TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração finanças

Por:   •  12/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

Títulos de renda fixa

     Títulos de renda fixa são investimentos onde se compra os títulos de bancos, empresas ou governos, recebendo uma rentabilidade pré-fixada no momento da aplicação, sendo a rentabilidade igual ao valor da prestação mais os juros do período que o dinheiro fica investido.

     Nesse tipo de investimento é feito um empréstimo onde o investidor concede uma quantia de dinheiro a uma empresa em troca de pagamento com juros. Essa empresa emite um documento se comprometendo a devolver o dinheiro investido com acréscimo de juros em uma data já estabelecida.

     No Brasil os títulos de renda fixa podem ser emitidos tanto por entidades públicas quanto provadas, com rentabilidade variável. Dessa forma podem ser classificados como pré-fixados e pós-fixados.

     Nos títulos pré-fixados o rendimento baseia-se em um valor já definido, com um percentual de ganho fixo e uma data de vencimento. Assim o investidor resgata seus títulos na data de vencimento acrescido dos juros antes estabelecidos. Um exemplo de investimento com rentabilidade pré-fixada é o CBD (certificado de depósito bancário) que é um título que os bancos emitem para conseguir dinheiro visando financiar suas atividades de crédito

     Já os pós-fixados, o investidor só saberá o quanto foi sua rentabilidade no momento do resgate, pois o rendimento é igual ao valor investido mais a taxa de juros pré-fixada mais a taxa de inflação do período. Sendo assim esses títulos sofrem variação de acordo as oscilações do mercado financeiro. Um exemplo de título com rentabilidade variada é LFT (Letras Financeiras do Tesouro) que é emitida pelo governo para levantar recursos no mercado.

     Apesar dessa classificação, os investimentos de renda fixa em sua maioria podem ser tanto pré como pós-fixado, pois o emissor pode determinar isso ao ofertar o título.

    Para aumentar a atratividade dos títulos, as instituições financeiras oferecem liquidez dos títulos ofertados, permitindo que o valor investido seja resgato antes do prazo pré-estabelecido sobe algumas condições que podem ser uma rentabilidade menor que a negociada anteriormente, ou outra condição que varia de cada instituição.

     Os títulos de renda fixa podem sem emitidos por instituições privadas e publicas.  Se tratando de títulos privado, além de CDB citado anteriormente, temos debêntures, que é um empréstimo contraído por uma empresa com os investidores a médio ou longo prazo para o financiamento dos seus negócios e garantidos pelo ativo da empresa. A nível de títulos públicos , os principais são a LFT e a LTN, ambas emitidas pelo governo com a diferença que a primeira são títulos de perfil pós fixado, e a segunda pré fixado.

    Como qualquer outro investimento, os títulos de renda fixa têm possibilidade de perda. Isso ocorre quando o emissor deixa de cumprir sua obrigação, quando há falência da instituição, ou  se os juros e a inflação caírem, e também devido a altas taxas de administração, que torna esses títulos um investimento desvantajoso em relação os outros.

     Já a principal vantagem de investir em títulos de renda fixa é que os riscos são menores que os outros investimentos, além de ter a rentabilidade e pagamento pré-definidos, podendo gerar ganhos acima da taxa Selic.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (68.2 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com