TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração mercadológica

Por:   •  22/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.026 Palavras (9 Páginas)  •  1.959 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

ATIVIDADES AULA 02

01 – Conceitue e Caracterize Marketing Pessoal;                                          É a divulgação da imagem de uma pessoa diante das oportunidades, é agir para que outros possam integra-los em seus planos. Marketing pessoal molda o individuo estabelecendo caminhos para alcançar o tão almejado sucesso, é toda ação que gera a possibilidade de sucesso de uma pessoa, é o ato de um individuo ir modificando seu comportamento e sua forma de agir, visando melhor posicionamento no mercado de trabalho. Onde a pessoa se torna o produto e vende sua imagem.

02 – Qual é um dos erros mais comuns que normalmente uma pessoa comete? Exemplifique sua resposta;                                                               Um dos erros mais comuns, é que a maioria das pessoas tem a visão de que marketing é propaganda, marketing não é só isso, ele vai além daquilo que se vê, está mais ligado aquilo que se sente, tem relação direta com o emocional. Exemplo: Um professor de ensino fundamental tentar dar aulas para 3ª série do ensino médio.

03 – Quais as observações fundamentais para construção do Marketing Pessoal? Existem Regras? Como pode ser desenvolvido? Exemplifique um caso de uma celebridade que tem um bom desdobramento de sua Imagem.     O Marketing pessoal tem os seus fundamentos essencialmente nas teorias da psicologia da aprendizagem, nomeadamente do reflexo condicionado de Pavlov, da Teoria do Efeito de Skinner e da Teoria da Forma da Gestalt. Assim, tendo como pano de fundo estas teorias, podemos dizer que todos podemos ser condicionados pelos mesmos estímulos e comportamentos, o que acontece desde a infância. Em específico, o Marketing foi buscar a estas teorias contributos relativamente a técnicas que podem ser desenvolvidas para condicionar determinados comportamentos. Sérgio Jesus indica que existem cinco elementos fundamentais para a implementação de um plano de marketing pessoal aplicado a uma boa gestão de carreira profissional, enquanto Chris Brogan refere outros tantos para o mesmo efeito. No entanto, todos estes elementos estão relacionados entre si, assim: *a auto-estima em primeiro lugar; * Ser único e original; * A qualidade da imagem emocional transmitida aos outros; * A comunicação interpessoal; * A construção de uma rede de relacionamentos; * A qualidade da imagem visual; * Oferecer valor acrescentado; * A prática de ações de apoio, ajuda e incentivo para com os demais. Um caso de uma celebridade que tem um bom desdobramento de sua Imagem é Kim Kardashian, A fonte de sua renda são reality shows sobre sua vida, produtos desenvolvidos com seu nome, além de anúncios com grandes marcas internacionais. Juntamente com suas irmãs, ela tem uma rede de lojas de roupas e acessórios chamada Dash, com unidades em Miami, Los Angeles e Nova York. As irmãs Kardashian desenvolveram ainda perfumes, linhas de roupa para grandes lojas de departamento e maquiagem para drogarias. O império (e patrimônio) da família só aumenta e se consolida. A construção de uma marca pessoal, e no caso citado acima, familiar, é um processo delicado e complicado. Isto porque criar um negócio em cima de uma personalidade real, e não inventada especificamente para representar um produto ou empresa, joga com a privacidade e cotidiano da vida de alguém. Não é fácil se expor dessa forma. Celebridades que não ficaram conhecidas por sua profissão, mas se fizeram simplesmente por saber aproveitar os 15 minutos de fama são ainda mais intrigantes nesse sentido. Grazi Massafera e Sabrina Sato, por exemplo, levam o título infame de ex-bbb's, mas souberam escapar do eventual esquecimento, transformando carisma em dinheiro.

Na terra do Tio Sam, a cultura das celebridades é ainda mais forte e comum: famílias inteiras - como os Kardashians - ganham fama por serem um pouco fora do convencional, estarem envolvidas com pessoas famosas ou por qualquer outro motivo aparentemente irrelevante. Inúmeros reality shows e a hiperexposição que eles proporcionam transformam pessoas quaisquer em celebridades da noite para o dia, especialmente com a ajuda das redes sociais. O que faz algumas delas permanecerem em evidência, enquanto a maioria cai no esquecimento, é o x da questão. Conhecer essa resposta pode mudar a forma como vemos e fazemos Marketing.

04 – Considerando um Mix tradicional de marketing, como aconteceria essa adaptação ao marketing pessoal? Caracterize;                                  Também conhecido como Marketing Mix ou Composto de Marketing, este são as variáveis que ditarão e influenciarão na maneira como suas estratégias devem ser montadas e também atuaram na forma como o mercado responde às suas investidas. Preço: Ponto bem autoexplicativo. Referente ao valor e como será cobrado do cliente o seu produto. Além da definição do valor, outros pontos como a maneira que será cobrada e outras estratégias voltadas ao pagamento são abordadas. *Praça: Refere-se ao local seu produto será comercializado. Este ponto pode ser um pouco confuso quando analisamos o contexto de um e-commerce, já que está situado na internet e pode ser entregue para qualquer lugar do mundo (dependendo da logística de cada negócio). *Produto: Este ponto é importante pois deixa claro quais são as características do produto ou serviço que sua empresa está disponibilizando no mercado. Também ajuda a defini-lo e muda-lo. *Promoção: Simples, este último ponto refere-se às estratégias que serão utilizadas para a divulgação do produto ou serviço. É onde entra a publicidade. É importante entender que, apesar de muito importante, o marketing mix é somente um modelo para se conseguir classificar melhor as atividades do marketing, mas não pode nunca limitá-las. Hoje em dia com os vários avanços tecnológicos, principalmente a Internet, existem vários cenários em que os 4Ps do marketing já não se encaixam perfeitamente. Um bom profissional de marketing deve entender como eles funcionam para poder extrair seus princípios e aplicar a outros cenários. Os conceitos Centrais de marketing envolvem necessidades, desejos, demanda, valor, satisfação, troca, relacionamento e mercados.                                                                                                                              05 – Faça uma Apreciação crítica aos conceitos refletidos por Tom Peters na aula, e posicione frente às observações realizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (161.3 Kb)   docx (69.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com