TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de recursos humanos

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.402 Palavras (6 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 2][pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

[pic 3]

ATIVIDADE 01

  1. Conceitue e Caracterize ARH;

R: ARH não é apenas um conceito, pois suas atividades podem variar de empresa para empresa, sendo assim o conceito mais generalizado para ele ser: uma área da administração que cuida do suprimento, da manutenção e do desenvolvimento de todos os recursos humanos presentes na empresa. Suas características são: Um forte parceiro estratégico para alcançar resultados, especialista administrativo, defensor dos funcionários e agente de mudança e inovação.

  1. Faça uma análise da Visão Tradicional e dos papeis que foram agregados às políticas tradicionais; Qual o impacto dessas políticas no ambiente organizacional; Observe os gráficos na aula, e argumente sua visão;

R: A visão tradicional de RH traz um impacto negativo a empresa, pois a mesma limita o mesmo a trabalhar como se fosse um setor, trabalhando assim como interesse da empresa gerando uma série de dificuldades e desconsiderando assim a dinâmica organizacional e a ação dos membros.

  1. Quais as observações em relação ao perfil, atuação, responsabilidade do ADMINISTRADOR DE RECURSOS HUMANOS? Argumente sua resposta;

R: O profissional de ARH já não é algo mecânico que as empresas procuram, do tipo apenas recrutar e controlar, diante o mercado, ele tem que ser um profissional capaz de desenvolver todas as capacidades existentes nos recursos humanos da empresa, fazendo com que sua necessidade seja cada vez mais notada, afinal o ARH trabalha com o recurso mais precioso existente na empresa: o ser humano.

  1. Comente sobre as Visões a respeito da ARH;

R: As visões de um ARH existem para que seja observado em de qual forma o administrador se encontra exercendo no momento, aonde sempre se procura aprimorar a visão inovadora e estratégica, pois a tradicional limita a sua capacidade a trabalhar apenas como um setor, já a inovadora trata como uma função orientadora aos gerentes e a estratégica aonde se busca satisfazer as necessidades internas através de seus recursos humanos.

ATIVIDADE 02

[pic 4]

  1. O que é um Ambiente? Como ELE se dá ou se caracteriza? Exemplifique sua resposta;

R: Organização empresarial ou comercial que constitui um grupo de pessoas que se juntam com objetivos de produzir ou comercializar produtos ou serviços para alcançar resultados econômicos e sociais. Para o funcionamento dessas organizações é preciso que haja uma hierarquia, um comando, um sistema de produção e que os recursos humanos assumam papéis determinados. Essas organizações possuem missões e objetivos. 
A administração de recursos humanos se divide em diferentes níveis organizacionais (Estratégico, Tático e Operacional).
As organizações são constituições com fins e missões definidos voltados para determinados objetivos. Através das organizações, os recursos humanos atingem seus objetivos de crescimento, as suas necessidades pessoais e fisiológicas. Desenvolvem seus conhecimentos, fazem novas amizades. As organizações geram empregos, geram desenvolvimento aos países. Independente de seu porte, as organizações são essenciais a vida do homem que vive. As organizações tornaram-se um instrumento de desenvolvimento econômico e social. 

  1. A partir leitura da aula, quais os desafios da ARH, frente à diversidade de ambientes organizacionais; Liste os desafios e exemplifique-os;

R: A partir leitura da aula, quais os desafios da ARH, frente à diversidade de ambientes organizacionais; Liste os desafios e exemplifique-os; 
Desenvolver papéis de recursos humanos e criar um RH estratégico e eficiente na organização reúne um conjunto de desafios ao administrador. Leva-se tempo para ser capaz de entender a complexidade do ambiente e também a conhecer todas as necessidades da empresa, portanto, o administrador tem que desenvolver algumas atitudes que são imprescindíveis a sua formação:
1-Ser ético;
2- Ser orientado para resultados;
3- Ser orientado para as necessidades humanas;
4- Ser criativo, inovador e dinâmico;
5- Ser assertivo;
6- Ser curioso e investigar sempre novas técnicas;
7- Ter uma boa rede de relacionamentos interna;
8- Ser u visionário e um planejador;
9- Ser visão orientada e sistema na organização;
10- Desenvolver liderança e ser um líder;
11- Ser u profissional especialista em sua atividade em ação;
12- Ser um coach (treinador).
Sendo assim, por exemplo, o administrador será capaz de:
Trabalhar pelo alinhamento das ações de recursos humanos de todos os sistemas da empresa frente a cultura predominante e aos resultados esperados;
Planejar o processo educacional do empregado para que tenha condições de absorver novas tecnologias e adaptar-se às mudanças do ambiente;
Cumprir o seu papel de ser uma atividade focada para as pessoas para os objetivos organizacionais.

03. A Gestão de Pessoas varia em sua essência de uma organização para outra, de um ambiente para outro. Quais as observações, os motivos para essa realidade? Justifique;

R: Gestão de pessoas é o trabalho que irá proporcionar que todos, dentro da sua empresa, falem a mesma língua e dedique o potencial que você viu neles para a realização do trabalho que você vislumbra.
Para falarmos como se dá este processo é importante entendermos que a evolução dos tempos modificou a visão sobre as pessoas dentro da organização. Antes os funcionários eram tratados como simples recursos, tão frios quanto às máquinas e materiais. Hoje, com um mercado mais dinâmico, em que o conhecimento esta mais acessível a todos, a gestão deste conhecimento coloca as pessoas no poder, o que nos obriga a humanizar o olhar sobre elas. 
A Gestão de pessoas consiste no esforço e no desempenho de cada gestor frente à direção e à coordenação de seu contingente humano para produzir. O gestor de pessoas tem que ser um líder, um parceiro dos negócios, um orientador das pessoas e uma pessoa que provocará mudanças nas pessoas. 
O maior desafio do gestor de pessoas é conciliar interesse organizacional (empresa) com os interesses pessoais (empregados). Cada empresa tem a sua realidade, a sua cultura e os seus objetivos estabelecidos. Cada pessoa (empregado) tem as suas necessidades e os seus interesses. A questão é: Como conciliar esses interesses? Com certeza o princípio de administração de Henry Fayol que diz que o gestor deve subordinar os interesses pessoais aos interesses organizacionais já não faz mais sentido. O trabalhador de hoje é mais consciente mais crítico, mais conhecedor de seus direitos e do espaço que deseja conquistar e ter na organização. 
O primeiro passo para desenvolver um processo de Gestão de Pessoas é a empresa apresentar um posicionamento estratégico claro sobre o que faz, onde deseja chegar e como deseja chegar. Essas três referências, que determinam o futuro, irão direcionar toda e qualquer decisão sobre as pessoas.
O segundo passo é ter uma estrutura organizacional clara e organizada, na qual as pessoas saibam exatamente quais são seus papéis e responsabilidades. Muitas organizações possuem dificuldade em definir estes papéis, deixando muitas ações perdidas, sem dono e sem atenção, acarretando na insatisfação do cliente, que acaba sendo o maior prejudicado.
O terceiro passo é definir o que é necessário para a execução da cada função. Desta forma você terá um mapa claro para os seus colaboradores entenderem no que são bons e onde precisam melhorar. Com esta referência, fica muito mais fácil avaliar de maneira objetiva os acertos e os erros, definindo os pontos exatos a serem corrigidos na função.
Estes são três passos fundamentais para começar a se fazer a Gestão das Pessoas. Sem eles, nada mais pode ser feito com precisão e assertividade. Já com eles, pode-se criar estruturas que permitam avaliar de maneira quantitativa e qualitativa as pessoas, definir ações e estabelecer um processo de melhoria contínua.

                                                                                                                 

 

                                                                                               BOM TRABALHO!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (171.1 Kb)   docx (88.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com