TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração produção

Por:   •  25/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 4

Apresentação da Empresa

        Fundada em 1986 pelo então atual proprietário, Mário Antonio dos Santos juntamente com sua sócia e esposa Jacqueline Veloso, a empresa em questão atua no ramo de comidas caseiras, mais especificamente bolos e biscoitos caseiros. A empresa surgiu bem informalmente, em um momento de crise financeira para o casal. Os dois resolveram trabalhar juntos aproveitando as melhores qualidades de cada um, ela com o dom de cozinhar e fazer quitutes muito bem, sempre muito elogiados por todos que experimentam, e ele como era um rapaz bem articulado e bastante carismático, se aproveitou disso para ser o administrador e vendedor. A idéia saiu do papel e eles começaram no quintal de sua primeira casa, ela produzindo e ele ajudando nos serviços gerais e saindo para vender de casa em casa, montado em uma bicicleta.

        O negocio deu certo, e rapidamente a demanda de clientes se multiplicou, com o aumento de pedidos eles logo tiveram que contratar uma funcionária para ajudar na produção, e já que havia dinheiro entrando no caixa, resolveram se mudar para uma casa maior e com uma estrutura já bem adequada ao negócio do casal.

        A empresa está localizada na Rua Antonio Tavares da Costa nº 26 Bairro Canelas, possui seis funcionários, todos regularizados e com funções distintas, uma estrutura bem adequada e dentro dos padrões exigidos pela vigilância sanitária e demais órgãos de fiscalização, possui uma moto e um carro para entrega e venda dos produtos, além de contar com fornos industriais, máquinas de fazer massas etc..

        Atualmente, a empresa está com 28 anos de mercado, e não deixou perder a essência que a fez se destacar, ou seja, o perfil de garantir que o consumidor receba em sua casa ou onde quer que esteja, um produto de qualidade e com um sabor bem caseiro.

Administração da produção na empresa

        Baseado no livro Administração da Produção, 2 ed. Atlas, 2002, todas as atividades desenvolvidas por uma empresa visando atender seus objetivos de curto, médio e longos prazos, se inter-relacionam, muitas vezes de forma extremamente complexa. Como tais atividades, na tentativa de transformar insumos, tais como matérias primas, em produtos acabados e/ou serviços, consomem recursos e nem sempre agregam valor ao produto final, constitui objetivo da Administração da Produção a gestão eficaz dessas atividades.

        De nada adianta executar tarefas técnicas, muitas vezes difíceis e desafiadoras. O importante é verificar se vale à pena executar essas tarefas e se elas são importantes para a empresa. O esforço para ser eficiente deve ser antecedido por um esforço para ser eficaz. O sucesso administrativo consiste em obter eficiência e eficácia simultaneamente na utilização dos recursos empresariais.

        Os funcionários da empresa são responsáveis por utilizar alguns ou todos os recursos disponíveis para a função produção sempre com vistas aos objetivos definidos pela gerência. Esta produção se concretiza por meio das operações que compõe as atividades da empresa capaz de produzir os produtos em pequena ou grande quantidade, podem alterar em função da demanda, do volume, da variedade ou contato com o consumidor. 

        No que se refere aos 4 v’s referente a empresa em questão, o volume e a variedade dos produtos se dá de acordo com a demanda, porém existe uma linha de produção mínima por conta de alguns cliente fixos. Quando a demanda é maior a variedade e volume dos produtos também aumentam. A visibilidade da empresa e do local de produção não é boa, pois seus produtos são vendidos somente por encomendas e entregues para os clientes onde eles estão, os cliente não vêem o processo produtivo, não há vendas em balcão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com