TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de recursos humanos

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

3.2 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

Segundo Milkovich (2000) a administração de Recursos Humanos surgiu apartir do crescimento e da complexidade das tarefas organizacionais, sua origem iniciou-se no século XX, após o forte impacto da Revolução Industrial, seu objetivo era reduzir os conflitos existentes entre os objetivos organizacionais e os objetivos individuais das pessoas.

Apartir de (1950-1990) a industrialização neoclássica passa a ter uma nova mudança com a politilização da classe operaria e os sindicatos começaram a se unir em federações correspondente a cada ramo industrial e começaram então a surgir os conflitos entre proletariado e organização. Com esse novo cenário houve então a necessidade de se ter um profissional capaz de gerenciar as novas situações que surgiam dentro das organizações. Assim as empresas maiores tiveram a necessidade de criar departamento de Relações Industriais, surgindo com isso o conceito de Administração de Recursos Humanos, no entanto o Departamento de Relações Industriais continua sendo o princípio de que as pessoas deviam ser planejadas e administradas a partir das necessidades da organização.

.

Para a administração de Recursos Humanos, entende- se uma série de decisões integradas que formam as relações de trabalho, sua qualidade influencia diretamente a capacidade da organização e de seus empregados em atingir seus objetivos, ainda que as instalações físicas sejam necessárias para a organização, as pessoas os recursos humanos são muito importante.

Para Chiavenatto (1997) a administração de recursos Humanos abrange um conjunto de técnicas e instrumento que permitem atrair, manter e desenvolver talentos humanos. É de grande valia destacar que as organizações vivem em constantes mudanças social, econômica e tecnológica, torna- se fundamental em qualquer empresa, uma administração voltada para a gestão de recursos humanos, visto que a continuidade de sua existência será determinada pela qualidade agregada aos seus produtos ou serviços, tendo com base pessoas motivadas e com alto nível de qualidade pessoal e profissional; fica claro, portanto nesse cenário que o diferencial hoje é o talento humano.

Pode se dizer que o ARH não é uma ferramenta engessada ou uma regra a seguir tudo vai depender da necessidade de cada organização,o ARH não é um fim em si mesmo mas é um meio de alcançar a eficácia e a eficiência para o sucesso da organização por meios das pessoas ao mesmo tempo que elas possam alcançar seus objetivos.

Além dos elementos levados em conta nos vários modelos de planejamento de RH existe inúmeros outros fatores intervenientes  como o elevado índice de rotatividade, de absenteísmo e de acidentes de trabalho, problemas com qualidade dos produtos, desperdício de materiais, baixos salários, condições de trabalhos inadequadas e relações de trabalho insatisfatória ,que na maioria das empresas,é limitada ao comprimento,apenas dos aspectos legais da relação governo,empresa e empregado.

Para superar essas dificuldades as empresas modernas estão investindo em treinamento que levem as pessoas ao autoconhecimento e autodesenvolvimento, buscando uma maior capacidade de trabalho em equipes multidisciplinares, bem como estão adaptando os moveis e as condições dos postos de trabalho visando o conforto e o bem- estar de seus colaboradores.

Segundo Chiavenato (1999) é necessário administrar pessoas de forma ampla, e as organizações precisam se basear em alguns conceitos:

  • Organização
  • Descrição dos cargos
  • Administração de salários
  • Recrutamento
  • Seleção
  • Contratação
  • Integração
  • Treinamento e Desenvolvimento
  • Avaliação de desempenho

Organização

As organizações são formadas por indivíduos  que buscam alcançar  objetivos,que em ação individual isolada não conseguiram alcançar.A corporação entre esses indivíduos é essencial para existência da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com