TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração e sua importancia para as organizações

Por:   •  2/10/2015  •  Artigo  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  734 Visualizações

Página 1 de 3

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: SEMINÁRIO DE INTRODUÇÃO PRESENCIAL

ALUNO: JOSÉ OSMAR DIAS GASPAR

LEITURA E RESUMO: Administração e sua importância para as organizações

LUIS CORREIA – PI

OUTUBRO/2014

        Administração faz parte nosso cotidiano. Tudo precisa ser administrado de forma que possa atender às nossas expectativas e satisfações. Em casa, na escola, no trabalho, tudo que fazemos precisa ser administrado, inclusive nosso tempo e o tempo em que fazemos nossas atividades diárias, para que possamos fazê-las todas, de maneira que nossos objetivos sejam alcançados e, na medida das possibilidades, de forma positiva.

        Por outro, “o mundo em que vivemos é uma sociedade institucionalizada e composta por organizações” (CHIAVENATO, 2004), que no pensar de fornecem os meios para o atendimento de necessidades das pessoas (MAXIMINIANO, 2000).

        De fato, para o atendimento das necessidades do homem são necessárias as organizações, em todos os setores, que produzem e oferecem bens, produtos e serviços para satisfazer tudo aquilo que precisamos.

        Não existem organizações sem administração, sob pena de falha total, de não cumprimento de suas propostas e de seus objetivos.

        Sem entrar no critério etimológico da palavra, Administração é o processo de planejar, organizar, comandar, liderar, coordenar e controlar os esforços realizados pelos integrantes de uma organização, utilizando recursos humanos, materiais, financeiros, dentre outros, para alcançar os objetivos da organização.

        Administração pode ser definida como o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos da organização quanto de seus membros. É a ação, propriamente dita, da organização. É a execução do planejamento, da organização, da direção e do controle e uso dos recursos disponíveis na organização.

        A organização enquanto combinação dos esforços individuais tem por finalidade a realização de propósitos coletivos: oferecimento de bens, produtos, serviços para satisfação da expectativa do homem. É por meio da organização que é possível perseguir e alcançar objetivos que seriam difíceis de atingir se a pessoa estivesse sozinha.

        Logo, vê-se claramente que é muito difícil uma organização funcionar e obter sucesso, resultados, sem que haja administração.

        A Administração tem papel fundamental nas organizações, seja nas empresas, na esfera pública ou no terceiro setor.

        A administração, como assinala Fayol, é importante em qualquer escala de utilização de recursos para realizar objetivos, quer sejam eles de ordem pessoal, familiar, grupal, organizacional ou social.

        Finalmente, fica claro que, nenhuma organização atingirá seus objetivos sem administração. A administração faz com o que a organização alcance esses objetivos, execute o que foi planejado com eficiência e eficácia, atingindo suas metas e atendendo com a produção de bens e produtos e serviços a expectativa e satisfação individual e coletiva da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (61.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com