TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração dos recursos humanos

Por:   •  16/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.735 Palavras (19 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ADMINISTRADOR

PROJETO DE APRENDIZAGEM

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

ALUNOS

BEN HUR MONSON CHAMORRA

DEIVID ALCEU ALVES

INGRID SPECHT WALTER

KELBER DAVID TOZINI

MÁRCIA FORNECK DE MOURA

RODRIGO WEBER VOLZ

PORTO ALEGRE, ABRIL DE 2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

  1. Definição do Problema
  1. Diagnóstico Inicial sobre o Ambiente Externo
  1. Descrição do Cenário Mercadológico
  2. Descrição do Cenário Demográfico
  3. Descrição das Oportunidades de Trabalho
  1. Áreas de Atuação Profissional
  2. Perfil Profissional do Administrador de Recursos humanos
  3. O Problema e o Objetivo de Pesquisa
  1. SÍNTESE DAS DESCOBERTAS

APÊNDICE

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é mapear as oportunidades de trabalho na cidade de Porto Alegre, RS, para assim construir qual é o perfil esperado pelas empresas que procuram profissionais de recursos humanos para fazer parte do seu grupo de colaboradores. Para isto, uma pesquisa foi feita em diversas fontes de recrutamento - sites de agências de emprego, jornais, rede social, site de agência de estágio. A partir desta pesquisa, foi feita uma análise das vagas, e visto quais são os pré-requisitos geralmente exigidos para as vagas. Após a análise, um perfil do profissional é montado para mostrar qual as expectativas das empresas com relação aos candidatos que procuram trabalhar no departamento de recursos humanos das mesmas.

  1. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

A cidade de porto Alegre apresenta um mercado bastante aquecido e competitivo para o profissional de recursos humanos, que encontra possibilidade de colocação em diversos níveis hierárquicos.

Por ser uma cidade que conta com os mais diversos segmentos como indústria, comércio varejista, a oferta de vagas é grande, mas em contra partida a quantidade de candidatos concorrendo às vagas também e nesta “competição”, vence quem estiver mais preparado academicamente falando ou o candidato que tiver mais experiência profissional.

O maior problema encontrado é como conseguir colocação no mercado de trabalho sem posssuir experiência profissional?

Este é um problema que tira o sono de muitos universitários e de profissionais recém formados que sonham em ocupar um bom cargo dentro de uma organização, mas não contam com a experiência profissional como aliada.

  1. DIAGNÓSTICO INICIAL SOBRE O AMBIENTE EXTERNO

O candidato sem experiência que busca no mercado de trabalho de Porto Alegre uma oportunidade de colocação, encontra uma cidade em constante crescimento, que conta com multinacionais e empresas de grande porte, tendo uma alta média mensal de novas vagas disponibilizadas.

A cidade de Porto Alegre por ser uma cidade grande, com uma grande concentração de grandes empresas e por possuir mais oferta de vagas atraí os profissionais da região metropolitana que é formada por 33 municípios que vem em busca de uma colocação.Isso faz com que a competitividade e a quantidade de candidatos por vaga aumente consideravelmente pois só Porto Alegre já conta com 1.450.000 habitantes.

1.1-1.1 DESCRIÇÃO DO CENÁRIO MERCADOLÓGICO

A cidade de Porto Alegre é muito favorável para a área de Gestão de Recursos Humanos, pois é a capital do estado, tendo o maior PIB e concentrando milhares de empresas de todos os portes. Possui grandes empresas multinacionais como GKN (uma das lideres de mercado na America Latina), Gerdau (operação em 14 países), DELL (emprega mais de 106.000  pessoas no mundo) e também empresas de grande porto como Vonpar (líder de mercado no RS e SC) e Empresas Petróleo Ipiranga (gigante distribuidora  de combustíveis).

Com toda essa vasta gama de empresas, oportunidades são o que não faltam em quaisquer que sejam os setores, industrial, comercial, varejista, etc. Em recente pesquisa realizada, Porto Alegre tem uma média mensal de 45 novas vagas na área em todos os níveis, desde estagiários até gerentes.

Porém, quanto maior o numero de oportunidades, maior também é o número de candidatos para essas vagas, vindo inclusive de outras cidades, especialmente da Região Metropolitana (que abrange 33 municípios), o que acaba causando uma desvalorização no mercado, fazendo com que Porto Alegre tenha salários em alguns cargos abaixo da média nacional. Outro desafio para os profissionais formados em administração também é a concorrência cada vez maior com os profissionais da psicologia, que a cada dia ganham mais espaço no mercado de trabalho. Os cursos de graduação em psicologia têm dado uma ênfase maior na psicologia empresarial, e para trabalhar com recrutamento e seleção, mais precisamente com análise psicológica, só pode ser feito por profissional com formação neste curso.

1.1-1.2 DESCRIÇÃO DO CENÁRIO DEMOGRÁFICO

O município de Porto Alegre conta com uma população aproximada de 1.450.000 habitantes, segundo dados do IBGE/2010 o seu PIB per capta é de R$30.524,80. Por ser uma cidade considerada com um bom nível de qualidade de vida, Porto Alegre é um polo de atração para as migrações intermunicipais e interestaduais, e este movimento populacional parece estar associado à busca de trabalho e as maiores possibilidades de estudo e negócios.

Embora possua um parque industrial diversificado, em vista da sua economia dinâmica, da forte e moderna infra-estrutura física e técnico-científica, e da qualificação do mercado de trabalho, Porto Alegre vem mostrando uma tendência para a concentração em atividades do setor terciário, crescendo a indústria do conhecimento, o comércio e os serviços. Há uma especialização em atividades administrativas, técnicas, científicas e assemelhadas. Parte desse fenômeno se deve à concentração na cidade de sedes administrativas de grandes empresas gaúchas, como a Gerdau, a Ipiranga e a Rede Brasil Sul de Comunicações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.1 Kb)   pdf (233.4 Kb)   docx (324.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com