhorado, precisa estar em condições de sê-lo, ou seja, precisa oferecer alguma característica que possa ser melhorada. Muitos produtos possuem partes que não têm função, ou seja, podem ser suprimidas, num bom exemplo de engenharia de valor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (209.5 Kb)   docx (775 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com