TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração em RH

Por:   •  9/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 3

1. O que é Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)?

        É a procura pela melhoria das condições de vida do trabalhador em seu ambiente de trabalho.

2. O que é PPRA?

        O PPRA é o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, que visa a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

3. O que é PCMSO?

        É o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, ele está diretamente relacionado a saúde do trabalhador no exercício de suas funções visando a saúde, bem-estar e qualidade de vida do funcionário.

4. Cite cinco programas relacionados a QVT que podem ser implantados.

        Compensação justa e adequada

        Condições de Trabalho,

        Uso e Desenvolvimento de Capacidades

        Oportunidade de Crescimento e Segurança

        Integração Social na Organização

5. Quais são as possibilidades de enfoque na Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho?

        Biológico, Psicológico, Social e Organizacional.

6. Pesquise, na empresa em que atua, junto a amigos e familiares ou em revistas especializadas, exemplos de programas de qualidade de vida no trabalho desenvolvidos, hoje em dia, pelas empresas.

        Petrobrás: Exame médico periódico, comissões de SMS de empregados próprios, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Prevenção em Saúde Ocupacional, Programas de Alimentação e de Avaliação Nutricional Periódica, Programa de Contingência, Prevenção em Segurança do Trabalho, Combate a Incêndio, Monitoramento Ambiental Biológico e Política de Saúde, entre outros. Os empregados da Petrobras contam com tratamento de doenças psicossomáticas, problemas psicológicos ou relacionados ao estresse. Além disso, a companhia oferece o Benefício Farmácia, que prevê condições especiais na aquisição de medicamentos pelos beneficiários do plano, em todo o território nacional. Ao longo do ano, foram realizadas campanhas e eventos com o intuito de investir na prevenção de acidentes e doenças e na melhoria da saúde da força de trabalho e nas comunidades em que a companhia está presente. Foram implementadas ações e desenvolvidas palestras, apresentações e esquetes de teatro relacionados aos temas HIV, alcoolismo, DSTs, tabagismo e estresse. Também houve palestras sobre o combate à dengue, com o objetivo de esclarecer as formas de prevenção, os principais sintomas e cuidados em caso de manifestação da doença.

7. Indique quais os três tipos de respostas possíveis ao estresse e cite exemplos de como a pessoa pode responder ao estresse ocupacional.

        Reação de Alarme – resposta imediata, aumento da pressão cardíaca e da pressão arterial.

        Fase de Resistência – Repercussão no sistema fisiológico, psicológico e social (cansaço crônico, falta de concentração, irritabilidade, problemas de sono, etc).

        Fase de Exaustão – Organismo começa a dar sinais de deterioração, distúrbios alimentares, apatia, doenças cardiacas e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com