TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de recursos humanos

Por:   •  30/3/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.383 Palavras (18 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE UNIDERP ANHANGUERA

Alunos RA

Trabalho apresentado ao curso de Administração, da disciplina, Administração de Recursos Humanos orientado pela Professora Gislaine Milena Casula Magrini

Belo Horizonte / MG

2014

SUMÁRIO

Introdução------------------------------------------------------------------------------------------04

Conceito Gestão de Pessoas ---------------------------------------------------------------------05

Analise do filme ´´Tempos Modernos ``-------------------------------------------------------06

Gestão em Tempos Modernos e nos dias de hoje--------------------------------------------07

Recrutamento e Seleção de Pessoal------------------------------------------------------------08

Organização escolhida ( Empresa ) -----------------------------------------------------------09

Questionário --------------------------------------------------------------------------------------11

Avaliação de Desempenho ----------------------------------------------------------------------12

Programa de Incentivos --------------------------------------------------------------------------12

Relação entre Empregado e Empregador ------------------------------------------------------13

Higiene e Segurança no Trabalho ---------------------------------------------------------------14

Plano de Ação -------------------------------------------------------------------------------------------14

Conclusão ------------------------------------------------------------------------------------------------16

Referencias Bibliograficas ----------------------------------------------------------------------------17

INTRODUÇÃO

Gestão de Pessoas

O conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações, ela é geral e imprescindível nas organizações, e sua aplicação é variável de acordo com a contingência e situação de cada empresa, podendo alterar pelo modelo de estrutura organizacional adotada.

Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas. A gestão de pessoa é confundida com o setor de Recursos Humanos, porém RH são a técnica e os mecanismos que o profissional utiliza. E gestão de pessoas, tem como objetivo a valorização dos profissionais, o setor de gestão de pessoas possui uma grande responsabilidade na formação dos profissionais que a instituição deseja, com o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição como do próprio profissional.

O capital humano é cada vez mais valorizado pelas organizações, pois elas entenderam que devem oferecer suporte necessário para que essas pessoas desenvolvam novas aptidões e aperfeiçoem características que já possuem. Se as pessoas dentro das organizações tiverem oportunidade de progressão, elas vão poder dar o melhor delas, além de trabalharem animados e dispostos, originando assim resultados positivos para a empresa em questão. Uma boa gestão dos elementos de uma organização causa um crescimento contínuo, onde todos contribuem para um ambiente de eficiência e eficácia. Essa área vem passando por mudanças, uma das grandes transformações foi principalmente na relação de pessoas, pois onde somente o capital econômico era valorizado passou-se para a valorização do capital humano.

Os aspectos fundamentais das mudanças organizacionais foram as, pessoas serem valorizadas como seres humanos, como ativadores inteligentes de recursos organizacionais e como parceiros da empresa capazes de conduzi-la a excelência e ao sucesso. Tem como objetivo administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano, além de agregar, aplicar, recompensar, remunerar. Para total eficácia dos objetivos é necessário que as pessoas sejam tratadas como fontes de sucesso tornando-as elementos básicos na organização, ou seja, agentes ativos no processo organizacional. A gestão de pessoas incluem seis processos dinâmicos interativos, que são: Processos de agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas. Esses processos são um conjunto de atividades estruturadas e destinadas a resultar em um produto especificado para um determinado cliente.

Análise do filme “Tempos Modernos”

O último filme mudo de Chaplin focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome. A sociedade industrial era caracterizada pela produção de linha de montagem. É uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo, pois o operário era engolido pelo poder do capital. Trata também das desigualdades sociais e tornou-se um clássico na história do cinema. Juntamente com O Garoto e O Grande Ditador, Tempos Modernos está entre os filmes mais conhecidos do ator e diretor Charles Chaplin, sendo considerado um marco na história do cinema.

Contexto Histórico

Após a crise de 1929, a produção industrial norte-americana reduziu-se pela metade. A falência atingiu cerca de 130 mil estabelecimentos e 10 mil bancos. Em 1933 o país contava com 17 milhões de desempregados. A luta de classes se radicalizou, crescendo a consciência política e organização do operariado, onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)   pdf (81.4 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com