TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administraçõa

Por:   •  11/4/2015  •  Monografia  •  1.956 Palavras (8 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA – UNIDADE PIRITUBA

Carlile Scarabel

Cristina Nerci de Andrade

Elaine Cristina Nunes

Francis de Queiroz Lima

Luciara Alves da Silva

Maria Daiane Castellari

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA - ATPS

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

São Paulo, 27 de Setembro de 2014.

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA – UNIDADE PIRITUBA

Carlile Scarabel RA 3715658168

Cristina Nerci de Andrade R.A: 3721675084

Elaine Cristina Nunes RA 4200055448

Francis de Queiroz Lima RA 3726693219

Luciara Alves da Silva R.A 3786795757

Maria Daiane Castellari RA 3715680799

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA - ATPS

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

O trabalho apresentado da disciplina Administração e Gestão de Pessoas com pré-requisito para aprovação sob avaliação da Professora Suellen Freitas

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

ETAPA 1        

1. CONCEITO DE GESTÃO DE PESSOAS        

1.1 FILME TEMPOS MODERNOS        

1.2 GESTÃO DE PESSOAS ERA INDUSTRIAL X MERCADO ATUAL        

ETAPA 2        

2. BREVE LEVANTAMENTO HISTÓRICO DA EMPRESA.        

2.1 QUESTÕES PARA AVALIAR O MODELO DE GESTÃO UTILIZADO NA EMPRESA.        

ETAPAS 3 E 4        

3. MODELO DE PLANO DE PROJETO ORIENTADO PELO ESCOPO.        

3.1 PLANO DE ACÃO        10

CONCLUSÃO        

Introdução

Com a globalização da economia, os avanços tecnológicos e a concorrência, ocorrem constantes mudanças nas empresas, com isso existe a necessidade de reavaliar alguns conceitos da administração de pessoas, as organizações estão sempre buscando ferramentas de gestão mais eficientes, visando gerir melhor o seu capital intelectual, deste modo o AERH (Administração Estratégica de Recursos Humanos) tornou-se parte essencial dentro da organização, participando diretamente das estratégias e contribuindo com desempenho de suas equipes, buscando maior eficiência e eficácia nas ações tomadas nos níveis Tático e Operacional.

Este trabalho tem o intuito de demostrar algumas ferramentas da Gestão de pessoas e inseri-las na rotina de trabalho da organização bem como os meios que se utiliza para o aumento dos níveis de motivação no trabalho por parte dos Colaboradores.

Falar sobre o que é o assunto do trabalho, chamar a pessoa para a leitura.

1.1Objetivo

1.2 Objetivo específico do trabalho

1.3 Justificativa

II- Referencial Teórico (referencia de uma teoria)

“Segundo o autor tal, em uma sociedade”. Chiavenato, Idalberto

2.1 Gestão de Pessoas

2.1.1 Recrutamento

2.1.2 Seleção

Etapa 1

1. Conceito de Gestão de Pessoas 

A Gestão de Pessoas é a administração dos Recursos Humanos, através de métodos, políticas, técnicas e práticas definidas pela empresa para potencializar o capital humano.

Para que haja sucesso na Gestão, as pessoas envolvidas devem ser devidamente avaliadas e conscientizadas do seu papel na organização, afinal as empresas dependem diretamente das pessoas e vise versa, por isso é preciso que haja interação entre as partes, o bom gestor deve perceber cada indivíduo, para que ele possa ser destinado ao setor ou ambiente correto, de acordo com suas pretensões e habilidades, os fatores culturais também são levados em conta.

A principal função da Gestão de pessoas é capacitar esses indivíduos para torna-los mais lucrativos para organização, promovendo assim maior competitividade, contribuindo para alcançar os objetivos e realizar a missão, satisfação dos colaboradores, motivados e treinados, com melhor qualidade de vida, saber administrar as mudanças e manter as políticas éticas e comportamento socialmente responsável.

Os três aspectos fundamentais da Gestão de Pessoas:

  • Pessoas como seres humanos: as habilidades, personalidade, cultura, atitudes, conhecimentos.
  • Pessoas como Ativadores inteligentes de recursos organizacionais: os talentos, criatividade, inovação e capacidade de renovação.
  • Pessoas como parceiras da organização: que investem seu tempo, conhecimento e esforços em busca de retornos financeiros e pessoais, como reconhecimento profissional.

Existem seis processos básicos da Gestão de Pessoas, são eles:

  1. Agregar Pessoas: contratar novos funcionários, de acordo com a necessidade da organização;
  2. Aplicar Pessoas: resignar as tarefas de acordo com o cargo e acompanhar seu desempenho e avaliar se está de acordo com o que a empresa necessita do momento;
  3. Recompensar Pessoas: satisfazendo suas necessidades e incentivando-as, por meio financeiros, por exemplo, PLR;
  4. Desenvolver Pessoas: promover o desenvolvimento pessoal e profissional, através de treinamentos e promoções, como é o caso das organizações que fazem plano de carreira, visto por muitas pessoas como um diferencial positivo para trabalhar;
  5. Manter Pessoas: proporcionar aos colaboradores um ambiente propício para o desenvolvimento das atividades propostas, com as ferramentas adequadas e também com segurança e conforto;
  6. Monitorar Pessoas: ter o Feedback das pessoas e sua atividades, verificar seus resultados, através de indicadores de desempenho e bancos de dados.

 

1.1 Filme Tempos Modernos

Mostra a realidade após a crise 1929, quando houve a quebra da bolsa de valores de Nova York, que consequentemente se espalhou por vários Países, com quem mantinham relações comerciais, causando desemprego, fome e miséria.

O modelo de Gestão retratado no Filme desumanizado e Capitalista, onde a única coisa que importava era produção, o objetivo da organização era produzir mais rápido e em maior quantidade, não importava o quanto do ser humano seria cobrado, nem seus sentimentos e necessidades mais simples, como se alimentar ou descansar, exemplos mostrado através da invenção da “máquina de alimentar”, que supostamente evitaria perda de tempo para comer, e o aumento da velocidade de produção sem aumentar o número de pessoas. O capital intelectual não era levado em conta, às pessoas não eram ouvidas, somente uma pessoa controlava tudo, forma clara de centralização de poder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (195.1 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com