TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração e eetc

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.323 Palavras (10 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]UNIVERSIDADE UNIDERP ANHANGUERA

UNIDADE CAMPINAS 4

CURSO ADMINISTRAÇÃO

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
CONCLUÇÃO
BIBLIOGRAFIA

INTRODUÇÃO

Este trabalho aborda o tema “Programação e Controle da Produção” e tem como objetivo aprofundar o conhecimento na área e, entender os benefícios trazidos pela habilidade de programar e controlar a produção de uma empresa.

A programação e controle da produção têm como seu principal objetivo para as empresas o aumento da produção, organização na logística interna e fazer com que o produto final saia com qualidade e competitividade a um preço de custo baixo.

Toda empresa tem a produção como o coração das atividades, pois é ela quem sustenta todos os demais setores.

O trabalho foi organizado em 4 etapas de estudo e pesquisa sobre os temas abordados. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com diversas pesquisas em sites e livros sobre o tema abordado.

CAMPINAS

OUTUBRO 2014

ETAPA 1

PASSO 1

Os mais relevantes dados, informações e conceitos sobre o Planejamento e Controle da Produção são:

Permite a continuidade dos processos produtivos na indústria. Controla a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos. Em resumo, o PCP trata dados de diversas áreas, transforma-os em informações, suporta à produção para que o produto seja entregue na data e quantidade solicitada.

PASSO 2

A Administração, como cérebro de uma empresa, necessita que os setores diversos, trabalhem sincronizadamente, interligando assim, todo esse corpo, onde é importante que toda essa forma de planejar e controlar a produção sendo o coração da empresa, seja facilmente entendidos e remanejados pelo setor da administração.

PASSO3

Resumindo, a programação e controle daprodução, considerada a função principal de uma empresa, ou organização, deve contribuir, tornando suas operações mais modernas, confiáveis e eficazes.

Sua atuação deve ser operacional e estratégica, na medida em que possa prover os meios para obtenção de vantagens competitivas e sustentáveis.

Atualmente, a visão de uma unidade de produção, deve se expandir de uma forma de atuaçãoapenas local, para um novo cenário de globalização, onde nascem as novas redes de suplementos, em outras palavras, são produções mais complexas e flexíveis que atendem um mercado a longo alcance.

PASSO 4

Sobre as analises feita por nosso grupo, concluímos que uma empresa, se inicia do planejamento de uma linha de produção, pois, a mesma, é o fator principal da empresa, é com a produção que surgem os demais setores, que na verdade auxiliam o bom andamento da produção.

Não basta apenas planejar e produzir, é necessário ter o controle dessa produção, sendo assim, sabemos se os estoques estão cheios, ou se a demanda de mercado requer uma novo reforço para uma temporada sazonal por exemplo.

Com esses conceitos formados, a empresa consegue produzir com um custo baixo, ter uma logística pratica eficaz e eficiente, tendo seus clientes fidelizados, e uma saúde financeira equilibrada para permanecer estável, ou de preferência evoluir e modernizar suas linhas de produção e produzir cada vez mais produtos inovadores.

ETAPA 2

PASSO 1

Nos dias atuais, houve grandes mudanças adotadas nas diversas conceituadas linha de produção de todo mundo.Deixou-se de produzir escalas em massa, e surgiu um novo cenário, ou seja, um cenário mais flexível de produção, onde a produção são programadas conforme a necessidade de mercado, ou conforme as novas tendências que se inovam a prazos cada vez mais curtos.

Com esse novo cenário, as linhas de produção passaram a manter seus estoques, cada vez menores, sendo assim, os produtos tem vida útil no mercado cada vez mais baixos, devido a lançamentos de novos produtos cada vez mais freqüentes.

Outra mudança considerável são a qualidade e competitividade desse produto, pois o mercado se tornou em um balcão de ofertas, onde há muita concorrência, e para que uma empresa se mantenha nesse novo mercado, é preciso acima de tudo ter custo baixo, com qualidade e eficácia até que esse produto chegue à mão de seus clientes.

Novos métodos de fidelização também surgiram, essa é uma forma usada pelas empresas para que os clientes, que sentirem necessidades de novos produtos, procurem a mesma empresa ao qual já adquiriu seu produto.  Alguns desses métodos de fidelização são focados em cadastro, para comunicado de novas ofertas ou promoção por meio de emai’s, correspondência, e até descontos especiais para cliente já cadastrados. Algumas concessionárias de veículos, por exemplo, oferecem valores auto estimados em veículos usados para clientes que irão adquirir carros de versões mais modernas em caso de veiculo da mesma marca da montadora que a concessionária trabalha, outras lojas adotam cartão com descontosespeciais, empresa de celulares oferecem bônus em forma de créditos entre outros métodos de fidelização.

PASSO 2

As decisões do sistema de PPCP acontecem em diferentes horizontes de tempo e períodos de replanejamento, bem como relevam diferentes níveis de agregação da informação.

Essas decisões podem ser classificadas em três níveis - planejamento de longo, médio e curto prazo - e controle.

Este conceito está relacionado ao chamado planejamento hierárquico da produção, uma metodologia que propõe desintegrar o problema do planejamento da produção de larga escala em subproblemas menores, resolvendo-os sequencialmente - do maior horizonte de tempo para o menor, e interativamente, as decisões nas hierarquias superiores são restrições aos problemas seguintes, bem como são realimentadas por estes.

PASSO 3

Os sistemas mais recentes de controle de produção com capacidade finita têm como objetivo, nada mais, que, auxiliar no que se diz respeito a produzir com equilíbrio total, desde a compra dos insumos e matérias primas, até a quantidade de pessoal que irá realizar a mão de obra, incluindo também, controles para logística interna, como espaço de armazenagem, controle de expedição e tempo de entrega.

Os programas de PPCP integram toda essa tramitação, antes mesmos que os pedidos cheguem até a linha de produção, com apenas o pedido liberado pela carteira de clientes, já é possível custear, verificar a quantidade de insumos a serem comprada, mão de obra, tempo de produção entre outros fatores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com