TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração mercadológica II

Por:   •  20/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  1.186 Visualizações

Página 1 de 4

RGM 023.6911

CINTIA GARCIA BENFICA PRADO.

 

AULA 01 - ENDOMARKETING

01 -  Faça Texto de no Mínimo 15 e Máximo 30 linhas, Conceituando Endomarketing, suas características e essência de existência. Uma organização que queira desenvolver a política de endomarketing precisa estar atenta e observar quais aspectos?  Quais as observações para que seja implantado?

  Endomarketing são as politicas desenvolvidas dentro da empresa, tem as mesmas características do marketing diferenciando-as da seguinte forma: enquanto o marketing tem como objetivo buscar e atingir as pessoas de fora da empresa o endomarketing faz com as pessoas de dentro da empresa. Endomarketing é o mesmo que marketing para dentro.

 As politicas do endomarketing são desenvolvidas no próprio ambiente empresarial e organizacional. Foi desenvolvida para que houvesse uma melhoria de comunicação interna nas empresas, para conseguir melhorar a qualidade dos serviços prestados através de motivação dos funcionários e uma maior integração dos departamentos que compõem uma organização.

 A politica do endomarketing faz o trabalho de ver como as pessoas estão interagindo dentro da empresa por meio de sua valorização e propor sempre algo novo. Por exemplo: melhorar a comunicação no ambiente empresarial. A politica de endomarketing quando colocada em prática serve para que as pessoas se sintam bem, valorizadas, assim se torna mais fácil atingirem os objetivos da empresa.

 “ O funcionário motivado torna-se a principal propaganda da empresa e se dispõe a preservar e lutar pela imagem que ela passa a seus clientes.”

AULA 02: MARKETING SOCIAL

APÓS LEITURA DA AULA 2, RESPONDA AS SEQUINTES QUESTÕES:

01 – Conceitue Marketing Social;

 A politica de marketing social é realizada para as pessoas que estão fora da organização, passando por necessidade, dessa forma esta colaborando com a sociedade. Pois os consumidores avaliam as empresas que zelam pelo social, essa prática pode ser um diferencial de mercado. O marketing social é o novo paradigma da gestão estratégica que visa promoção de uma causa ou idéia consolidada numa questão social.

 

 

02 - Caracterize a diferença entre "Filantropia" e "Marketing Social"? Contextualize sua resposta.

Marketing social apropria-se de conhecimentos e técnicas mercadológicas, adaptando-se a promoção do bem estar social. É a gestão estratégica do processo de inovações sociais a partir da adoção de comportamentos, atitudes e práticas individuais e coletivas. Trabalha com desenvolvimento de tecnologias sociais para segmento específico.

 Filantropia pode ser definida como doar a organização humanitária, pessoas, comunidades, ou trabalhar para ajudar os demais, direto ou através de organizações não governamentais sem fins lucrativos. Tem como critério ajudar financeiramente ou com ações benéficas as pessoas que mais necessitam.

 

03 – Na aula, foi realizada uma abordagem sobre o Marketing Social da Avon, Natura e Boticário. Faça uma leitura e apreciação crítica das informações comentando os aspectos essenciais da abordagem.

O Marketing Social do novo milênio.

 O Cosmeticos.br fez uma abordagem sobre o assunto Marketing Social de três grandes empresas que atuam no país: Natura, Avon e O Boticário, elas tem atuado em rumos diferentes que as vezes se cruzam diante das possibilidades do marketing no atendimento aos anseios da sociedade, mas que com o passar dos anos vão atribuindo personalidade própria para cada empresa. Podemos ver então que o marketing tem um papel de grande importância até mesmo responsabilidade na empresa, trazendo resultados em vendas ou até mesmo serem cobrado. Foi divulgado que a Natura teve uma queda nos lucros em 200, esse resultado fez com que houvesse uma queda nos investimentos de ações. Mas mesmo passando por maus bocados a empresa não abriu mão do Marketing Social.

 A Natura sempre investiu em campanhas institucionais que divulgam suas crenças e valore, por meio da valorização ao meio ambiente e a preservação das espécies para as futura gerações. A Avon tem um Marketing Social incrível que trabalha com projetos que beneficiam a comunidade, promovendo cultura, educação e o empreendedorismo cooperativo. Dando oportunidade de crescimento por meio de capacitação econômica e outros. Um grande destaque também da Avon é seu projeto “Beijo pela vida” de combate ao câncer.O Boticário é outro investidor do Marketing Social, a empresa já doou 1 milhão de reais para o programa de áreas Protegidas da Amazônia. Patrocina cerca de 900 projetos de preservação de áreas e animais da mata atlântica. Tem projetos como o de reciclagem pós consumo de apoio ao desenvolvimento sustentável e outros projetos.

 Está claro que as iniciativas do Marketing Social favorecem a sociedade, o meio ambiente, o cidadão e a s boas práticas laboriais.

 

04 - Segundo Vale (2012), as ações, ou programas de Marketing Social apresentam três níveis de atuação: conscientização, mobilização e sustentação. Caracterize-os. 

- Conscientização é o esforço a fim de mudar valores, crenças e atitudes através de uma reflexão sobre um determinado comportamento, ou seja, buscando a sensibilização da comunidade. 
- Mobilização, por sua vez refere-se ao esforço de tocar ou motivar as pessoas com intuito de que essas possam agir ou apresentar respostas de forma esperada sobre um determinado problema social, que foi introduzido pelas organizações ações ou práticas a fim de mudar um comportamento;
-Sustentação, é o esforço que não é voltado para a população diretamente, mas sim para chamar atenção para patrocinadores da causa social, que pode ser empresas ou órgãos governamentais. E o que busca através desta estratégia, é a reflexão sobre de quem deve ser a responsabilidade de desenvolver ações de marketing social, que podem ser de dimensão comunitária de responsabilidade particular, ou de dimensão maior que pode haver a intervenção do estado.

Bom Trabalho!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (96 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com