TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de produção

Por:   •  21/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIDADE DE CARANGOLA

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO

5º PERIODO/ADM

ALUNO: SEBASTIÃO VIEIRA DA SILVA NETO

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO MERCADOLOGICA I

Prof. Altamiro Junior

O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DO PONTO DE VISTA SOCIAL

O estudo do comportamento humano é de extrema importância e relevância nas propostas e ações desenvolvidas pelo Marketing. Dessa forma, não se pode desconsiderar que os fatores sociais, influenciam de forma significativa nas atitudes dos consumidores diante a um produto/serviço ofertado no mercado.

Algumas pessoas, em busca de status e prestigio, dentro de uma sociedade capitalista, redirecionam seu comportamento para adquirem produtos que agregam valor ao nome da marca. Tomemos como exemplo á água mineral "Perrier". A água Perrier, de procedência francesa, foi lançada no ano de 1977, com sucesso nos Estados Unidos. O produto foi posicionado no mercado não somente como uma bebida não alcoólica, mas também como uma possibilidade chique de hidratar-se. Desse modo, Perrier foi destinada as altas classes sociais da população norte-americana e seu preço foi fixado em altos valores. Assim, Perrier foi associado ao esnobismo e implantou ações de marketing, através de anúncios em revistas de alta costura e na mídia televisiva. Sem dúvida, Perrier tornou-se um sucesso comercial nos EUA, porque atingiu as classes mais elevadas.

Por fim, concluímos que este exemplo, mostra que a sociedade dos dias atuais busca além de suas necessidades nos produtos, o valor agregado a marca. Neste caso, o que interessa não é o valor de uso, e sim o valor simbólico. Assim, no âmbito do conceito social, o consumo de certos produtos/serviços, possibilita ao marketing, a observar e identificar o comportamento dos consumidores e suas diferenças sociais, para posteriormente selecionar seu público alvo e aplicar suas estratégias mercadológicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (118.3 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com