TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de produção

Por:   •  13/9/2015  •  Resenha  •  2.607 Palavras (11 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 11

1 PRINCIPAIS CONCEITOS SOBRE ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS  MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Como dizia Henri Fayol  sobre o conceito da administração, administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Nós entendemos que administração envolve três especialidades básicas como pessoal,  material e financeiro.

Evidentemente a uma divisão na Administração Geral de administração  de  material.

E compreendemos no conceito moderno, que  administração de material é uma atividade muito extensa no processo de gestão de todas as  tarefas de suprimentos, transporte e manutenção de material de uma organização, que permite  no seu todo, no planejamento, organização, direção, coordenação e controle de todo processo necessário,  que define a qualidade, aquisição, aguarda, controle e execução dos materiais destinados as tarefas operacionais  de uma organização, que determina a natureza, militar, industrial, comercial ou de serviços.

Também entendemos que Administração de Material tem por um objetivo de:

  • Preços baixos
  • Alto giro de estoques
  • Baixo custo de aquisição e posses
  • Continuidade de suprimento
  • Consistência de qualidade
  • Pouca despesa pessoal
  • Relações favoráveis com os fornecedores
  • Aperfeiçoamento do pessoal
  • Bons registros

Nós também  compreendemos que  atuação da administração de Material está integrada à atividade de logística Empresarial.

 O material podem ser classificação  conforme a necessidade cultural de cada empresa.

A utilização de equipamentos – material de consumo – matéria prima e insumos.

Valor econômico – O prazer de realizar e atender a produção nacional ou internacional, oportunidade de transferir, multiplicidade da empresa.

Valor estratégico – utilização de segurança  nacional, existência ligada a escassez ou abundância de jazidas minerais ou vegetais.

A politica de Material: varia de cada empresa conforme as característica  do contexto.

A padronização: é uma técnica básica da politica em uso nas organizações, assim como o ciclo de material.

A importância sistemática: é um processo em busca de ter o material em vista globalização aumento nas fontes fornecedoras.

Fatores relevantes:  é um processo de controle de material são os transportes, armazenagem e administração de estoques.

Com todas essas informações acima, são necessário que a organização esteja muito bem organizada para obter um objetivo nas suas atividades.

Nós iremos destacar  abaixo algumas providencias  e técnicas que levam a eficiência.

Organização e Métodos – método  administrativo e de produção além do método adequação otimizam  em vice-versa. Ex: reengenharia de otimização de processo.

Qualidade e atendimento e a necessidade do cliente – atende  a mudança cultural da organizacional, aplicando treinamentos adequado por meio de tecnologia individual , assim acabando com a cultura defasada.

Informatização – implantação de ferramentas renováveis para administração e gestão moderna, obtendo  necessidades de informações  dos possíveis custo de investimento em pessoal, instalação de programas e equipamentos.

Nós entendemos que o MARTINS e ALT (2011) nos orienta sobre o conceito de administração dos recursos materiais engloba a sequencia de operações  que tem o seu começo de identificação do fornecedor, na aquisição do bem em seu recebimento,  transporte completo durante o processo produtivo, em seu estoque  de produtos acabando chegando a entrega ao seus clientes.

Recursos administrativos  patrimoniais, os autores mencionados, primeiros conceitos patrimônio, como um conjunto de bens, valores, direitos e obrigações de uma pessoa física ou jurídica, são estudado monetariamente  realizando os seus objetivos sociais.

Tivemos uma percepção que administrar o patrimônio significa gerir  os direitos e obrigações ou de maneira diferente como os ativos e passivos da empresa. Que pode ser apresentado da equação que segue:

Patrimônio liquido = Ativo – Passivo

  1. Importância e relevância de gerir bens e recursos materiais e patrimoniais de uma empresa.

O gerenciamento de materiais é um conceito vital que pode interferir  na redução de custo e no desempenho de um organização de produção quando se entende e executa. É um conceito que envolve a filosofia da empresa.

Para administrar patrimônio permite que a organização mantenha sobre índice e níveis de qualidade que preserva aos seus ativos, com crescente escalada dos custos é importante gerir bens dos seus estoques e seu patrimônio produtivo com máxima eficiência e eficaz.

E a empresa pode se destacar em evolução continua em seus produtos e serviços.

  1. LOGÍSTICA INTEGRADA
  1. Qual melhor forma de administrar o sistema logístico integrado de uma empresa de maneira a controlar e uma complexa rede de fatores, visando a produzir a distribuição dos produtos e serviços para satisfazer os clientes?

Com ensinamento de MARTINS e ALT (2011) a logística é responsável pelo planejamento, operações e controle de todo fluxo de mercadoria, e informações desde a fonte de fornecedora até o consumidor.

MARTINS e ALT nos orientam que para melhor atendimento do sistema integrado de logística, teremos três conceitos importantes.

1) um sistema e uma serie de grupos de tarefas independente, mas que agem sinergicamente que concluem o objetivo.

2) os grupos de atividades são áreas especificas da autuação dentre das empresas deferentes envolvidas no sistemas, melhor ainda o subsistemas especialistas.

3) interfaces são fronteiras as vezes entre os grupos de atividades que permitem o fluxo de informações de materiais de modo sincronizado.

Partindo desses conceitos, iremos definir qual a melhor modo de administrar o sistema logístico integrada de uma empresa, três exemplos que pode se estabelecer:

  1. Oque os clientes desejam
  2. O nível de serviços que os clientes recebem comparando com os dos concorrentes.
  3. Como o serviço da empresa se compara (benchmarking) com os concorrentes direto e indireto do mercado.

Enfim comprar ou desenvolver sistema de informações necessárias para compreender, controlar e otimizar a cadeia de logística com a base do negocio real da empresa aprimorar a evolução da logística e ter uma localização de áreas nas quais que melhoraria os lucros adicionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (101.7 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com