TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração mercadológica

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.793 Palavras (24 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 24

*   

S㯠Paulo, 02 de Junho de 2014

*SUMRIO

 

Introdu磯

Dados da empresa

Marketing para o s飵lo XXI

Conclus�acerca de Kotler: Marketing para o s飵lo XXl

Conclus�acerca da leitura do texto: Segmenta磯 do mercado

Informa絥s sobre a Marca da empresa

Principais concorrentes, posicionamento e diferencia絥s dos produtos

Anᬩse Swot

Posicionamento atual da empresa

Estrat駩as do Mix de Marketing (4Ps) da empresa

Estrat駩as para os 4Ps e para a Marca

Recomenda絥s de a絥s para motiva磯 d For硠de Venda

Resultados esperados das estrat駩as recomendadas

Conclus㯍

Referꮣias bibliogrᦩcas

 

 

 

 

 

 

 

 

INTRODUǃO

 

Administra磯 Mercadol�a 頡 mesma que Marketing, a administra磯 頯 ato de analisar, planejar, organizar, executar e controlar as estrat駩as organizacionais. Dessa forma, a administra磯 mercadol�a visa gerenciar todo o planejamento do mercado a fim de realizar uma detec磯 mercadol�a das necessidades do consumidor e levar a ele os produtos ou servi篳 da forma que o mesmo deseja.

 

Como a administra磯 mercadol�a 頵ma das Ქas ligadas ࠡdministra磯 de empresas, 頤e grande import⮣ia que o profissional de marketing tenha tamb魠os conhecimentos de administra磯 de empresas. Marketing n㯠se refere apenas ࠰ropaganda e a publicidade, e sim a um campo complexo de anᬩse de mercado implantando estrat駩as que levem ao consumidor um composto de fatores que influenciam em sua decis㯠de compra.

 

Analisando o que 頁dministra磯 e o que 頍arketing chegamos a seguinte conclus㯺

 

A Administra磯 envolve, entre outros atos, a detec磯 do problema, o planejamento, a execu磯 do planejamento e o controle.

O Marketing vem da palavra Market que significa "mercado" com a termina磯 "ing" geralmente 頵tilizada para colocar um verbo no ger�, o que deduz-se que, marketing 頯 mesmo que "fazendo mercado".

Portanto, o ato de Administrar o Mercado tamb魠pode ser traduzido por esse Fazendo Mercado. Ningu魠faz mercado sem estud᭬o, planej᭬o e control᭬o adequadamente.

Quando o Administrador Mercadol�o monta o ciclo de vida de um produto, ele estᬠao mesmo tempo, detectando o que o cliente necessita, como necessita e por quanto tempo necessita, depois ele planeja como ele irᠬidar com essa necessidade do mercado para finalmente acompanhar se o desempenho do produto lan硤o acompanha o planejado.

 

No trabalho a seguir iremos apresentar todas as etapas do planejamento realizado pela empresa Habibi*s a fim de se manter forte no mercado. Seu segmento 頯 chamado fast food * que por tradu磯, significa comida rᰩda * consiste num departamento da alimenta磯 cuja produ磯 de itens padronizados com o mesmo sabor, peso e aparꮣia 頦eita de maneira rᰩda. Criado nos Estados Unidos na d飡da de 1950, o conceito de fast food foi amplamente difundido para o resto do mundo revolucionando o setor aliment*o.

 

Tal fato pode ser explicado pela cultura geral da globaliza磯, que fez com que as pessoas tenham menos tempo dispon*l para suas refei絥s e, portanto, procurassem uma op磯 mais rᰩda e prᴩca.

 

DADOS DA EMPRESA

Raz㯠social: Alsaraiva Com鲣io e Empreendimentos ImobiliᲩos

Nome fantasia: Habib*s

Localiza磯: Rua Jo㯠Colin, n* 518 * Centro * Joinville / SC

Segmento em que atua: Fast Food

Porte: Empresa de grande porte

 

Miss㯠e Valores

Miss㯺 Servir bons produtos, da maneira mais rᰩda, sempre com muita aten磯, aos menores pre篳 poss*is, em um ambiente agradᶥl e limpo.

Valores: Acessibilidade, qualidade, empreendedor, ousadia, inova磯, dignidade, perseveran硬 hospitalidade.

Produtos comercializados: O Habib*s 頵ma rede brasileira de fast food, especializada em comida Სbe, como esfiha, quibe e beirute, e com o crescimento da rede, o cardᰩo se diversificou e hoje conta com mais de 70 itens, desde sandu*es at頳orvetes.

P�o alvo: O p�o alvo s㯠pessoas de diversas idades que buscam uma refei磯 de custo acess*l e rᰩdo.

Nome e cargo do contato: Alberto Luiz Hoffmann * Supervisor

 

MARKETING PARA O SɃULO XXI

De acordo com as duas leituras sugeridas: *Marketing para o s飵lo XXI* e *Marketing 3.0*, pudemos perceber que houve muitas mudan硳 no estilo e no modo de se ver o marketing praticado pelas empresas. Na d飡da de 1960, a bibliografia era basicamente descritiva. Existiam tr고abordagens. A abordagem da mercadoria descrevia as caracter*icas dos diversos produtos e o comportamento dos consumidores em rela磯 aos mesmos. A abordagem institucional descrevia como funcionavam as diversas organiza絥s do marketing, tais como atacadistas e varejistas e a abordagem funcional que descrevia como as diversas atividades de marketing * publicidade, for硠de vendas, pol*ca de pre篳 * atuavam no mercado. O que levava os gestores a verem o marketing sob o ponto de vista administrativo, no qual, em qualquer lugar, os gestores de marketing deparavam-se com in�s decis�dif*is: tinham de escolher com cuidado os mercados-alvos, desenvolver as caracter*icas e os benef*os ideais do produto, definir um pre篠efetivo e decidir sobre o tamanho e a aloca磯 adequados da for硠de vendas e dos diversos or硭entos de marketing. Al魠disso, tinham de tomar essas decis�a despeito das informa絥s incompletas e da din⭩ca do mercado em constante mudan确 Os gestores de marketing, a fim de tomarem as melhores decis� precisavam analisar os mercados e a concorrꮣia em termos sistꭩcos, interpretando as for硳 em atua磯 e suas diversas interdependꮣias.

Antigamente toda a teoria de marketing focava somente em empresas que precisavam obter lucros, depois foi percebendo-se a necessidade de se abordar o marketing tamb魠para organiza絥s que n㯠visam lucros, ou at頭esmo considerando ideias como: as faculdades competem por alunos; os museus procuram atrair visitantes; as organiza絥s de artes cꮩcas querem conquistar mais p�o; as igrejas buscam fi驳, e todos buscam patroc*o. Os indiv*os tamb魠realizam atividades de marketing: pol*cos buscam votos; m餩cos procuram pacientes, e artistas aspiram ao estrelato. Comum nesses casos 頯 desejo de uma pessoa atrair a rea磯 ou o recurso de outra pessoa: aten磯, interesse, desejo, aquisi磯, boa divulga磯 boca-a-boca. Entretanto, para obter essas respostas, a pessoa deve oferecer algo que a outra perceba como tendo valor, para que a outra parte ofere硠voluntariamente a resposta, ou o recurso, em troca. Sendo assim, a troca surge como o conceito central subjacente ao marketing.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (191.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com