TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração gestão de administração

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE AULA 01:

  1. Avaliação de Desempenho é uma política de RH extremamente importante para Gestão em uma organização. De que forma ela pode ser vista como um diferencial de competitividade para organização? Justifique sua resposta, conceituando o assunto;

R: A Avaliação de desempenho é uma forma de avaliar o funcionário sendo importante para o desempenho da organização, ou seja, é uma necessidade que a organização tem em sentido de relacionar empregado e empregador. Ela se torna um diferencial pois é uma forma de administrar por meio da supervisão, detectando o desempenho de cada funcionário, assim aproveitando seu potencial de forma adequado, pondo desafios e oferecendo motivação. A varias formas de conceituar a Avaliação de Desempenho, cada técnica depende da realidade de cada organização, de seus objetivos e de seus recursos.

  1. Liste e comente sobre os métodos que podem ser utilizados na AD;

São vários métodos que podem ser utilizados na AD, eles podem ser tanto quantitativos ou qualitativos, os métodos mais usados são: relatórios verbais, relatórios escritos, escalas gráficas, método da escolha forçada, pesquisa de campo, método do incidente crítico, dentre outros. Eles avaliam o desempenho, os resultados, as competências, comportamentos, habilidades, clima organizacional, entre outros de cada entrevistado (avaliado, funcionário).

Relatórios verbais: è o mais simples, de fácil aplicação, tem a função de verbalmente falar sobre o entrevistado, o avaliador relata e tem uma liberdade de expressão, considerado um método qualitativo, tendo um ponto negativo, pois assim o avaliador pode esquecer alguma coisa importante.

Relatórios Escritos: é um método que se usa um pouco de liberdade de expressão, e verbalmente, mas os relatos são emitidos pelo avaliador de forma escrita.  

Escalas Gráficas: esse Método é a partir de sistemas gráficos, pois consistem em escalas contínuas e descontínuas. É o modelo mais usado. Ele consiste em uma sequência de fatores de desempenho que o avaliador pretende medir ou avaliar.

Método da Escolha forçada: este consiste em avaliar o desempenho dos avaliados por meio de frases descritivas de alternativas de tipos de desempenho individual.

Em resumo, apresentam-se ao avaliador algumas graduações nos formulários, forçando-o

a optar por uma. É um método um pouco difícil, pois faz com que o avaliado fique meio perdido diante de tantas perguntas e escolhas.

Método de pesquisa de campo: consiste na avaliação com base em entrevista de um com um profissional em avaliação, no qual se avalia o desempenho do empregado, É um método de avaliação mais amplo que permite, além de uma análise do desempenho do empregado, a possibilidade de planejar com o superior do avaliado seu desenvolvimento no cargo.  

Método do Incidente Crítico: esse método consiste em avaliar o comportamento do funcionário, registrando todo seu comportamento crítico. Sendo toda vez que o ele realizar um trabalho tanto excepcional ou não, executa um determinado serviço de forma acentuadamente negativa - a crítica que e aplica a ambas as situações e qualquer comportamento é registrado em ficha de Avaliação de Desempenho do empregado.

Autoavaliação: é um método muito simples, pois permite ao avaliado, ou seja, fazer uma análise de seu desempenho como seus pontos fortes e seus pontos fracos.

Autoavaliação: é um método simples e que permite ao avaliado fazer uma análise sincera dele mesmo, de seu desempenho, seus pontos fortes e seus pontos fracos.

Avaliação por resultados: esse método baseia se conclusões de resultados dos avaliados, ou seja, é uma comparação desses resultados, concluindo em descobrir os pontos fracos e fortes deles.

Existem outros métodos que são desenvolvidos, tais como: avaliação por competências, avaliação por objetivos, avaliação de habilidades, entre outros.

03. A partir da leitura da aula, qual recomendação quanto à aplicação da AD? Quais observações você acha oportuno realizar? Qual o perfil do Avaliador? Comente sua resposta;

R: As aplicações da AD são às técnicas e praticas internas desenvolvidas na empresa, e é utilizado diante as necessidades e realidade de cada empresa. Recomendaria primeiramente que procurasse observar e investigar o interesse, objetivos dos RH dentro da empresa, ou seja, diagnosticar o que a empresa procura dos funcionários, para depois por em pratica a Avaliação de desempenho.

Observar sempre as questões e objetivos da empresa, procurando sempre um perfil para este cargo, e assim exercendo a AD diante de cada funcionário. Sempre propondo essa avaliação ate mesmo em funcionários antigos. Exercendo uma estratégia para assegurar resultados e melhorar as relações internas entre gerentes e avaliados.

O Avaliador, precisa ter seriedade, ter um bom desempenho entre equipe, ter uma boa comunicação, clareza e ter Bons critérios de avaliação, promovendo ações que estimulem o desenvolvimento profissional dos empregados.

ATIVIDADE AULA 02:

  1. Muito se fala em Avaliação e Classificação de Cargo, porém, da mesma forma, muitos confundem esses conceitos. A partir da aula proposta e do conteúdo apresentado, conceitue essa política de RH e comente sobre sua importância para as Organizações.

R: A Avaliação de Cargos e Classificação são um processo que incide em todas as etapas

para se determinar o valor relativo de um cargo na empresa. Eles devem ser vistos e abrangidos como uma decisão administrativa que permitirá a redução do desequilibro dos salários na organização.

A Avaliação de Cargos consistem em diferentes etapas e processos, que devem ser seguidas para que aja eficácia nos resultado.

Portando, Avaliação e classificação incidem em uma etapa bastante complexa e importante para a organização, onde devem ser levados em consideração muitos fatores políticos, buscando sempre um planejamento empresarial, recursos humanos, definição das necessidades  pessoal e dos cargos necessários para a realização dos resultados da organização.

  1. Dentre os benefícios da Avaliação de cargos na organização, liste e comente pelo menos três deles;

R: Dentre os benefícios, suas teorias tem muito a ver uma com a outra, são elas:

  1. redução de conflitos frente à insatisfação com o desequilíbrio na hierarquia de salários da organização. : Com a Avaliação de Cargos, tem uma redução dentro da hierarquia de insatisfação, conflitos, referente a salários, dando um equilíbrio interno de salário.
  2. permite dar um valor relativo e justo a um cargo.: Cada cargo merece um tipo de salário, e AC impõem isso, ela permite um valor a cada tipo de cargo, sempre procurando satisfação dos funcionários.
  3. valoriza os talentos e os ocupantes de um cargo: a AC, alem de todos os benefícios ela contribui para o desenvolvimento da organização, assim valorizando cada pessoa com seu tipo de talento, dando a ele seu devido valor, mediante a cada cargo executado.
  1. Quais as observações pertinentes e essenciais a uma organização que queira fomentar essa função em sua estrutura organizacional? Exemplifique sua resposta; 

R: As observações essenciais a uma organização mediante a correta Avaliação de Cargos e Classificação, é que com esse método é possível reduzir conflitos departamentais entre os diversos cargos da organização, resultando em eficácia, justiça e a ética,

E dando total valorização aos talentos que ocupam os respectivos cargos, evitam as decisões eventuais no salarial interno, promovendo sempre um clima organizacional e manter o nível de motivação dos funcionários sempre elevado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (141 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com