TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração e sistemas de informação

Por:   •  22/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.440 Palavras (6 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

GABRIELA

JESSICA

MARCELA

THAMIRES

O QUE VAI MUDAR MAIS NA FORMA DE FAZER NEGÓCIO?

COMO A COMPANHIA INOVA

NOVA IGUAÇU

SETEMBRO DE 2015

O que vai mais mudar na forma de fazer negócio? Como a companhia inova!

Todos falam em fazer negócios, mas esquecem do que realmente o que significa negócio, que é qualquer produto ou qualquer tipo de serviço que uma determinada organização oferece para qualquer cliente ou mercado (Maximiano, 2005).

Partindo desse pressuposto, chega-se ao ponto chave deste trabalho acadêmico “o que vai mais mudar na forma de fazer negócio?”. A grande e maçante tecnologia imposta no dia – a – dia faz com que as organizações de uma maneira geral esteja sempre se atualizando para que não se tornem obsoletas e perderem seu lugar no mercado.

Inovar, palavra esta originada do latim INNOVARE, “renovar, mudar”, de IN-, “em”, mais NOVUS, “novo, recente”. Com seu conceito bem variado, a palavra inovação pode ser entendida como exploração de novas ideias, com a capacidade de agregar aos produtos e serviços de uma empresa, sendo extremamente importante, uma vez que elas permitem que o acesso a novos conhecimentos, novos mercados, novas parcerias, aumentando assim o valor de suas marcas e suas receitas, obviamente visando sempre o lucro da empresa. A inovação consiste em proporcionar ao mercado um produto, serviço, processo, método ou sistema que não existia anteriormente. A inovação pode surgir de novos desenvolvimentos de produtos, de novas combinações de tecnologias existentes ou da utilização de outros conhecimentos adquiridos pela empresa.

No universo atual, uma das características mais importantes das organizações com grandes competidores é a inovação. A busca intensa por um determinado produto ou serviço que não tenha sido oferecido por nenhuma outra organização, que proporcione rápida produtividade e aceitação pelos clientes/consumidores. Além de “criar” novos produtos, as organizações atualmente buscam uma melhora significativa dos produtos que já produzia, buscando assim sua sobrevivência no mercado.

Diante disto, é possível diferenciar a inovação referente a um produto novo e a melhoria/aperfeiçoamento de um produto previamente existente. As características básicas e fundamentais de um produto novo são os componentes e materiais utilizados, os softwares, as funções, utilidade esperada, além das peculiaridades técnicas. Já a inovação de um produto previamente existente, está diretamente ligada às melhorias e aperfeiçoamento que pode ser obtido, com o objetivo de melhor desempenho e menor custo. Essa melhoria pode ocorrer também em serviços, haja a vista que é possível mudar características de como ele é oferecido, assim como a acessibilidade dele aos seus usuários.

A inovação pode ser também do processo produtivo, que consiste em modificações no processo de fabricação do produto ou na forma de realização de serviços. Otimizando o tempo e normalmente aumentando a produtividade e diminuindo os custos de produção. Inserindo uma nova tecnologia ou a melhoria de um determinado processo, com o intuito de produzir produtos ou serviços consideravelmente melhorados. Como consequência, obtém-se qualidade diferenciada, ou simplesmente aumento na eficiência de um produto ou serviço previamente existente.

Para que a inovação ocorra de maneira plena, não basta unicamente ter as ideias a serem executadas, ou a tecnologia a ser aplicada. A inovação deve ocorrer também no âmbito organizacional através de mudanças na organização do trabalho, bem como nas relações da empresa com o mundo exterior, melhorando assim a utilização dos conhecimentos obtidos nesse processo de inovação, a eficiência nos fluxos de trabalho atingindo assim melhor qualidade nos produtos e serviços prestados.

Após todas essas inovações, a organização não deve se esquecer de um dos pontos mais primordiais para o seu sucesso, a inovação de marketing, onde serão estipulados novos métodos, conceitos e estratégias a serem alcançadas e que são inéditas no mercado ao qual pretendem atingir. Mudanças significativas devem ser efetuadas, como por exemplo, a maneira que determinado produto está sendo comercializado, promoções a serem realizadas, locais de propaganda e venda do produto ou serviço, desde que tais mudanças não modifiquem a as características funcionais ou de uso do produto. Com essas inovações, supõe-se fidelizar clientes já existentes, atingir novos clientes, além de abrir mercados não atingidos antes ou até mesmo uma nova visão do produto perante o mercado.

A inovação da empresa não deve ocorrer de uma hora pra outra. Deve ocorrer todo um planejamento e desenvolvimento das ideias a serem aplicadas pelos gestores da organização. A identificação da oportunidade que o mercado proporciona em um determinado período de tempo deve se o ponto inicial para a implantação da inovação. Em seguida deve ser realizado o levantamento das informações, a fim de analisar o problema. É nesse ponto que as ideias devem ser colhidas e então realizar um processo de triagem para selecionar as ideia a serem utilizadas. Escolhida as ideias que serão aplicadas, começa então o desenvolvimento do teste de conceito, seja este através de campanha publicitaria, testes online ou qualquer outra maneira, desde que se alcance um feedback prévio do mercado alvo do produto. A criação de um plano de marketing faz-se necessário para planejar as estratégias de comercialização do produto ou serviço. E então passa para parte comercial e financeira para analisar os negócios a serem realizados, vantagens, ganhos, gastos, lucros, etc. Passado por todas essas etapas começa então a fase de desenvolvimento do produto, onde são colocadas em pratica todas as ideias criadas ao longo desse processo. Após isso vem à fase de testes do produto no mercado, para verificar a aceitação do produto pelo seu publico alvo. Só então de todas essas fases e etapas realizadas é então dado inicio a comercialização do produto inovado.

No processo de inovação, as empresas podem estar escolhendo diversos tipos de estratégia que depende do perfil individual de cada empresa. Dentre as diversas estratégias, destacam-se a ofensiva, onde empresas que querem sempre estar na frente das outras, ou seja, na liderança e com isso investem muito em pesquisas e desenvolvimentos. Já na estratégia defensiva são as empresas que optam por conter custos, não se arriscando em novos mercados, e sim visam se manter perto dos líderes. Na estratégia tradicional ficam as empresas que não precisam de grandes mudanças, pois seu campo de atuação é estável. Já na estratégia dependente são empresas que trabalham para outras e as subsidiárias. Essas empresas não tem aptidão para lançar seus produtos ou serviços sozinhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (116.4 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com